Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Ministro dos Transportes, pela conclusão do asfaltamento da BR-429.

Autor
Expedito Júnior (PR - Partido Liberal/RO)
Nome completo: Expedito Gonçalves Ferreira Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Apelo ao Ministro dos Transportes, pela conclusão do asfaltamento da BR-429.
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15322
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ALFREDO NASCIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), EMPENHO, REFORMULAÇÃO, RODOVIA, ESTADO DE RONDONIA (RO), REGISTRO, VISITA, ORADOR, REGIÃO, COMPROVAÇÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PREJUIZO, POPULAÇÃO, AUSENCIA, VIABILIDADE, TRANSPORTE RODOVIARIO.

O SR. EXPEDITO JÚNIOR (Bloco/PR - RO. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no final de semana, estivemos mais uma vez visitando os Municípios do Estado de Rondônia. Dirigi-me ao Município de São Francisco do Guaporé, que fica localizado na BR-429, de responsabilidade do Governo Federal. São praticamente 300 km de estrada de chão, cuja trafegabilidade, graças ao apoio do Governo do Estado na sua recuperação, tem sido possível.

Mas venho à tribuna hoje porque estive, no final de semana, em São Francisco do Guaporé e assumi com a comunidade o compromisso de, toda semana, a partir de agora, vir à tribuna desta Casa fazer reivindicações ao Presidente Lula; ao Ministro do meu Partido, Alfredo Nascimento, por cujo trabalho frente ao Ministério dos Transportes temos o maior respeito; e também ao Dr. Pagot, que hoje é o Diretor-Geral do Dnit, também uma pessoa extremamente preparada e que conhece a nossa região, conhece a região Norte na palma da mão.

Sr. Presidente, temos também os Municípios de Costa Marques e de São Miguel do Guaporé, ficando no meio desses dois Municípios o de São Francisco, onde estivemos, e também o Município de Seringueiras. Cerca de 220 km da estrada são de terra, Senador Paulo Paim, e é uma dificuldade enorme. A população sofre, a população tem dificuldade na época das águas, porque a BR praticamente se torna um atoleiro só. Na época da seca, a poeira e as condições da estrada é que não ajudam.

Estive, na semana passada, com o Dr. Pagot, que já nos anunciava a licitação do processo em quatro trechos de obras que seriam feitas na BR-429.

Venho fazer um apelo ao nosso Ministro e ao Dr. Pagot, para que isso verdadeiramente aconteça e que possamos diminuir a distância daquele povo que vive com tanta dificuldade. Quando há problema de saúde, às vezes não há aeronave, e as pessoas precisam sair de carro, de ambulância, e passam noites, dias na BR-429.

Por isso, venho fazer um apelo ao Ministro para que isso verdadeiramente aconteça e para que possamos melhorar a qualidade de vida do povo da BR-429. Do Município de Costa Marques ao Município de São Francisco do Guaporé, temos mais ou menos uma distância de 108 km; do Município de São Francisco do Guaporé ao Município de Seringueiras, temos em torno de 72 km; do Município de Seringueiras ao Município de São Miguel do Guaporé, temos em torno de 40 km; do Município de São Miguel do Guaporé ao Município de Alvorada do Oeste, temos em torno de 50 km, Sr. Presidente. Ainda sem contar que, no Município de Alvorada, que liga a BR-364, que é a espinha dorsal que corta o Estado de Rondônia, temos ainda 65 km, sendo que, dos 65 km, praticamente 49 km já estão prontos. E o Governo Federal está fazendo um convênio, por intermédio de emendas parlamentares, com o Prefeito de Alvorada d’Oeste, o Prefeito Laerte, que faz uma grande administração - aproveito para registrar que estivemos também naquele Município, em uma grande concentração, uma grande festa que o Prefeito proporcionou à população do Município de Alvorada d’Oeste.

Quanto a esse convênio de 22 milhões, infelizmente ainda estamos tendo problemas na realização dessa obra por conta do Tribunal de Contas da União.

Portanto, faço um apelo ao Ministro, aos Ministros do TCU, para que possamos melhorar a qualidade de vida do povo da BR-429. Faço esse apelo porque assumi o compromisso com a comunidade de que, a partir de agora, doravante, todas as semanas, usarei da palavra, pedindo e clamando pela BR-429.

Sr. Presidente, não sei se terei mais tempo - agora sei que não -, mas, de repente, ainda durante nossa Ordem do Dia, vou relatar sobre nossa visita, a comissão externa, ao Estado de Mato Grosso, principalmente aos Municípios de Cuiabá, Alta Floresta e Sinop, onde estamos tentando colaborar e contribuir com essa fiscalização da Operação Arco de Fogo.

Eu quero agradecer a benevolência de V. Exª e vou esperar que, durante a Ordem do Dia, eu possa retornar à tribuna, tanto eu como o Senador Flexa Ribeiro - os membros da Comissão Externa - para que nós possamos mostrar o que essa Comissão verificou, in loco, também, no Estado do Mato Grosso.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15322