Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta as observações do Senador Sérgio Guerra a respeito da dengue.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Comenta as observações do Senador Sérgio Guerra a respeito da dengue.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2008 - Página 8304
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • COMENTARIO, CRESCIMENTO, EPIDEMIA, DOENÇA TRANSMISSIVEL, REGISTRO, ANTERIORIDADE, PROPOSTA, ANTONIO CARLOS VALADARES, SENADOR, CONVOCAÇÃO, SENADO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), GOVERNADOR, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • IMPORTANCIA, ATENÇÃO, DIFERENÇA, GESTÃO, SAUDE, MUNICIPIO, NITEROI (RJ), ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), AUSENCIA, EPIDEMIA, PROXIMIDADE, CAPITAL DE ESTADO, REITERAÇÃO, NECESSIDADE, DEBATE, SENADO.

            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Como o Senador Sérgio Guerra fez observações a respeito da dengue, eu queria inclusive solicitar especial atenção do Senador Valadares, que fez um pronunciamento extremamente contundente na semana passada, quando tive a oportunidade de aparteá-lo. Como nós estamos aqui no Senado da República há quase quatro meses tratando quase com exclusividade de um único assunto, muitas questões importantes do interesse da população têm passado ao largo. O Senador Valadares inclusive apresentou - não sei se já efetivou - o requerimento, para que nós possamos ouvir o Ministro da Saúde, possamos ouvir o Governo do Estado do Rio de Janeiro, possamos ouvir o Prefeito do Rio de Janeiro.

            Eu até fiz uma observação: valeria a pena fazer uma comparação, porque há uma situação gravíssima de dengue de um lado da Baía da Guanabara, no Município do Rio de Janeiro, e do outro lado da Baía da Guanabara, no Município de Niterói, não há situação sequer parecida. Portanto, talvez valesse a pena fazer um quadro comparativo, anotando as medidas tomadas em Niterói a fim de que a situação lá não tivesse a gravidade que tem hoje no Município do Rio de Janeiro.

            Eu acho que é absolutamente pertinente. Já houve um caso de dengue em Santa Catarina, mas aquele cidadão foi ao Rio de Janeiro e voltou contaminado para o nosso Estado. Eu não sei se essa é uma situação semelhante à que está acontecendo em outros Estados.

            Eu quero dizer de forma muito clara, Senador Sérgio Guerra, que acho de fundamental importância que o Senado possa se debruçar, sim, sobre essa questão da saúde, que nós possamos fazer o debate e - quem sabe? - ter novamente o apoio da população para a discussão que nós precisamos ter aqui no Senado. Esse debate é do interesse e das emergências - eu diria assim - da própria população, em vez de ficarmos permanentemente falando de determinados assuntos que vão e voltam e não são resolvidos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2008 - Página 8304