Pronunciamento de Alvaro Dias em 08/04/2008
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Formula apelo ao Presidente do Senado e ao líder do governo para que intercedam junto ao Ministro da Educação, para a solução da crise da UNB.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
MOVIMENTO TRABALHISTA.:
- Formula apelo ao Presidente do Senado e ao líder do governo para que intercedam junto ao Ministro da Educação, para a solução da crise da UNB.
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/04/2008 - Página 8311
- Assunto
- Outros > MOVIMENTO TRABALHISTA.
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, MOVIMENTO ESTUDANTIL, ATENDIMENTO, ESTUDANTE, VISITA, GABINETE, ORADOR, SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, CONGRESSO NACIONAL, LIDER, GOVERNO, GESTÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), SOLUÇÃO, IMPASSE, CONFLITO, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), DENUNCIA, CORRUPÇÃO, REITOR, COBRANÇA, AFASTAMENTO, CARGO PUBLICO, PERIODO, INVESTIGAÇÃO.
O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é da maior gravidade a crise que se abate sobre a Universidade de Brasília (UnB). Solicitei a palavra com o objetivo de, atendendo a universitários que estiveram hoje em meu gabinete, formular apelo a V. Exª, como Presidente do Congresso Nacional, e ao Líder do Governo Romero Jucá, para que, se possível, intermedeiem junto ao Ministro da Educação uma solução para esse impasse, que, lamentavelmente, coloca a UnB em situação de crise perversa, com conflitos internos, já que o Reitor, alvo de denúncias as mais variadas, não se afasta do cargo. O que pretendem os universitários é seu afastamento até a conclusão das investigações.
É da boa prática administrativa esta providência: o acusado deve se afastar até a finalização das investigações. Se a conclusão ocorrer a favor da lisura dos seus procedimentos, ele retorna; se a investigação concluir pela confirmação das irregularidades, evidentemente ele não pode retornar.
A UnB é maior do que seus eventuais dirigentes. Preservar essa instituição, que é patrimônio nacional, é dever de todos: acadêmicos, professores, Lideranças políticas e, sobretudo, Governo Federal.
Por essa razão, Sr. Presidente, trazemos à tribuna esse apelo dos universitários da UnB.