Fala da Presidência durante a 52ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saúda a presença de S.Exa. a Sra. Prathiba Patil, Presidenta da Índia.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO. POLITICA EXTERNA.:
  • Saúda a presença de S.Exa. a Sra. Prathiba Patil, Presidenta da Índia.
Publicação
Publicação no DSF de 16/04/2008 - Página 9411
Assunto
Outros > SENADO. POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, PRESIDENTE DE REPUBLICA ESTRANGEIRA, PAIS ESTRANGEIRO, INDIA, CUMPRIMENTO, MINISTRO, EMBAIXADOR, IMPORTANCIA, REFORÇO, RELAÇÕES DIPLOMATICAS, ELOGIO, HISTORIA, EVOLUÇÃO, CONSOLIDAÇÃO, DEMOCRACIA, INDEPENDENCIA, TRADIÇÃO, LEGISLATIVO, COMPROMISSO, CONSTRUÇÃO, JUSTIÇA, ORDEM, AMBITO INTERNACIONAL, REGISTRO, COOPERAÇÃO, POSIÇÃO, BRASIL, FORO, ORGANISMO INTERNACIONAL, ESPECIFICAÇÃO, NEGOCIAÇÃO, ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMERCIO (OMC), INTERESSE, PAIS EM DESENVOLVIMENTO, REFORMULAÇÃO, CONSELHO DE SEGURANÇA, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), INCLUSÃO, MEMBROS, DIVERSIDADE, PAIS, REGIÃO, MUNDO.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, CRIAÇÃO, FORO, COOPERAÇÃO, BRASIL, PAIS ESTRANGEIRO, INDIA, AFRICA DO SUL, UNIÃO, DIVERSIDADE, CONTINENTE, GRUPO ETNICO, AREA, AGRICULTURA, COMERCIO, ENERGIA, SAUDE, CIENCIA E TECNOLOGIA.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Exmª Srª Prathiba Patil, Presidenta da Índia; Exmºs Srs. Ministros que a acompanham nesta visita ao nosso País; Exmº Sr. Hardeep Singh Puri, Embaixador da Índia em Brasília; Srªs e Srs. Senadores, é com grande satisfação que dou as boas-vindas à Exmª Srª Prathiba Patil, Presidenta da Índia, cuja visita ao Congresso Nacional muito honra esta Casa e bem demonstra a importância conferida pelos dois países ao relacionamento bilateral.

            Srª Presidenta, sua visita fortalece ainda mais nossas relações, após as históricas visitas do Chefe de Estado brasileiro à Índia, em 2004 e em 2007, e do Primeiro-Ministro indiano a Brasília, em 2006.

            Brasil e Índia estão entre as maiores democracias do mundo e são exemplos de convivência harmônica entre as várias culturas e etnias que formam suas sociedades. A formação e a evolução dos Parlamentos brasileiro e indiano são também a história da consolidação da independência política e da democracia nos dois países.

            O Congresso Nacional vê, com imensa satisfação, a disposição de V. Exª em compartilhar, com os Deputados e com os Senadores aqui presentes, as experiências de um país de tão importante tradição parlamentar e democrática.

            Nossa disposição em assumir crescentes responsabilidades internacionais reflete o compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e pluralista.

            As afinidades entre Brasil e Índia sempre nortearam a convergência de posições defendidas por nossos países em foros multilaterais. Tais afinidades revelam-se, por exemplo, na coordenação de posições para as negociações internacionais no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC).

            Nesse fórum, a Índia tem-se mostrado parceira fundamental para consolidar a atuação do G-20, em defesa de resultados equilibrados que contemplem as necessidades e os interesses dos países em desenvolvimento.

            São também coincidentes as posições defendidas por Brasil e Índia, juntamente com Alemanha e Japão, na esfera do G-4, acerca da reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Tal como existe hoje, o Conselho é incapaz de articular uma visão equilibrada e inclusiva da ordem internacional, que reflita de forma satisfatória as percepções do mundo em desenvolvimento.

            Srª Presidente, para nós, é fundamental e urgente promover a democratização das estruturas de governança global, e a reforma da Organização das Nações Unidas (ONU) não estará completa enquanto o Conselho de Segurança não se tornar mais democrático, legítimo e representativo, ao incorporar países de todas as regiões do mundo em desenvolvimento como membros permanentes.

            Srªs e Srs. Parlamentares, essa visão de mundo compartilhada entre Brasil e Índia, que igualmente se pauta pela defesa da multipolaridade e pela promoção da cooperação Sul-Sul, está na origem do surgimento do Fórum IBAS - Índia - Brasil - África do Sul -, que reúne três grandes democracias, de três continentes, influentes em suas regiões, que contam com sociedades multiétnicas.

            Esses elementos, Srª Presidente, de significativa identidade permitiram a formação de um foro privilegiado para iniciativas de cooperação em diversas áreas, como agricultura, comércio, energia, saúde, ciência e tecnologia, não só entre seus três integrantes, mas também em países das regiões de seus três membros, como Haiti e Guiné Bissau.

            Queremos ver essas convergências também refletidas cada vez mais em nossa relação bilateral. Nos últimos anos, impulsionados pelas constantes visitas de alto nível, nossos países vêm aprofundando a cooperação em áreas tais como energia, usos pacíficos da energia nuclear, agricultura, medicamentos e outros.

            Srª Presidente, em sua recente visita ao Brasil, o Ministro de Relações Exteriores da Índia entrevistou-se com o Presidente da Câmara dos Deputados, ocasião em que ambos reafirmaram a disposição de reativar o Grupo Parlamentar Brasil-Índia e de incentivar o diálogo entre os Congressos dos dois países.

            Srª Presidente Prathiba Patil, na qualidade de Presidente do Senado e do Congresso brasileiros, confiro meu apoio entusiasmado a essa proposta, que muito contribuirá para o adensamento de nossa relação parlamentar.

            Srª Presidenta, uma vez mais, quero agradecer a V. Exª a presença nesta Casa, com a certeza de que a mensagem que nos trouxe contribuirá, de maneira extremamente positiva, para o estreitamento das relações entre o Brasil e a Índia e para a maior aproximação dos Legislativos em nossos dois países.

            Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/04/2008 - Página 9411