Discurso durante a 53ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarece o acordo pactuado com as bancadas dos ex-Territórios para o reajuste dos salários dos policiais e bombeiros no momento em que houver o reajuste dos militares do Governo Federal.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EXPLICAÇÃO PESSOAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.:
  • Esclarece o acordo pactuado com as bancadas dos ex-Territórios para o reajuste dos salários dos policiais e bombeiros no momento em que houver o reajuste dos militares do Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 17/04/2008 - Página 9711
Assunto
Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL. ADMINISTRAÇÃO PUBLICA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DISCURSO, PAPALEO PAES, SENADOR, REALIZAÇÃO, ACORDO, VOTAÇÃO, AUMENTO, POLICIA CIVIL, POLICIA MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), BANCADA, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DE RONDONIA (RO), ESTADO DO ACRE (AC), IGUALDADE, REAJUSTE, POLICIAL, BOMBEIRO, OPORTUNIDADE, MILITAR, GOVERNO FEDERAL, ENTENDIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO ORÇAMENTO E GESTÃO (MOG).
  • QUALIDADE, LIDER, GOVERNO, INFORMAÇÃO, PREPARAÇÃO, EMENDA, POSSIBILIDADE, OMISSÃO, PROPOSTA, GOVERNO FEDERAL, REAJUSTE, MILITAR, OBJETIVO, ATENDIMENTO, POLICIAL, BOMBEIRO, ESTADO DE RORAIMA (RR), ESTADO DO AMAPA (AP), ESTADO DE RONDONIA (RO), ESTADO DO ACRE (AC).

            O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, pelo art. 14 do Regimento Interno, peço dois minutos a V. Exª. Fui citado pelo Senador Papaléo Paes, e é um assunto que interessa a todos os ex-Territórios. Gostaria, pela Liderança do Governo, de fazer um esclarecimento.

            Fizemos aqui, alguns dias atrás, um acordo para votarmos o aumento dos policiais civis e militares do Distrito Federal. Nesse acordo, ficou pactuado, com as bancadas de Roraima, do Amapá, de Rondônia e do Acre, que teríamos o reajuste dos salários dos policiais dos ex-Territórios e dos bombeiros no momento em que houvesse também o reajuste dos militares do Governo Federal. Ajudei a firmar esse compromisso aqui no plenário. Quero registrar que, para firmar esse compromisso, mantive entendimentos com o Ministro Paulo Bernardo, do Planejamento.

            Quero dizer que, se, na proposta de reajuste dos militares da União, não vier contida a proposta de aumento dos policiais militares e bombeiros dos ex-Territórios, nós iremos emendar essa proposta do Executivo para aprovar o reajuste dos militares dos ex-Territórios.

            Já mantive, hoje, contato com a bancada de Deputados de Roraima; temos prontas as emendas que serão apresentadas se esse processo não for contemplado pelo Executivo. Espero que venha na proposta do Executivo. Se não vier, eu, o Presidente Sarney, o Senador Papaléo, o Senador Raupp, todos nós estaremos vigilantes para fazer justiça aos policiais militares dos ex-Territórios, porque, além de ter sido feito um compromisso, esses policiais já tiveram suas desvinculações da remuneração do Distrito Federal, o que já foi um atraso para os ex-Territórios.

            Então, não vamos permitir que se faça essa injustiça. Iremos cobrar. E eu, como Líder do Governo, irei cobrar o cumprimento do acordo que foi firmado.

            Era esse o esclarecimento que eu gostaria de prestar à Casa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/04/2008 - Página 9711