Discurso durante a 40ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comenta a situação de angustia da família da congressista colombiana Ingrid Betancourt com a divulgação de notícia alarmante sobre seu estado de saúde no cativeiro e incentiva ações para obter sua liberdade.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.:
  • Comenta a situação de angustia da família da congressista colombiana Ingrid Betancourt com a divulgação de notícia alarmante sobre seu estado de saúde no cativeiro e incentiva ações para obter sua liberdade.
Publicação
Publicação no DSF de 01/04/2008 - Página 7372
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, FAMILIA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, SITUAÇÃO, REFEM, GRUPO, GUERRILHA, AGRAVAÇÃO, SAUDE.
  • ANUNCIO, INTERESSE, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, TROCA, REFEM, PRESO, GRUPO, GUERRILHA, COMENTARIO, APOIO, GOVERNO ESTRANGEIRO, FRANÇA, REMESSA, AERONAVE, ASSISTENCIA MEDICA.
  • COMENTARIO, FEDERAÇÃO, AMBITO INTERNACIONAL, DEFESA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, SITUAÇÃO, REFEM, GRUPO, GUERRILHA, ELOGIO, APOIO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, SOLICITAÇÃO, GOVERNO ESTRANGEIRO, COLOMBIA, INTERRUPÇÃO, AÇÃO MILITAR.
  • REGISTRO, DIALOGO, ORADOR, MEMBROS, FAMILIA, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, SITUAÇÃO, REFEM, GRUPO, GUERRILHA, SOLICITAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, PRESIDENTE DA REPUBLICA, BRASIL, INCENTIVO, LIBERDADE.
  • COMENTARIO, TRADIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, BUSCA, SOLUÇÃO, CONFLITO, PAIS ESTRANGEIRO, SOLICITAÇÃO, ORADOR, CONGRESSISTA, INCENTIVO, LIBERDADE, REFEM, GRUPO, GUERRILHA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para encaminhar. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, a angústia da família de Ingrid aumentou no último sábado, depois da divulgação de notícia alarmante sobre o estado de saúde da refém e dos esforços para que ela seja libertada.

            Conforme relatos de reféns recentemente libertos pelas Farc, a franco-colombiana Ingrid Betancourt, que está seqüestrada desde 23 de fevereiro de 2002, sofre de leishmaniose e hepatite B, além de estar em profunda depressão.

            Na quinta-feira, dia 27, o governo colombiano anunciou, por intermédio do Alto Comissário para a Paz, Luis Carlos Restrepo, a intenção de trocar rebeldes das Farc por reféns da guerrilha. O Ministro do Interior e da Justiça da Colômbia, Holguín Sardi, já assinou decreto nesse sentido.

            O governo francês se disse disposto, nessa segunda-feira, a examinar qualquer proposta que possa facilitar uma solução para a crise dos reféns na Colômbia, inclusive receber membros das Farc. As informações sobre o estado de saúde de Ingrid Betancourt e as declarações sobre possíveis negociações para sua libertação levaram o Presidente Nicolas Sarkozy a enviar um avião equipado com recursos médicos para a Guiana, pronto para dar atenção médica apropriada à franco-colombiana Ingrid Betancourt.

            A Federação Internacional dos Comitês Ingrid Betancourt (Ficib) declarou-se satisfeita no domingo com a iniciativa de Sarkozy e pediu ao Presidente colombiano Álvaro Uribe que interrompa “todas as ações militares”. A Senadora Piedad Córdoba, da Colômbia, vem se empenhando sobremaneira nos últimos anos para que esta libertação seja concretizada.

            Há pouco mais de um mês, tive um diálogo com a Senadora Piedad Córdoba, que estava junto com a Srª Yolanda Pulecio, mãe de Ingrid Betancourt, e ambas fizeram um apelo para que nós, Senadores brasileiros, também nos empenhássemos nesse propósito.

            O publicitário Juan Carlos Lecompte, marido de Ingrid Betancourt, com quem conversei no início desta tarde, se encontra em São Paulo, a convite do Presidente do Partido Verde, José Luis Penna, onde procura apoios para a libertação de sua esposa. Nesta tarde, participa da gravação do Programa do Jô Soares. Ele expressou-me o desejo de conversar com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que Sua Excelência se empenhe na libertação de Ingrid Betancourt e de todos que estão prisioneiros. Também solicitará ao Presidente seu apoio à instituição de instrumentos que permitam a pacificação da Colômbia com base na consecução dos princípios de justiça.

            O Senado Federal, assim como o Estado brasileiro, tem a tradição de apoiar e trabalhar pela união entre as nações e pela solução pacífica dos conflitos. É importante que possamos nos somar e nos solidarizar com todas as ações que visem a conseguir a liberação das pessoas seqüestradas pelas Farc, bem como com a reintegração de seus membros à sociedade colombiana.

            Agradeço ao Líder José Agripino por ter invertido comigo a ordem de falar. Assim, gostaria de informar, Sr. Presidente, que, como tenho audiência daqui a instantes com o Ministro Celso Amorim, acompanhando a Srª Carolina Larriera, que se encontra na tribuna de honra do Senado, pois vamos dialogar sobre Sérgio Vieira de Mello, de quem ela foi companheira.

            Agradeço muito pela atenção, Senador José Agripino. Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/04/2008 - Página 7372