Discurso durante a 70ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem pelo centenário de nascimento do engenheiro e empreendedor Oscar Americano de Caldas Filho.

Autor
Marco Maciel (DEM - Democratas/PE)
Nome completo: Marco Antônio de Oliveira Maciel
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem pelo centenário de nascimento do engenheiro e empreendedor Oscar Americano de Caldas Filho.
Publicação
Publicação no DSF de 08/05/2008 - Página 12425
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, CENTENARIO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ENGENHEIRO, DESCRIÇÃO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, CONSTRUÇÃO, HOSPITAL, CRIAÇÃO, INSTITUIÇÃO CULTURAL, DEFESA, MEIO AMBIENTE.

            O SR. MARCO MACIEL (DEM - PE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs e Srs Senadores, o engenheiro e empreendedor Oscar Americano de Caldas Filho completaria neste ano o centenário de nascimento.

            Ele nasceu em São Paulo. Formou-se engenheiro pela Universidade Mackenzie daquela cidade. Especializou-se nos Estados Unidos da América. Cedo começou a sua vida de empresário ao fundar, em sociedade com o pai, o Escritório Técnico Oscar Americano.

            Desejo, neste pronunciamento, ressaltar de modo especial a sensibilidade social e cultural que marcou a existência de Oscar Americano.

            O médico Duílio Crispim, no livro Medicina no Planalto de Piratininga, demonstra como o Hospital do Mandaqui, por ele construído, “foi um dos pioneiros em São Paulo a prestar assistência médica aos tuberculosos, contribuindo decisivamente para elevar o padrão da saúde pública da cidade”. Esse tipo de serviço recebeu considerável impulso, modelar no Brasil. Pode-se mesmo considerar o combate à tuberculose em São Paulo em dois períodos, antes e depois da criação do referido hospital. Ele significa um dos principais marcos no atendimento e pesquisa médicos no gênero.

            É considerado o maior contributo de Oscar Americano a criação da Fundação Maria Luísa e Oscar Americano, em nome de sua esposa e no seu, com sede na que foi durante décadas, a residência do casal, reunindo o acervo da família com mobiliário da época imperial, pinacoteca apresentando artistas da maior expressão nacional e internacional, e um amplo parque com cerca de 30.000 árvores das mais variadas espécies. Assim o casal Oscar Americano-Maria Luísa demonstrou também grande preocupação com o meio-ambiente.

            É rara a síntese ecológica e estética em instituições culturais mesmo ao nível internacional. Oscar Americano assim demonstrou, mais uma vez, sua capacidade de antevisão do futuro. As novas gerações também muito lhe devem este pioneirismo de associação da pesquisa natural e artística.

            Eis o perfil de um empresário que merece a devida comemoração no centenário de seu nascimento. Ele esteve entre os mais ativos cidadãos, de sua época, na busca de promover o desenvolvimento sócio-cultural de nosso país. A sua memória merece, pois a perene recordação de todos nós, especialmente daqueles que tiveram a ventura de conhecê-lo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/05/2008 - Página 12425