Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece que a questão apresentada pela Senadora Ideli Salvatti é matéria já decidida no plenário.

Autor
Demóstenes Torres (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Demóstenes Lazaro Xavier Torres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.:
  • Esclarece que a questão apresentada pela Senadora Ideli Salvatti é matéria já decidida no plenário.
Publicação
Publicação no DSF de 09/04/2008 - Página 8328
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CARTÃO DE CREDITO.
Indexação
  • COMENTARIO, ANTERIORIDADE, RESPOSTA, PRESIDENCIA, QUESTÃO DE ORDEM, SIMULTANEIDADE, EXISTENCIA, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CONGRESSO NACIONAL, INDEPENDENCIA, INSTITUIÇÃO DEMOCRATICA, EXPECTATIVA, INSTALAÇÃO, COMISSÃO, INVESTIGAÇÃO, CARTÃO DE CREDITO.

            O SR. DEMÓSTENES TORRES (DEM - GO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a Senadora Ideli Salvatti tentou, com um esforço muito grande, dizer que era inoportuna a instalação de uma segunda CPI. Gostaria de lembrar a V. Exª que, no mês de fevereiro, eu mesmo levantei essa tese. Eu dizia que o Congresso Nacional, por congregar as duas Casas, não poderia conviver com uma CPI do Senado e uma CPI da Câmara.

            Todavia, V. Exª mesmo decidiu uma questão de ordem nesse sentido, lembrando que os doutrinadores nacionais consideram que o Senado é uma Casa, a Câmara é outra Casa e o Congresso Nacional é uma terceira Casa, Sr. Presidente, que funciona inclusive com rito próprio, que funciona com regimento interno próprio, que funciona completamente divorciada das demais Casas, com matérias da sua exclusiva competência e tudo mais.

            De sorte, Senadora Ideli, que com o que V. Exª comungou no passado eu também comunguei. Mas é matéria já decidida no plenário; é matéria vencida nesta Casa, e não há alternativa para V. Exª, Sr. Presidente, senão decidir pela instalação dessa CPI.

            E lembro, Sr. Presidente, mais uma vez, que a nossa Jussara, de Goiás, vai ganhar o Miss Brasil. Mas, se outro for o resultado, nós vamos respeitar porque todas, inquestionavelmente, representam com dignidade e oportunidade os seus estados.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/04/2008 - Página 8328