Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Regozijo pela inauguração, nesta manhã, da Estação do Metrô na Ceilândia.

Autor
Adelmir Santana (DEM - Democratas/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Regozijo pela inauguração, nesta manhã, da Estação do Metrô na Ceilândia.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2008 - Página 9717
Assunto
Outros > GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL (GDF). POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, ESTAÇÃO, METRO, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), IMPORTANCIA, OBRA PUBLICA, POPULAÇÃO, COMENTARIO, PRESENÇA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNADOR, DISTRITO FEDERAL (DF), BANCADA, CONGRESSO NACIONAL, VIABILIDADE, AGILIZAÇÃO, CONCLUSÃO, OBRA PUBLICA.
  • EXPECTATIVA, AMPLIAÇÃO, TRANSPORTE METROVIARIO, ATENDIMENTO, CAMPEONATO MUNDIAL, FUTEBOL.

O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF. Pela Liderança do DEM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, já começo agradecendo a compreensão de V. Exª.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero compartilhar com todos os senhores e com toda a população do Distrito Federal a alegria que senti, nesta manhã, ao participar da inauguração da Estação do Metrô na Ceilândia.

Depois de esperar 13 anos, Ceilândia, a maior cidade do Distrito Federal, agora conta com o metrô de ponta a ponta, levando os moradores daquela cidade até à Estação da Rodoviária, no Plano Piloto. Uma obra que estava parada desde 1994 e que, em apenas 13 meses, foi concluída graças ao trabalho comprometido do nosso Governador José Roberto Arruda, um Governo que deixa de lado as divergências políticas e trabalha lado a lado com o Governo Federal para entregar essa obra, em tempo recorde, aos moradores da Ceilândia. A emoção que todos nós sentimos - nós, Parlamentares; nós, população de Brasília e, em especial, a população da Ceilândia - foi, sem dúvida, motivo de muita alegria para todos.

O Presidente Lula, hoje pela manhã, fez questão de andar na nova linha do metrô e quero ressaltar a importância desse gesto. Desde quando assumiu o Governo do Distrito Federal, o Governador José Roberto Arruda não tem deixado que disputas partidárias impeçam o andamento de obras e de projetos de importância para a população.

Assim, Sr. Presidente, a cidade ganha muito e vai continuar ganhando. Com a finalização das obras do metrô na Ceilândia, 140 mil pessoas serão beneficiadas diretamente por esse evento. Indiretamente, a cidade ganha com a diminuição de aproximadamente 30 mil veículos que irão deixar de circular entre a Ceilândia e o Plano Piloto.

Muita emoção é o que sentimos ao ver os parques das estações cheios de transportes individuais e as pessoas já usando essas linhas de metrô. Só para se ter uma idéia do que uma obra como essa representa de melhoria à população, a economia que um morador da Ceilândia irá fazer para chegar ao trabalho e voltar a sua casa utilizando somente o metrô chega a R$50,00 (cinqüenta reais) por mês, além de ser um transporte seguro, eficiente e rápido.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como Senador pelo Distrito Federal, e em nome pessoal do Senador Gim Argello e do Senador Cristovam Buarque, quero agradecer a parceria com o Governo do Distrito Federal que ainda irá resultar, certamente, em muitas outras melhorias para a nossa cidade.

Devo dizer que isso se deve também à grandeza da Bancada do Distrito Federal, que fez emendas coletivas, emendas de Bancada, objetivando a liberação daqueles recursos; recursos que foram liberados em agosto do ano passado, possibilitando a conclusão da obra em apenas 13 ou 14 meses.

Hoje, o sistema de metrô do Distrito Federal, Sr. Presidente, compreende 41 quilômetros e conta com 20 trens, mas em 2009 os usuários do sistema de metrô já poderão contar com três outras novas estações. E há ainda uma quantidade enorme de novos trens previstos para aquisição.

Além disso, Sr. Presidente, na Copa de 2014, o Distrito Federal já estará equipado com um sistema completo de metrô, inclusive com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai ligar o aeroporto ao estádio e ao setor hoteleiro do Distrito Federal, que é o setor mais central da nossa Capital.

Quero agradecer a paciência e a compreensão de V. Exª para que eu pudesse fazer este comunicado em nome do Governador do Distrito Federal, em nome da Bancada do Distrito Federal no Senado Federal, e dizer a alegria que sentimos em dotar o Distrito Federal de uma linha de 41 quilômetros de metrô até a Ceilândia.

Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2008 - Página 9717