Discurso durante a 60ª Sessão Especial, no Senado Federal

Na qualidade de participante da Frente em Defesa do Livro Orientação Sexual, saúda uma das primeiras convenções coletivas, na qual o direito dos dependentes da união estável entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.:
  • Na qualidade de participante da Frente em Defesa do Livro Orientação Sexual, saúda uma das primeiras convenções coletivas, na qual o direito dos dependentes da união estável entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2008 - Página 10760
Assunto
Outros > SENADO. LEGISLAÇÃO TRABALHISTA.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, PARLAMENTAR ESTRANGEIRO, PAIS ESTRANGEIRO, JAMAICA, VISITA, BRASIL.
  • IMPORTANCIA, ASSINATURA, TRABALHADOR, INDUSTRIA FARMACEUTICA, LABORATORIO FARMACEUTICO, CONVENÇÃO, RECOMENDAÇÃO, EMPRESA, SETOR, INCLUSÃO, BENEFICIO, DIREITOS E GARANTIAS TRABALHISTAS, COMPANHEIRO, DESCENDENTE, UNIÃO, IGUALDADE, SEXO.

            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, eu queria, da mesma forma, saudar o nosso colega jamaicano, desejar que ele seja muito bem acolhido aqui no nosso Brasil e volte sempre.

            Eu queria apenas fazer um rápido registro, Sr. Presidente, porque, nós, que participamos da Frente em Defesa da Livre Orientação Sexual, só poderíamos comemorar talvez uma das primeiras convenções coletivas, na qual o direito dos dependentes da união estável entre o mesmo sexo é reconhecido.

            No dia de ontem, os trabalhadores farmacêuticos assinaram uma das primeiras convenções coletivas do País que recomenda às empresas do setor estender benefícios sociais e direitos trabalhistas para companheiros e dependentes de pessoas que têm união estável do mesmo sexo.

            É um avanço da sociedade, enquanto a gente não consegue, infelizmente, ainda aqui no Congresso fazer avançar na própria legislação.

            Era isso, então, que eu queria deixar registrado. Saúdo os trabalhadores farmacêuticos por esse avanço, que, com certeza, como diz o próprio Dieese, deverá repercutir e se estender provavelmente para outras categorias, como uma iniciativa pioneira e que deve ser aplaudida.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2008 - Página 10760