Pronunciamento de Antonio Carlos Valadares em 08/04/2008
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Informa que apresentou à CAS requerimento de audiência pública para o esclarecimentos de autoridades sobre a epidemia de dengue no Rio de Janeiro.
- Autor
- Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
- Nome completo: Antonio Carlos Valadares
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SAUDE.:
- Informa que apresentou à CAS requerimento de audiência pública para o esclarecimentos de autoridades sobre a epidemia de dengue no Rio de Janeiro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2008 - Página 8307
- Assunto
- Outros > SAUDE.
- Indexação
-
- INFORMAÇÃO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS (CAS), SOLICITAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, CONVOCAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), SECRETARIO DE ESTADO, SAUDE, PREFEITO DE CAPITAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEBATE, ESCLARECIMENTOS, EPIDEMIA, DOENÇA TRANSMISSIVEL, AUSENCIA, TENTATIVA, MANIPULAÇÃO, NATUREZA POLITICA, PROBLEMA.
O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco/PSB - SE. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é só para informar à Casa, já que o assunto da dengue voltou a ocupar o palco de debates no plenário do Senado Federal, que dei entrada na Comissão de Assuntos Sociais a um requerimento pedindo uma audiência pública para a ouvida de determinadas autoridades, como, por exemplo, o Prefeito do Rio de Janeiro César Maia ou representante legal por ele indicado; o Ministro da Saúde Dr. José Gomes Temporão; o Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que é o Dr. Sérgio Luiz Côrtes da Silveira.
Nós colocamos o Rio de Janeiro não por motivos políticos, Sr. Presidente, mas porque lá há um caso de calamidade pública. Os setores técnicos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde consideram que há epidemia quando um Município é atingido de forma tão violenta como está sendo atingido o Rio de Janeiro: são mais ou menos 300 casos por cada 100 mil habitantes. Então, o Rio de Janeiro se insere entre os Municípios que podem ser considerados epidêmicos no que se refere à dengue.
Por isso, Sr. Presidente, nós apresentamos esse requerimento.
Não temos nenhuma intenção de politizar o caso da dengue. O nosso objetivo único e exclusivo é obtermos informação e dados suficientes para que não haja, em outras oportunidades, o recrudescimento dessa doença, que não apenas deixa as pessoas na cama como também as mata.
Era o esclarecimento que eu gostaria de fazer a respeito do requerimento sobre a dengue.
Obrigado a V. Exª, Sr. Presidente.