Pronunciamento de Eduardo Azeredo em 03/04/2008
Discurso durante a 43ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solicita a inserção na Ordem do Dia da PEC 5, de 2006, que diz respeito à representação de brasileiros no exterior na Câmara dos Deputados.
- Autor
- Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
LEGISLAÇÃO ELEITORAL.:
- Solicita a inserção na Ordem do Dia da PEC 5, de 2006, que diz respeito à representação de brasileiros no exterior na Câmara dos Deputados.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/04/2008 - Página 7937
- Assunto
- Outros > LEGISLAÇÃO ELEITORAL.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, INCLUSÃO, ORDEM DO DIA, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, AUTORIA, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, POSSIBILIDADE, BRASILEIROS, RESIDENCIA, EXTERIOR, VOTAÇÃO, DEPUTADO FEDERAL, REPRESENTAÇÃO, EMIGRANTE, REGISTRO, SUPERIORIDADE, NUMERO, COMENTARIO, SEMELHANÇA, LEGISLAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA.
O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Perfeito. Sr. Presidente, apenas peço que possamos inserir na Ordem do Dia a PEC nº 5, de 2006, de autoria do Senador Cristovam Buarque, que diz respeito à representação de brasileiros no exterior aqui na Câmara dos Deputados.
O Senador Gerson Camata fez, há pouco, um discurso exatamente elogiando a situação da Itália, que tem representantes dos italianos que moram foram e que são eleitos como nós, brasileiros. Os brasileiros descendentes de italianos votam aqui.
Há um projeto de autoria do Senador Cristovam Buarque do qual fui Relator e que já foi aprovado. Falta submetê-lo à votação no plenário. É o mesmo projeto. Assim, os brasileiros que moram nos Estados Unidos terão representantes eleitos no Brasil. Os brasileiros que vivem na Europa também.
É um projeto importante. Há hoje três milhões de brasileiros morando fora e eles poderiam ter uma representação aqui, porque é necessária essa atuação, como vimos agora na Espanha, como vimos antes em Portugal.