Discurso durante a 41ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra que foi procurado pelo médico Daniel Ponte, que denunciou a cobrança de propina no IML do Rio de Janeiro e solicita apoio ao Senado, por ter sido ameaçado de morte.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA.:
  • Registra que foi procurado pelo médico Daniel Ponte, que denunciou a cobrança de propina no IML do Rio de Janeiro e solicita apoio ao Senado, por ter sido ameaçado de morte.
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2008 - Página 7551
Assunto
Outros > SEGURANÇA PUBLICA.
Indexação
  • COMENTARIO, DENUNCIA, MEDICO, RECEBIMENTO, AMEAÇA, MORTE, SOLICITAÇÃO, SENADO, PROVIDENCIA, AUTORIDADE FEDERAL, EXPECTATIVA, ORADOR, EMPENHO, TARSO GENRO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), SOLUÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, fui procurado por um médico do Rio de Janeiro, que denunciou propinas no Instituto Médico Legal do Rio de Janeiro, e que está sendo ameaçado de morte. Trata-se do médico Daniel Ponte, que é médico-legista, professor universitário e que foi vice-diretor da instituição. Ele denunciou crimes como a cobrança de pagamento para liberação de cadáveres, convênios irregulares com funerárias e roubo de material. Entre os acusados, está o próprio Chefe da Casa Civil do Governo anterior. Dois policiais que lhe repassaram informações morreram recentemente: um deles, em acidente de moto e o outro, assassinado a tiros há duas semanas. Apesar disso, o denunciante continua sem proteção de uma escolta. Ele teve proteção durante apenas dez dias no final de dezembro e início de janeiro. De lá para cá, não contou mais com proteção policial. Em sua denúncia, ele revelou que funcionários do IML cobravam R$250,00 pela liberação dos corpos, ficavam com 10% e encaminhavam o restante à chefia da Polícia Civil.

            O Sr. Daniel Ponte continua ameaçado de morte, Sr. Presidente, e veio ao Senado Federal pedir providências das autoridades. Nós queremos transferir, neste momento, ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, essa solicitação do professor Daniel Ponte. Cabe ao Ministério da Justiça prestar atenção ao que está ocorrendo no Rio de Janeiro e oferecer segurança policial ao médico Daniel Ponte. Esperamos que o Ministro Tarso Genro tome as providências necessárias.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2008 - Página 7551