Discurso durante a 58ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Professor Ícaro de Sousa Moreira, Reitor da Universidade Federal do Ceará.

Autor
Patrícia Saboya (PDT - Partido Democrático Trabalhista/CE)
Nome completo: Patrícia Lúcia Saboya Ferreira Gomes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Professor Ícaro de Sousa Moreira, Reitor da Universidade Federal do Ceará.
Publicação
Publicação no DSF de 23/04/2008 - Página 10480
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, REITOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA (UFC), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

A SRª PATRÍCIA SABOYA (PDT - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é com profunda emoção e com muita dor que registro aqui o falecimento do Professor Ícaro de Sousa Moreira, Reitor da Universidade Federal do Ceará. Era uma dos mais brilhantes figuras do meio acadêmico de nosso Estado e do Nordeste. Cientista reconhecido, tinha sensibilidade política e competência administrativa, como demonstrou na sua gestão à frente da UFC.

Formou-se em Química pela Universidade Federal do Ceará em 1976 e seis anos depois chegou ao Mestrado em Química Inorgânica pela própria Universidade Federal do Ceará. Completou seu doutorado em Química, na área de Físico-Química, pela Universidade de São Paulo, em 1990. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Rutgers University, no Estado norte-americano de Nova Jersey em (1991-1992).

De retorno ao Brasil, ocupou uma sucessão de cargos na Universidade Federal do Ceará, que tanto amava: coordenador do Curso de Química, coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Inorgânica, vice-diretor do Centro de Ciências e Vice-Reitor. Foi membro do Conselho Gestor do Fundo de Inovação Tecnológica do Estado do Ceará COGEFIT, representando as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Ceará, indicado pelo Conselho de Reitores das Universidades Cearenses CRUC.

Seu prestígio era tão grande que recebeu 76% dos votos de professores, servidores e alunos na eleição que definiria o novo reitor da Universidade Federal do Ceará. Tomou posse no dia 22 de junho de 2007 e ficaria até 2011. 

Permaneceu na reitoria, como se vê por um curto período. Mesmo assim, deixou extensa e qualificada lista de projetos iniciados nesses dez meses, o que confirma o dinamismo apontado por todos quantos o conheceram. Investiu maciçamente na melhoria dos cursos de graduação, que não haviam sido prioridades em períodos anteriores. Preocupou-se sempre com a qualidade do ensino, tanto na graduação quanto na pós-graduação. Nunca se descuidou das necessidades da comunidade a que pertencia. Um de seus últimos atos foi firmar um convênio com o Banco do Brasil para aumentar o número de vagas de residência universitária. Planejava um Festival de Cultura, abriu edital de seleção para jornalistas, inaugurou um mestrado de Comunicação. Deu início à construção de um prédio próprio para a Psicologia, demanda antiga, e autorizou a reforma de muitas salas de aula.

Ícaro era apontado como um líder nato. No depoimento de um de seus principais colaboradores, tinha uma capacidade de mobilizar e animar incríveis; apesar de delegar, conseguia acompanhar tudo de perto. O êxito de sua gestão era reconhecido por todos os que acompanhavam a vida na universitária.

Nascido no Piauí, Ícaro faria 56 anos em maio. deixa seis filhos, cinco do primeiro casamento. Deixa ainda a esposa Izaura Cirino Nogueira Diógenes, também professora e cientista renomada, que no momento de sua morte estava nos Estados Unidos, onde faz pós-doutorado. Desejo aqui expressar minha solidariedade à família do reitor Ícaro e a toda a Universidade Federal do Ceará, que perde não só um dirigente de qualidade e de competência, mas também um grande defensor.

Com a morte de Ícaro de Sousa Moreira, perdemos todos. Perde a Universidade, perde o ensino brasileiro, perde o Ceará, perde o Brasil. Havia a convicção de que, pelo seu talento e pela sua juventude, Ícaro ainda faria muito no futuro. Seria muito bom para todos nós se essa profecia fosse cumprida.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/04/2008 - Página 10480