Discurso durante a 83ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da presença de S.Exa. em eventos em São Paulo, acompanhando o Presidente Lula e Ministros de Estado, ocasião em que foram anunciadas medidas relativas ao Programa de Aceleração do Crescimento.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • Registro da presença de S.Exa. em eventos em São Paulo, acompanhando o Presidente Lula e Ministros de Estado, ocasião em que foram anunciadas medidas relativas ao Programa de Aceleração do Crescimento.
Publicação
Publicação no DSF de 22/05/2008 - Página 15817
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, VISITA, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), PRESIDENTE DA REPUBLICA, MINISTRO DE ESTADO, CHEFE, CASA CIVIL, MINISTERIO DAS CIDADES, ELOGIO, CONSTRUÇÃO, PARCERIA, UNIÃO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO MUNICIPAL, AUSENCIA, DISCRIMINAÇÃO, POLITICA PARTIDARIA, ANUNCIO, CONVENIO, INICIO, OBRAS, PROGRAMA, ACELERAÇÃO, CRESCIMENTO, AREA, SANEAMENTO, HABITAÇÃO, BENEFICIO, POPULAÇÃO CARENTE.
  • SAUDAÇÃO, RECONHECIMENTO, AUTORIZAÇÃO, EMISSORA, RADIO, COMUNIDADE, PERIFERIA URBANA, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Garibaldi Alves, no dia de ontem, eu tive a oportunidade de acompanhar o Presidente Lula, que esteve no Estado de São Paulo, em especial, em Santos, depois em Heliópolis, na cidade de São Paulo, e em Santo André.

Nos três eventos, em que anunciou medidas relativas ao Programa de Aceleração do Crescimento, pude testemunhar, ele, que estava acompanhado da Ministra Dilma, bem como do Ministro das Cidades, sobretudo nos diálogos tidos perante grande número de pessoas nos três eventos, mas, especialmente, nos diálogos em que esteve presente o Governador José Serra, em Santos e também em Heliópolis, e os diversos Prefeitos - por exemplo, de Santos, o Prefeito João Paulo Tavares Papa, do PMDB; de Cubatão, Clermont Silveira Castor, do PL; do Guarujá, Farid Said Madi, do PDT; de São Vicente, Tércio Augusto Garcia Júnior, do PSB; de Santo André, o Prefeito João Avamileno, do PT; de Diadema, José de Filippi Júnior, do PT; de Mauá, Leonel Damo, do PV e ainda representantes dos outros Municípios do ABC... Em especial, em Heliópolis, na cidade de São Paulo, estava presente o Prefeito Gilberto Kassab.

O que me impressionou positivamente nesses atos e nos diálogos havidos entre o Presidente Lula, o Governador José Serra, o Prefeito Gilberto Kassab e os demais Prefeitos que ali se pronunciaram?

Foi o espírito de construção, de respeito entre as autoridades da União, do Estado de São Paulo e dos Municípios, dos mais diversos partidos, inclusive daqueles partidos que fazem aqui oposição, como o PSDB e o Democratas.

Prezado Presidente Garibaldi Alves, seria importante se pudéssemos trazer, para o recinto do Senado Federal, ainda que, por vezes, possa haver divergências entre nós, o espírito de cooperação, de respeito que pude testemunhar entre o Presidente Lula, seus Ministros, o Governador José Serra, do PSDB, Gilberto Kassab e prefeitos dos demais partidos da Baixada Santista, bem como do ABC.

O Presidente Lula, a Ministra Dilma Rousseff, o Ministro das Cidades, Márcio Fortes, puderam anunciar a assinatura de convênios para o início de obras para as quais o governo do Estado está empenhando mais de R$8 bilhões, parte de recursos do Orçamento, parte de recursos do BNDES e de outras organizações do Governo Federal, em consonância com o governo do Estado, a Sabesp, a CDHU, diversas entidades, tanto responsáveis pela área de saneamento básico quanto pela área de habitação.

Pude perceber também que a população recebeu, com grande entusiasmo, o anúncio dessas medidas e, em especial, aplaudiu o espírito de construção que estava caracterizando aqueles eventos em que o Governo da União, mesmo tendo em conta que os partidos do governador e dos prefeitos, por vezes, eram de oposição, estava ali agindo em consonância, visando o bem-estar maior da população.

Especialmente essas obras do Programa de Aceleração do Crescimento, seja nas áreas de saneamento, seja nas de habitação e outras, estão beneficiando sobretudo a população mais carente, como a dos bairros que ali visitamos, tanto em Santos, quanto em Santo André, em São Paulo. Sabemos todos que Heliópolis, em especial, constitui-se praticamente em uma cidade dentro de São Paulo. Heliópolis, que foi uma das maiores favelas de São Paulo, hoje já pode ser caracterizada como um bairro, que está sendo gradualmente urbanizado. Com as melhorias ontem anunciadas...

(Interrupção do som.)

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP) - Concluindo, Sr. Presidente.

Inclusive, com algo muito especial: o reconhecimento e a autorização para a rádio comunitária de Heliópolis poder funcionar, o que deixou João Miranda, Presidente da União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis, extremamente contente, porque tipicamente se trata de uma rádio comunitária exemplar no atendimento de serviços à comunidade de Heliópolis.

Então, quero cumprimentar todos que participaram desses eventos. É esse espírito que eu gostaria de ver mais presente nos diálogos entre os Senadores da Base de Governo e da Oposição.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/05/2008 - Página 15817