Discurso durante a 82ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado. (como Líder)

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de despedida ao Senador Sibá Machado. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 21/05/2008 - Página 15355
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, SIBA MACHADO, SENADOR, DESPEDIDA, SENADO, RETORNO, MARINA SILVA, TITULAR, ELOGIO, EFICACIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR.

O SR. ROMERO JUCÁ (PMDB - RR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Agradeço ao Senador Mário Couto, Sr. Presidente.

Quero também, em nome do Governo, em nome da Liderança do Governo, em nome de todos os Parlamentares da Base do Governo, registrar que este momento é um misto de tristeza, mas também de reconhecimento.

O Senador Sibá Machado chegou aqui, vindo do Acre, com uma história de lutas, e o Acre retrata muito essa luta do povo da floresta. A própria formação do Estado do Acre, de certa forma, deixou no sangue do povo acreano um espírito guerreiro.

Sem dúvida alguma, o Senador Sibá, ao longo de todos esses anos, cresceu como Senador, cresceu como político. Pudemos testemunhar, aqui, a ação de um Senador que jamais teve medo de enfrentar os desafios, jamais teve medo de enfrentar a polêmica, jamais abriu mão dos seus ideais e daquilo em que acreditava. Defendeu o Governo, aqui, com bravura e com honra, discordou do Governo nos momentos em que entendia que deveria discordar e, por isso mesmo, Sr. Presidente, foi escolhido Vice-Líder do Governo. O Senador Sibá, ao deixar o Senado, deixa-o também como Vice-Líder do Governo e vai fazer muita falta nesta Casa.

Receberemos a Senadora Marina de braços abertos, com o coração em festa, porque é uma pessoa carinhosa, é uma pessoa que diz muito a todos nós, mas que bom seria se os Estados pudessem ter quatro Senadores - e eu disse isso, há pouco, à imprensa. O Senador Sibá precisava continuar no Senado, e tenho certeza de que ele vai continuar em Brasília, porque o Governo reconhece seu trabalho e precisa de pessoas com a dedicação e com o espírito público do Senador Sibá ocupando cargos relevantes aqui, em Brasília. S. Exª vai continuar lutando pelo povo do Acre, mas tenho certeza de que estará aqui, ao lado do Presidente Lula, somando esforços, para que possamos fazer um Governo cada vez melhor.

Então, Senador Sibá, leve nosso abraço, nosso carinho, nossa amizade, nossa admiração e nossa gratidão, pela ação, pelo trabalho e pela coragem que teve durante todos esses anos.

Como disse o Senador Augusto Botelho, tenho certeza de que V. Exª virá, representando o Estado do Acre, em outras missões. Sem dúvida, o Estado do Acre não vai abrir mão de quem tem a bagagem, a visão e a experiência que V. Exª adquiriu ao longo desses anos todos, com a sua juventude. O Estado do Acre não vai abrir mão de ter um representante da altura, do compromisso e da dignidade de V. Exª.

Então, leve nosso abraço. Vamos ficar saudosos, mas nos encontraremos em missões em prol do Governo Lula, porque há muito o que fazer pelo Brasil, e V. Exª poderá colaborar muito com isso.

Parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 21/05/2008 - Página 15355