Discurso durante a 84ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro do falecimento do Senador Jefferson Péres, do Estado do Amazonas.

Autor
Serys Slhessarenko (PT - Partido dos Trabalhadores/MT)
Nome completo: Serys Marly Slhessarenko
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do falecimento do Senador Jefferson Péres, do Estado do Amazonas.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2008 - Página 16400
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JEFFERSON PERES, SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ELOGIO, INTEGRIDADE, VIDA PUBLICA, DETERMINAÇÃO, COMPROMISSO, DEFESA, SENADO, BRASIL.

A SRª SERYS SLHESSARENKO (Bloco/PT - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero ler só um trechinho do histórico de vida do nosso querido Senador Jefferson Péres, porque nosso Presidente já leu um pouco do seu currículo - um pouco - porque ele, realmente, é grandioso.

José Jefferson Péres nasceu em 18 de março de 1932, em Manaus, e faleceu no dia de hoje. Foi um professor e um político brasileiro. Atualmente, cumprindo seu segundo mandato como Senador pelo Estado do Amazonas pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT, agremiação partidária onde ingressou em 1999.

Era formado em Direito, pela Universidade Federal do Amazonas, e em Administração, pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de tornar-se político, lecionava na área de economia, na Universidade Federal do Amazonas.

Participou, na década de 50, da campanha “O Petróleo é Nosso”.

Em 1988, foi eleito para o seu primeiro cargo público: o de Vereador, por Manaus. Cargo para o qual foi reeleito para um segundo mandato, cumprindo-o até 1995, quando assumiu sua cadeira no Senado da República. Foi candidato à Vice-Presidência do Brasil, nas eleições de 2006, na chapa do Senador do PDT, Cristovam Buarque.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, está muito difícil falar. O nosso Presidente, Senador Garibaldi Alves, também teve dificuldade para se pronunciar, tamanha a emoção que ia no coração e na mente. Também todos nós, com certeza, estamos com a mesma dificuldade para falar, estamos com o mesmo pesar, estamos com a mesma dor, estamos com os nossos corações profundamente machucados. O Senador Geraldo Mesquita disse que é difícil falar nesta hora. É, sim, muito difícil. É uma grande perda, especialmente para mim. Enfrentei problemas tempos atrás aqui no Senado, oportunidade em que S. Exª fazia parte do Conselho de Ética, e a sua postura foi extremamente contundente e séria. Em determinado momento, disse ele que votava em nossa defesa de cabeça erguida, porque tinha consciência do que estava acontecendo. Cito esse exemplo pela coragem, pela determinação, pelo compromisso político de José Jefferson Péres para com o Brasil e para com o Senado da República.

Como disse, é muito difícil falar de Jefferson Péres.

A imprensa perguntou-me, ao chegar à Casa, o Senado, o que eu tinha a dizer sobre ele. Respondi, em poucas palavras: “Foi-se um guerreiro! Um guerreiro de lutas e de coerência na defesa do Brasil!”

Desde sempre vimos Jefferson Péres lutando, especialmente na década de 50, com a campanha “O Petróleo é Nosso”, portanto, sempre comprometido. A partir daí, já são mais de 50 anos de compromissos registrados pelo nosso Senador Jefferson Péres.

Disseram, aqui, que ele era miudinho no tamanho, mas de uma grandeza gigantesca para com os seus compromissos políticos.

Perde o Senado, sim; perde o PDT, sim - este Partido de muita luta na defesa dos interesses e das necessidades dos despossuídos da sociedade brasileira -; perde, sim, a sigla partidária de Jefferson Péres. Mas quem perde na sua totalidade é, com certeza, a Nação brasileira, é o povo brasileiro. Todos nós perdermos. O Brasil, de ponta a ponta, perde com o passamento do Senador pelo Amazonas, que tinha competência técnica grandiosa na área jurídica, e que trazia grandes contribuições nessa área, especialmente na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado da República, membro extremamente atuante.

Perdemos, sim, especialmente pela sua competência técnica - repito -em várias áreas, inclusive na jurídica; perdemos mais ainda no que se refere ao seu compromisso político com a causa maior do povo brasileiro. Não me refiro à causa político-partidário, mas, sim, à causa da maioria, defensor que era da maioria do povo brasileiro.

Jefferson Péres, amamos você!

Vá com Deus!

Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2008 - Página 16400