Discurso durante a 75ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Bello Parga.

Autor
Roseana Sarney (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MA)
Nome completo: Roseana Sarney Murad
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do ex-Senador Bello Parga.
Aparteantes
Epitácio Cafeteira, José Agripino.
Publicação
Publicação no DSF de 14/05/2008 - Página 13893
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, BELLO PARGA, EX SENADOR, ESTADO DO MARANHÃO (MA), JORNALISTA, ESCRITOR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA. Pronuncia o seguinte discurso. Com revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, é o pesar que me traz a esta tribuna hoje, onde venho registrar a morte do honrado ex-Senador Luís Carlos de Bello Parga, figura humana ímpar, político exemplar, intelectual de bagagem sólida, amigo de todas as horas e companheiro na seara política. Um brasileiro maranhense nota 10.

            O Senador Bello Parga soube engrandecer e honrar o Maranhão. Toda a sua história registra a valorização da cultura e do conhecimento, a humilde curiosidade de aprender sempre e o absoluto respeito pela condição humana.

            Marcou sua presença em todos os postos que ocupou - no Senado, na Presidência ou na Diretoria de bancos, no jornalismo, na Academia Maranhense de Letras.

            Fez poesia para expor legítimas indignações com o errado, com as carências, com as desigualdades. Modernista na juventude, com outros jovens intelectuais maranhenses, criou a revista Ilha, para ser farol de um pensamento brasileiro, de veias maranhenses, mas conectado com as grandes e pungentes questões mundiais.

            Ele era assim: um brasileiro cidadão do mundo. Apaixonado conhecedor de Shakespeare, impecável tradutor de inglês, pacífico e conciliador, Bello Parga sabia ter firmeza para não ceder a abusos e desrespeitos de qualquer ordem. Foi um homem íntegro. Amigo querido, que hoje faz o Maranhão de luto e deixa o nosso universo político mais pobre.

            Assim, aqui desta tribuna - de onde ele defendeu, por exemplo, o voto facultativo ou normas para as eleições de suplentes -, rendo esta pequena homenagem ao Senador Bello Parga.

            O Sr. Epitácio Cafeteira (PTB - MA) - V. Exª me permite um aparte?

            A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA) - Pois não, Senador Epitácio Cafeteira.

            O Sr. Epitácio Cafeteira (PTB - MA) - Nobre Senadora Roseana Sarney, o Bello Parga, nosso colega aqui no Senado e amigo pessoal, sempre foi um homem de bom diálogo com todas as correntes políticas do Maranhão. Faz uma falta grande para nós, maranhenses, porque, na realidade, honrou o mandato que exerceu. Parabéns a V. Exª! Quero subscrever qualquer medida que V. Exª sugira.

            A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA) - Muito obrigada, Senador.

            Registro aqui minhas saudades e meus sinceros pêsames a sua querida família: Paula, a companheira de toda a vida, aos filhos, Júnior e Janaína, netos e todos que lhe queriam bem.

            Amigo Bello Parga, você dignificou a arte de viver e fazer política. Fará falta ao Maranhão e ao Brasil.

            Muito obrigada.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Permite-me um aparte, Senadora Roseana?

            A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA) - Pois não.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Senadora Roseana, fui colega e amigo do Senador Bello Parga. Encaminhei à Mesa um registro, um voto de pesar em meu nome, no do Senador Arthur Virgílio, em nome dos nossos partidos, democratas e tucanos, pelo falecimento do ex-companheiro Bello Parga, com quem convivi. V. Exª sabe que morei no Maranhão. Sou potiguar, mas morei três anos e meio no Maranhão, onde tenho bons amigos. Tenho intimidade com a terra maranhense e convivi aqui com o Senador Bello Parga, homem de parcos cabelos brancos e óculos fundo de garrafa. Com aquele andarzinho rápido, ele, apesar do aspecto físico frágil, estava sempre atento aos fatos e era muito cuidadoso no trato da coisa pública. Acompanhava, aqui e acolá, por informação de amigos comuns, a situação de saúde de Bello Parga e sabia que a idade, que para ele tinha avançado, já lhe guardava certas reservas no campo da saúde. Hoje, recebi, pela manhã, a triste notícia do seu falecimento. Quero, na pessoa de V. Exª, que tão bem representa o Estado do Maranhão, manifestar as minhas condolências pessoais e as condolências do meu partido, que fiz chegar à Mesa, através do voto de pesar que encaminhei em meu nome, em nome do meu partido, em nome do Senador Arthur Virgílio e em nome dos tucanos, que fazem nesta Casa a bancada de 27 Senadores.

            A SRª ROSEANA SARNEY (PMDB - MA) - Muito obrigada, Senador Agripino. Agradeço-lhe as homenagens ao Senador Bello Parga, que as merece, e o povo maranhense também será sempre grato a esse voto de pesar encaminhado por V. Exª e por todos os partidos da Casa.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/05/2008 - Página 13893