Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Constatação de que o Piauí já está sofrendo com a dengue. A falta de estradas para transporte dos alimentos produzidos no Piauí.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Constatação de que o Piauí já está sofrendo com a dengue. A falta de estradas para transporte dos alimentos produzidos no Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2008 - Página 10760
Assunto
Outros > ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, EXPERIENCIA, ORADOR, EX GOVERNADOR, EX PREFEITO, DIVISÃO TERRITORIAL, EMANCIPAÇÃO, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), RESULTADO, AUMENTO, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTAÇÃO POLITICA, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, LIDERANÇA, INTERIOR.
  • CUMPRIMENTO, PREFEITO, PRESIDENTE, ENTIDADE, MUNICIPIOS, REGIÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), PREPARAÇÃO, SIMPOSIO, APRENDIZAGEM, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, AVALIAÇÃO, TRIBUNAL DE CONTAS, TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL (TRE).
  • DENUNCIA, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, ESTADO DO PIAUI (PI), FALTA, HABITAÇÃO, POPULAÇÃO, VITIMA, INUNDAÇÃO, EPIDEMIA, DOENÇA TRANSMISSIVEL, DESCUMPRIMENTO, PROMESSA, RODOVIA, CERRADO, ESCOAMENTO, MERCADORIA, SAFRA, SOJA, ALIMENTOS, PROTESTO, SALARIO, PROFESSOR, INFERIORIDADE, SALARIO MINIMO.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Senador Camata, que preside esta sessão de 24 de abril, Parlamentares da Casa, brasileiras e brasileiros aqui presentes e aqueles que nos assistem pelo sistema de comunicação, o Brasil está assim. Vou trazer cinco notícias: uma boa, para começar, e quatro ruins, porque vivemos o Governo do PT, que é de muita propaganda, muita mentira, muito cacarejamento e muita enganação. A notícia boa...

V. Exª foi Governador do Estado. Tive a felicidade de criar 78 novas cidades no Piauí; povoados transformados em cidades. Não fui eu o idealizador disso, não. Eu sucedi um extraordinário homem público, que foi Senador, Freitas Neto, que começara esse programa. Ele pegou o Piauí com 115 cidades e criou 30: 145.

Eu era prefeito. A minha cidade deu dois filhotes. É bom princípio. E eu vi que era bom. E continuei. Peguei o bonde andando. Quer dizer, estou sendo justo. Mas, Camata, V. Exª, que foi Governador, pegar povoado e transformar em cidade é uma mudança.

“O essencial é invisível aos olhos”. Antoine de Saint-Exupéry. Além do que você vê numa cidade, num povoado: avenidas, praças para namorar, mercado para comercializar, cadeia para botar ordem, escola para educar, hospital para a saúde; o essencial é invisível aos olhos; é a gente. É transformarmos aquela gente de povoado rural, desprezada, esquecida, em novos líderes: vereadores, prefeitos, vice-prefeitos.

Camata, hoje eu vejo. Os prefeitos dessas pequenas cidades se transformaram em prefeitos da capital, da cidade mãe, para me entenderem. Muitos. Que felicidade! É uma transformação, porque mexe com aquilo que é mais importante: o homem. Homens do interior se transformaram em líderes. Então, tem avançado o Piauí. Essa gente é gente boa.

Os prefeitos são dedicados. Mas isso é a vida mesmo. Eu acho a coisa mais interessante, Demóstenes - sei que você é moderno, é do tempo da Internet -, eu acho a maior invenção o avião. E tanto é verdade que quando vemos uma mulher bonita, dizemos: “Lá vai um avião”. O avião é um negócio bom. Mas quando cai um avião, é uma confusão, é um mal-estar no mundo todo. Está vendo, Zambiasi? E assim é o prefeito.

São milhares e milhares e milhares de altruístas administradores, mas, quando um faz um delito, é como o avião: é coisa boa, mas é uma confusão, algemam os pobrezinhos e não-sei-quê, sai em tudo que é jornal. Mas eles são dedicados.

Então eu queria cumprimentar um deles: Raimundo Renato Vicente de Araújo Sousa, Prefeito de São Luís do Piauí, cidade dessas criadas no nosso Governo.

Camata, ele faz um simpósio que começa amanhã. Como eles são dedicados! De aprendizado, com 30 prefeitos de cidades em torno de Picos, que, para nós, é a São Paulo, é uma cidade de trabalho. Então lá os prefeitos vão aprender a estudar, com teste no Tribunal de Contas, com teste no Tribunal Regional Eleitoral, Sr. Presidente, com professores de Administração. Então, isso é muito louvável.

A ele, o Renato Sousa, que preside a Associação de Prefeitos da região de Picos e que também foi Presidente da Câmara de Vereadores, os nossos cumprimentos.

Mas aí a desgraça: um levantamento do Piauí, ô Jarbas, o Piauí é de um cabra lá do PT, o Presidente... 200 mil casas, e o povo sem casa, morando por aí, depois dessas enchentes. Sem casa! V. Exª foi Governador!

Dengue! Dengue é porque é o Rio de Janeiro, mas o Piauí está vivendo uma epidemia, está uma desgraceira! Agora, lá, eles são mentirosos; o PT mente, mente, mente, mente. É o Goebbels... Mentira... Então eles não dão os números verdadeiros. Você pode multiplicar os que eles dão por 10, que é a verdade. Dengue não é só no Rio de Janeiro, não; o Piauí está todo assolado pela dengue.

E estrada no cerrado? O cerrado é a última fronteira agrícola. Estão falando em uma produção de alimentos. Onze milhões de hectares. Em um dia só chegaram, Camata, trezentos gaúchos, uma colônia. A Bunge eu levei para lá, imaginando uma transcerrado. Estão ganhando dinheiro com trator para rebocar as carretas.

A saca, que era US$50, não tem armazém, estão vendendo pela metade. Aí é a produção. Aí a falta de alimentos. Não tem. Estrada do cerrado. Estão ganhando dinheiro, ô Camata. Fotografaram os jornalistas. Lá tem dois jornais de empresários ricos, fortes, o Diário do Povo e o Meio Norte - graças a Deus, são ricos empresários e são independentes. Fotografia do trator - um meio de vida - rebocando as carretas no cerrado.

E se fala em produção de alimentos. Sem estrada, ô Luiz Inácio? Jarbas, você sabe que Pedro II, em 49 anos, só fez três viagens. Em uma delas, ele foi à Europa, ao Egito e à América e disse: “Isabel, minha filha, estrada é o melhor presente que se pode dar a um povo”. Depois veio o Presidente Washington Luiz que dizia que “governar é fazer estradas” e o nosso Juscelino, “energia e transporte”. E o Luiz Inácio, não precisa nem buscar, mas deve andar por aí e estudar a vida desses grandes estadistas e Presidentes do País.

O pior - o Tuma ia chorar, porque o Tuma, ô Demóstenes, o Tuma casou, como eu, com uma professora. Naquele tempo, a gente ia buscá-las na Escola Normal. Olha, Jarbas, não deixei nem a Adalgisa terminar. Ela era sorridente, era alegre -: as professoras do Piauí estão em greve, porque ganham menos de um salário mínimo. Isso é uma vergonha. Isso é o Governo do PT no Piauí!

O SR. PRESIDENTE (Gerson Camata. PMDB - ES) - V. Exª dispõe de um minuto para encerrar o seu pronunciamento.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Isso é o Governo do PT no Piauí!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2008 - Página 10760