Pronunciamento de Geraldo Mesquita Júnior em 23/05/2008
Discurso durante a 84ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Registro do falecimento do Senador Jefferson Péres, do Estado do Amazonas.
- Autor
- Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AC)
- Nome completo: Geraldo Gurgel de Mesquita Júnior
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registro do falecimento do Senador Jefferson Péres, do Estado do Amazonas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/05/2008 - Página 16399
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, JEFFERSON PERES, SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, INTEGRIDADE, ETICA, VIDA PUBLICA.
O SR. GERALDO MESQUITA (PMDB - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Senador Garibaldi, Presidente desta Casa, Senadora Serys, Srs. Senadores, esta semana foi muito dura para todos nós do Senado. Perdemos o Alíbio, nosso cinegrafista, a mãe do Diretor Zoghbi e, agora, um querido companheiro, um querido colega, o Senador Jefferson Péres. E V. Exª, Sr. Presidente, acaba de registrar a passagem dele pelo Senado Federal e por postos e funções em seu Estado e no País.
Eu sei que, para morrer, basta estar vivo, mas mesmo assim é duro. De chofre, perdemos um companheiro da estatura do Senador Jefferson Péres, um Parlamentar altivo, independente, de cujas idéias eventualmente poderíamos aqui até discordar, mas que granjeou, mereceu e merecerá sempre o respeito de todos nós que tivemos o privilégio aqui de conviver com S. Exª.
Não sei como V. Exª, Senador Garibaldi, conseguiu falar tanto, porque a única coisa que me ocorre é lamentar. Precisamos refletir profundamente acerca de como vamos proceder para preencher parte dessa lacuna que o Senador Jefferson Péres deixará na defesa do seu Estado, da sua região, que S. Exª tanto prezava e amava, do seu País. Como V. Exª disse, era baixinho, mas provou mais uma vez que tamanho não é documento. Sem alterar a voz, naquela pequena estatura, S. Exª cresceu sempre aqui no Senado Federal aos olhos dos seus pares, aos olhos da Nação. Homem íntegro, probo, Parlamentar sempre ouvido nesta Casa pelo que tinha de conjunto de idéias, de convicções.
Portanto, Senador Garibaldi, repito, só tenho a lamentar profundamente. É muito triste perdermos, de chofre, pessoas que conosco conviveram durante tanto tempo. Espero que Deus acolha estas pessoas: o Senador Jefferson Péres, o Alíbio, a mãe do nosso Diretor Zoghbi. Foi triste esta semana para o Senado Federal com perdas lamentáveis.
Espero que a família do Senador Jefferson Péres e as outras famílias enlutadas possam ter paz, tranqüilidade e conforto, chorar, prantear, e que Deus dê tranqüilidade a todos para que possamos prosseguir na nossa tarefa, no nosso trabalho. Não posso deixar de registrar que esse é um vácuo que, talvez, não venha a ser preenchido jamais.
Senador Garibaldi, muito obrigado!