Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita que seja preservada a proposta do Presidente da Casa de uma reunião com todos os líderes, para depois se proceder à leitura do requerimento da CPI dos cartões corporativos.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicita que seja preservada a proposta do Presidente da Casa de uma reunião com todos os líderes, para depois se proceder à leitura do requerimento da CPI dos cartões corporativos.
Publicação
Publicação no DSF de 04/04/2008 - Página 7954
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • DEFESA, MANUTENÇÃO, DECISÃO, PRESIDENTE, PRIORIDADE, REUNIÃO, LIDER, DEBATE, PAUTA, VOTAÇÃO, CRITICA, ORADOR, ANTECIPAÇÃO, LEITURA, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO, EXECUTIVO, DESRESPEITO, ORDEM, CHEGADA, DOCUMENTO.
  • PREVISÃO, IGUALDADE, DIFICULDADE, TRABALHO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), COMISSÃO PARLAMENTAR MISTA DE INQUERITO.

            O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - V. Exª vem pregando o acordo, a conversa. V. Exª tem esse jeito educado e simples de ser e tem procurado, até este momento, o consenso.

            V. Exª, como Presidente eleito desta Casa, procura usar a sabedoria e a experiência que já tem como Governador de Estado, toda sua história política, a fim de que possa tentar um entendimento para um caminho melhor para esta Casa. E isso eu sinto aqui agora. V. Exª quer esperar até terça-feira para um encontro na Casa da Presidência do Senado com os Líderes, tendo em vista um entendimento. Não creio que deva ser encaminhado dessa maneira. Não é praxe desta Casa. Há outros documentos na frente a serem lidos, segundo a Líder do Congresso me informou.

            E outra coisa, Sr. Presidente: o que está hoje na CPMI vai acontecer na CPI do Senado. A expressão a que fez referência o Senador José Agripino, ou seja, a tratorada que acontece lá hoje acontecerá na CPI do Senado, se ela for implantada, se V. Exª ler hoje e se não houver essa conversa com os Líderes.

            O Senado tem sempre procurado acertar antes das votações os acordos. V. Exª procura esse caminho. Sinto que V. Exª procura esse caminho. Mas, ao procurar esse caminho, V. Exª terá que enfrentar as pressões, vai ter que enfrentar a tentativa de continuar nesse ambiente desagradável que nós temos aqui.

            Quero dizer que, quando votei duas vezes em V. Exª, na reunião do PMDB, para indicá-lo Presidente desta Casa, e no plenário, eu sempre soube, pela experiência que V. Exª tem, que iria procurar o caminho do acerto, o caminho de todos resolverem as situações.

            Estou aguardando e acredito que V. Exª vai procurar o caminho do entendimento, porque aqui nós temos dois Líderes. Os Líderes não estão todos aqui. Quando todos estiverem sentados, com a sabedoria de V. Exª, a sabedoria do Senador Arthur Virgílio, a sabedoria do Senador José Agripino, a sabedoria do Líder do meu Partido, que é o maior Partido desta Casa, o Senador Valdir Raupp, com certeza, encontraremos uma solução aqui do problema, mas não com cinco Senadores presentes - aliás, mais V. Exª seis; sete com o Senador Mão Santa.

            Eu pediria que V. Exª tivesse um pouco de calma. Não é praxe do Senado ler pulando outros documentos que existem.

            É só isso, Sr. Presidente. Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/04/2008 - Página 7954