Discurso durante a 72ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Críticas ao posicionamento do PT sobre a demarcação das terras da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima.

Autor
Mozarildo Cavalcanti (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/RR)
Nome completo: Francisco Mozarildo de Melo Cavalcanti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Críticas ao posicionamento do PT sobre a demarcação das terras da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2008 - Página 13527
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, JOÃO PEDRO, SENADOR, DEFESA, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA, ESTADO DE RORAIMA (RR).
  • QUESTIONAMENTO, CONDUTA, GOVERNO FEDERAL, ATENDIMENTO, INTERESSE, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA, PREJUIZO, HABITANTE, PRODUTOR, REGIÃO.
  • REGISTRO, DADOS, RELEVANCIA, PRODUTOR, ARROZ, PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), ESTADO DE RORAIMA (RR).

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, diferentemente do que pensa o Senador João Pedro, sou um homem de equilíbrio, sim. Sou médico, aprendi a ter equilíbrio, inclusive em situações difíceis. Agora, com o que eu não consigo conviver é com mentiras. Porque, primeiro, havia cinco milhões de índios. Quem contou? Quem contou? O IBGE existia? Segundo, falar do meu Estado como se o conhecesse. Nunca foi lá. Não conhece nada de Roraima! Fala por ouvir dizer! Diz aqui, de maneira distorcida, no esquema da inquisição,...

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Estou falando do Brasil, Senador! Estou falando do Brasil!

            O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB - RR) - ...que a briga é contra arrozeiros e índios. É mentira de novo!

            Lá existem 458 moradores, 458 famílias que moram ali há centenas de anos. Quanto aos índios que estão lá, a grande maioria, se ele estuda Antropologia, sabe que veio do Caribe. Eles foram expulsos pelos espanhóis, mas nem por isso deixam de ser brasileiros. Vêm da Guiana Inglesa, nem por isso os estamos desterrando. Agora, pregar esse ódio que vem pregando o PT... E é o PT mesmo. Tanto é o PT que o povo de Roraima não elegeu um Deputado Estadual do PT; que o povo de Roraima derrotou o Presidente Lula no primeiro e no segundo turnos, por causa dessas distorções e dessas mentiras.

            Na Raposa Serra do Sol, não existem só arrozeiros - seis ou oito arrozeiros; é uma só etnia indígena que pensa de um jeito só. Isso está provado por trabalho do Senado Federal, pelo trabalho da Câmara Federal, por trabalho da Justiça Federal de Roraima. No entanto, esse esquema “ongueiro” marxista ultrapassado teima em impor um ponto de vista que não é verdade, Sr. Presidente!

            Então, quero dizer aqui ao Senador João Pedro que ele deveria respeitar as opiniões divergentes. E ninguém mais do que eu, ninguém mais do que o Senador Augusto conhece essa questão. Eu me criei foi no meio dos índios, eu nasci lá em Roraima. E não sou defensor de arrozeiro, mas também não sou acusador de arrozeiro, não! Os arrozeiros são necessários para o meu Estado, pois produzem 25% do PIB do Roraima. O Brasil está sem arroz, e os arrozeiros de Roraima sendo expulsos. Mas não são só os arrozeiros, não; são 458 famílias, segundo a Funai, saindo de cidades, Senador Geovani, desterrados por um Governo que, realmente, tem uma visão ultrapassada de um comunismo de antes do Muro de Berlim e da Cortina de Ferro.

            É isto que realmente é preciso dizer: o PT é o responsável por essa situação. Dizer que há décadas está sendo demarcado? Sim! Há décadas está sendo feita uma empulhação, comandada por ONGs como o CIR, que recebe milhões de reais por mês do Governo Federal; a Urihi, que recebe milhões do Governo Federal; a Diocese de Roraima. São essas ONGs que comandam a demarcação dessas terras. E nós temos que debater, sim; e vou debater aqui todas as vezes em que for necessário.

            Estive ontem com a Presidente do Supremo Tribunal Federal, levamos a documentação. O laudo em que se baseia essa demarcação é falso. Já fizeram isso com Roraima quando tiraram 4,5 milhões hectares para a reserva ianomâmi, e nós engolimos calados, embora seja também uma outra mentira, um outro embuste. Agora estão querendo fazer com a Raposa Serra do Sol. E criando - o que é pior - um ódio intra-étnico, porque lá há cinco etnias, que não se cheiram: uns são católicos, outros são evangélicos, outros nem são evangélicos, nem católicos, não têm os mesmos costumes. E esses antropólogos “ongueiros” teimam em impor essa situação.

            Mas confio que o Supremo está acima dessas ideologias ultrapassadas e vai demarcar - demarcar, sim; demarcar judicialmente - essa área de maneira que se pacifique o Estado de Roraima e que não venham aqui pessoas ler assuntos sobre Roraima sem conhecer Roraima.

            Muito obrigado.

 

            


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2008 - Página 13527