Discurso durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comunica que estão afastados, por sessenta dias, o Reitor Timothy Mulholland, o Vice-Reitor e os decanos que faziam parte do Conselho da Fundação Universidade de Brasília, para que sejam investigadas as denúncias de corrupção.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MOVIMENTO ESTUDANTIL.:
  • Comunica que estão afastados, por sessenta dias, o Reitor Timothy Mulholland, o Vice-Reitor e os decanos que faziam parte do Conselho da Fundação Universidade de Brasília, para que sejam investigadas as denúncias de corrupção.
Publicação
Publicação no DSF de 11/04/2008 - Página 9062
Assunto
Outros > MOVIMENTO ESTUDANTIL.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, CRISTOVAM BUARQUE, SENADOR, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), ACOMPANHAMENTO, INVASÃO, ESTUDANTE, REITORIA, ELOGIO, ORDEM, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, COBRANÇA, AFASTAMENTO, REITOR, ACUSADO, CORRUPÇÃO, APRESENTAÇÃO, CONGRESSISTA, SUGESTÃO, DESLIGAMENTO, PERIODO, INVESTIGAÇÃO.
  • INFORMAÇÃO, AFASTAMENTO, REITOR, DIRIGENTE, UNIVERSIDADE DE BRASILIA (UNB), CRIAÇÃO, COMISSÃO, DIREÇÃO, DECANO, CONSELHO UNIVERSITARIO, GESTÃO, UNIVERSIDADE, EXPECTATIVA, ORADOR, SOLUÇÃO, PROBLEMA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, permita... Agradeço-lhe, Senador José Maranhão.

            V. Exª há de compreender, Presidente Mão Santa: ontem V. Exª e o Senador Pedro Simon, que acompanhou de perto... V. Exª nos disse que precisava estar aqui por causa daquela votação, que realmente foi muito importante, relativa à saúde e à Previdência.

            O Senador Cristovam Buarque - o Senador Pedro Simon e V. Exª iam nos acompanhar, mas o Senador Pedro Simon precisou fazer um exame de saúde - e eu fomos à Reitoria da Universidade de Brasília, onde estavam os estudante à luz de velas, com muita ordem, procurando evitar qualquer vandalismo, qualquer desordem, e disso nós fomos testemunhas. Eles expressavam, com muita serenidade e força, a indignação contra os episódios em que se envolveu a Reitoria da Universidade de Brasília e pediam a saída do Reitor Timothy Mulholland.

            Então, nós lhes transmitimos a sugestão do Senador Cristovam Buarque no sentido de que o Reitor se afastasse para que a comunidade universitária - o Conselho Universitário, os docentes, os servidores e os estudantes - decidisse o que fazer a partir de então.

            Hoje de manhã, atendendo ao convite da Professora Raquel Nunes, Presidente da Associação dos Docentes, para lá me dirigi, falando inclusive em nome do Senador Cristovam Buarque, que foi Reitor da Universidade. Ali a porta-voz do Reitor comunicou que ele, seguindo a sugestão do Professor Cristovam, havia decidido afastar-se por sessenta dias.

            Agora a Professora Raquel acaba de me comunicar, em nome da comunidade universitária, que estão afastados por esse período o Reitor, o Vice-Reitor e os decanos que faziam parte do Conselho da FUB. Foi instituída uma comissão que vai dirigir a Universidade, sob a direção do decano do Conselho Universitário. Houve outros detalhes mais, e, em que pese a tensão, a emoção, a dificuldade de todos, foi uma decisão de muito bom senso.

            Quero cumprimentar o Senador Cristovam Buarque pela maneira como contribuiu para que houvesse essa solução em termos civilizados e de respeito, atendendo os ideais, os anseios de pessoas como Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Cristovam Buarque.

            Espero possa a Universidade de Brasília superar esse episódio e estar à altura dos ideais daqueles que construíram a sua história.

            Então, meus cumprimentos, Senador Cristovam Buarque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/04/2008 - Página 9062