Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da participação de S.Exa. no evento NAB Show 2008, realizada em Las Vegas.

Autor
Wellington Salgado (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Wellington Salgado de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Registro da participação de S.Exa. no evento NAB Show 2008, realizada em Las Vegas.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2008 - Página 10673
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, QUALIDADE, PRESIDENTE, COMISSÃO DE CIENCIA E TECNOLOGIA, VISITA OFICIAL, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), OBSERVAÇÃO, FEIRA, CONGRESSO, PATROCINIO, ORGANISMO INTERNACIONAL, CONHECIMENTO, PROGRESSO, TECNOLOGIA, MODERNIZAÇÃO, SETOR, COMUNICAÇÕES, RADIODIFUSÃO, IMPORTANCIA, INICIATIVA, BRASILEIROS, INAUGURAÇÃO, PAVILHÃO, MONTAGEM, AREA, EXPOSIÇÃO, SISTEMA, TELEVISÃO, TECNOLOGIA DIGITAL, EQUIPAMENTOS, DESENVOLVIMENTO, INDUSTRIA NACIONAL.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), CONGRESSISTA, VISITA, ABERTURA, FEIRA, INAUGURAÇÃO, PAVILHÃO, BRASIL, EMPRESA NACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

O SR. WELLINGTON SALGADO DE OLIVEIRA (PMDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente, Senador Eduardo Suplicy.

Farei um rápido comunicado.

Esta Casa me incumbiu de representá-la, como Presidente da CCT, no encontro da NAB, em Las Vegas. Meu comunicado é sobre esse assunto.

Gostaria de merecer a atenção de V. Exªs para fazer um brevíssimo comunicado acerca da viagem oficial para a qual fui designado como Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.

Entre os dias 14 e 18 de abril, aconteceu em Las Vegas o maior evento mundial de multimídia e comunicação eletrônica, a NAB 2008, feira e congresso patrocinados pela Associação Norte-Americana de Radiodifusores (National Association of Broadcasters).

E foi com muita honra que, em missão oficial, estive representando o Senado Federal e os membros da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Inovação e Informática.

O Brasil está entrando na era da TV e do rádio digitais. Por isso, a presença de brasileiros, parlamentares e autoridades nunca foi tão grande como nesta edição da NAB.

A comitiva brasileira foi a maior da feira, com quase dois mil participantes, entre radiodifusores, técnicos, especialistas e empresários que foram a Las Vegas para ver as novidades e conhecer os desafios que nos esperam diante de tantas mudanças na tecnologia, no modelo de negócios, nas questões regulatórias e no conteúdo dos programas.

Os encontros contaram, ainda, com a participação do Ministro Hélio Costa, das Comunicações, e de mais doze Deputados. Em diversas reuniões, foram debatidos temas como o processo de implantação do rádio digital, as questões relativas à implantação da TV digital e o barateamento do custo do receptor para que as famílias brasileiras possam ter o receiver a preços módicos, mesmo no momento da implantação.

A NAB 2008 debateu também as novas regras de convergência do setor de comunicações. A legislação americana é bem mais avançada do que a brasileira nesse aspecto, porque vem sendo atualizada desde 1996, de modo a harmonizar os interesses de todos os envolvidos, favorecendo, assim, o usuário.

A NAB Show é, sem dúvida, o maior evento mundial do setor de radiodifusão e multimídia. Por isso, atrai profissionais e empresários do setor de mais de uma centena de países. Países como Japão, Coréia do Sul e China tinham como principal objetivo oferecer seus produtos e tecnologia. Já os radiodifusores brasileiros, que sempre participaram da NAB Show para observar os avanços tecnológicos, este ano, além da presença maciça do setor, inauguraram um pequeno pavilhão onde 16 empresas montaram seus estandes para demonstrar o nosso sistema de TV digital e mostrar os equipamentos já desenvolvidos pela indústria nacional.

E cito algumas empresas que estavam presentes nesse evento, representando o Brasil. São elas:

Teletronix Broadcasting, de Santa Rita do Sapucaí; Tecsys do Brasil, de São José dos Campos; RF Comércio e Sistemas; RF Telavo; Linear; Lumatek Iluminação Técnica; Ideal Antenas; Genius Instituto de Tecnologia; Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital; Ativa Soluções; AD Digital; Agilent Technologies Brasil; Anritsu do Brasil; Farnell Newark; Libor; Newtec; Transtec; e Videodata, entre outras.

Junto com o Ministro das Comunicações, os Parlamentares presentes visitaram e participaram da abertura da feira e da inauguração do pavilhão brasileiro. Lá, encontramos empresas como as de Santa Rita de Sapucaí - o Vale do Silício mineiro -, que demonstraram as soluções para a TV digital. Nossos empresários e pesquisadores estão trabalhando e aperfeiçoando os nossos produtos, para competir com os importados, possibilitando que as emissoras brasileiras possam ter investimentos com custos mais acessíveis. Tenho certeza de que a nossa participação nesses eventos trará bons resultados para o nosso trabalho parlamentar.

Muito obrigado.

Era o que tinha a comunicar, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2008 - Página 10673