Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica de reduzir a conta da luz de 11 milhões de brasileiros.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ENERGIA ELETRICA.:
  • Registra a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica de reduzir a conta da luz de 11 milhões de brasileiros.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2008 - Página 8303
Assunto
Outros > ENERGIA ELETRICA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, DECISÃO, AGENCIA NACIONAL DE ENERGIA ELETRICA (ANEEL), REDUÇÃO, TARIFAS, ENERGIA ELETRICA, INTERIOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), MOTIVO, AUMENTO, PRODUTIVIDADE, MELHORIA, CUSTO OPERACIONAL, EMPRESA DE ENERGIA ELETRICA.

            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, como estamos tendo certa dificuldade de trazer notícias e assuntos de interesse da ampla maioria da população, aqui no plenário do Senado, eu gostaria apenas de fazer o registro de que, por conta de decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, nada mais, nada menos do que 11 milhões de brasileiros terão diminuição na sua conta de luz. Foi autorizada uma redução significativa nas tarifas para o interior de São Paulo, de Mato Grosso, de Minas Gerais e de Mato Grosso do Sul. O corte chega até a 18,18%. Essa é a redução da tarifa nesses quatro Estados.

            Os principais motivos da redução foram os ganhos de produtividade e a redução do custo operacional das companhias, obtidos nos últimos quatro anos.

            Sr. Presidente, em Santa Catarina já houve uma redução, embora não tão grande quanto esta. Em outros Estados já houve também.

            É muito importante nós fazermos o registro de situações e de notícias como esta, que, volto a dizer, beneficiam milhões de brasileiros. No caso desta redução de 18,18%, ela vai beneficiar 11 milhões de famílias, mas também as indústrias terão uma redução de 17% até 21,92% nesses quatro Estados citados.

            Então, para que uma notícia como esta, tão importante e com tanto impacto para 11 milhões de brasileiros, não passe desapercebida, eu gostaria de deixar este registro.

            Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2008 - Página 8303