Discurso durante a 54ª Sessão Especial, no Senado Federal

Avalia que o Senado termina bem a semana, com propostas, discutindo temas que são vitais para a nossa população.

Autor
Delcídio do Amaral (PT - Partido dos Trabalhadores/MS)
Nome completo: Delcídio do Amaral Gomez
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL. POLITICA INDIGENISTA.:
  • Avalia que o Senado termina bem a semana, com propostas, discutindo temas que são vitais para a nossa população.
Publicação
Publicação no DSF de 18/05/2008 - Página 10069
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL. POLITICA INDIGENISTA.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PAULO PAIM, SENADOR, ANALISE, LIDERANÇA, PROJETO DE LEI, JUSTIÇA, FAVORECIMENTO, APOSENTADO, PENSIONISTA, APOIO, ORADOR, NECESSIDADE, DEBATE, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, PROIBIÇÃO, DESVIO, APLICAÇÃO DE RECURSOS, SEGURIDADE SOCIAL, CUMPRIMENTO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DERRUBADA, ALEGAÇÕES, DEFICIT, PREVIDENCIA SOCIAL.
  • IMPORTANCIA, DEBATE, POLITICA INDIGENISTA, POLITICA, FRONTEIRA, RECLAMAÇÃO, FALTA, RESPOSTA, ORADOR, MINISTERIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL.

            O SR. DELCÍDIO AMARAL (Bloco/PT - MS. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro gostaria de dizer que não interrompi o Senador Paim porque - eu estava até conversando com o Senador Geraldo Mesquita - percebi que, num momento difícil que o Senado enfrenta, que o Congresso enfrenta, encerramos esta semana bem, graças a Deus, e com um discurso espetacular do Senador Paim.

            Eu não quis interrompê-lo, mas disse aqui que o Senador Paim é um Senador rigoroso, competente e sereno, quase cirúrgico nas causas que ele defende, principalmente causas voltadas para os movimentos sociais. O Senador Paim, com o conhecimento que tem, muito explicitamente, lucidamente, aqui falou e aqui disse. Por isso ele tem a consciência absolutamente tranqüila no que se refere ao trabalho que tem feito e ao que representa para a nossa Casa, para o seu Estado, o Rio Grande do Sul, e para o nosso País, o Brasil.

            Eu disse ao Senador Paim que, quando há um grande debate, às vezes ocorrem até atitudes não condizentes principalmente com as práticas democráticas, e, num bom entendimento do que representa o Poder Legislativo, a Casa das leis, os grandes projetos e os projetos que transformam uma nação são polêmicos. As grandes lideranças são polêmicas porque são lideranças transformadoras, lideranças que trazem mudanças. E é desse jeito mesmo.

            Vejo o Senador Paim muito tranqüilo, muito coerente com as suas posições, e o Senado inteiro, Senadores, Senadoras, somando-se a esse grande esforço, principalmente no resgate social e na consolidação daquelas políticas que vão transformar o Brasil num País melhor, num País mais fraterno, mais solidário, mais cidadão.

            Sr. Presidente, em complementação ao que disse o Senador Paim, vamos discutir aqui esse projeto que olha essas questões indígenas com mais rigor, botando o dedo na ferida, como também o projeto das políticas de fronteira, insistentemente também trabalhado. Mas não recebi, infelizmente, até hoje, nenhum retorno do Ministério da Integração. Se tratamos os índios na Justiça, fronteira tratamos na Integração. E não tivemos resposta. Mas vamos em frente, fazendo as leis sempre de uma maneira, Senador Geraldo Mesquita, conciliatória, mas sem abrir mão do nosso dever e daquilo que é a nossa função, uma Casa legislativa, uma Casa de leis, resgatando essa missão precípua de todos nós aqui.

            O Senador Paim falou da PEC nº 24. Está na hora de discutirmos essa questão da Previdência abertamente. Porque os números falam em rombo da Previdência, mas o problema é que o dinheiro da Previdência se alastra, capilariza-se cada vez mais, e aquilo que é estabelecido constitucionalmente não é seguido. E aí surgem discussões absolutamente difusas e distorcidas daquilo que efetivamente é o papel da Previdência para o nosso País.

            Então, compreendo o avanço que foi a decisão tomada aqui na semana passada, quando votamos o projeto do Senador Paim e o projeto do Senador Tião Viana também.

            E estamos prontos, Senador Paim, para os próximos debates, para realmente voltar a trazer a esta Casa as grandes decisões nacionais, que vão garantir um futuro melhor para a nossa gente, para o nosso povo, que espera de nós, acima de tudo, este tipo de posicionamento, ousado, corajoso, republicano, mas, acima de tudo, de pessoas que querem ver o bem do Brasil.

            Quero parabenizar o Senador Paulo Paim, parabenizar V. Exª, Presidente, o Senador Geraldo Mesquita, porque conseguimos terminar bem esta semana, com propostas, discutindo temas que são vitais para a nossa população e fazendo, acima de tudo, o nosso papel.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/05/2008 - Página 10069