Discurso durante a 54ª Sessão Especial, no Senado Federal

Avalia o trabalho do Senado, incentivo pelo aumento dos movimentos sociais.

Autor
Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • Avalia o trabalho do Senado, incentivo pelo aumento dos movimentos sociais.
Publicação
Publicação no DSF de 18/04/2008 - Página 10070
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, PERMANENCIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, DIRETRIZ, INTERESSE NACIONAL.

            O SR. GERALDO MESQUITA JÚNIOR (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Mão Santa, meu caro irmão, assim como o Senador Delcídio, assisti encantado ao pronunciamento do Senador Paim, que mencionou Gonzaguinha, D. Hélder, mencionou poetas, para dar mais força àquilo que ele dizia acerca da educação, acerca do trato das questões, com a persistência e com a coragem que lhe são peculiares nesta Casa.

            A língua coçou, mas eu me segurei, para dizer apenas que há momentos em que me abate um certo desânimo. Às vezes, a gente olha para aqui e não enxerga grandes avanços. Agora, quando eles vêm, às vezes em pequenas quantidades, Senador Delcídio, eles confirmam e justificam, Paim, aquilo que queria dizer para você e me reservei o direito de dizer agora, quando você fala da consistência, da persistência, do avanço das forças sociais inclusive, e que às vezes existem derrotas, mas persiste, luta e chega lá. Você me fez lembrar do que dizia, não sei se Karl Marx ou Lênin - agora me ocorre uma dúvida -, examinando uma situação muito parecida com essa, que há momentos na vida de todos os povos em que uns já não querem mais manter o status quo. Entendeu, Senador Paim? Então, eu digo sempre que o que faz com que eu afaste eventualmente o desânimo que me abate são essas pequenas vitórias que conquistamos aqui.

            O Senador Delcídio está nos conclamando a travarmos debates sobre questões de fundamental importância para o povo brasileiro. E é isso que me deixa animado. E é essa perspectiva, Senador Delcídio, de que um dia, por uma gota d’água, as coisas acontecem. O acúmulo da luta, de vocês, de alguns de nós, vai se avolumando, vai se avolumando juntamente com o movimento social, que é denso - e é impressionante a força de que ele dispõe, força que às vezes até ele desconhece -, e o acúmulo disso tudo faz com que um dia uns já não queiram e outros já não possam mais manter o status quo.

            Parabéns ao Senador Delcídio, ao Senador Mão Santa. Agradecemos, inclusive a paciência dos servidores desta Casa, e desejo uma boa noite a todos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/04/2008 - Página 10070