Fala da Presidência durante a 60ª Sessão Especial, no Senado Federal

Esclarece que o Presidente da República recusa terminantemente a hipótese de um terceiro mandato.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
ELEIÇÕES.:
  • Esclarece que o Presidente da República recusa terminantemente a hipótese de um terceiro mandato.
Publicação
Publicação no DSF de 25/04/2008 - Página 10777
Assunto
Outros > ELEIÇÕES.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, DECISÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, RECUSA, HIPOTESE, RENOVAÇÃO, REELEIÇÃO.
  • OPINIÃO, ORADOR, OPOSIÇÃO, REELEIÇÃO, MOTIVO, PREJUIZO, DEMOCRACIA.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy.Bloco/PT - SP) - Prezado Senador Jarbas Vasconcelos, V. Exª sabe do respeito crescente que tenho tido por V. Exª, por sua combatividade e sua assertividade.

            Eu acho muito saudável a conclamação e a exigência que V. Exª tem feito com respeito ao Presidente Lula. Há uma coisa que, de fato, quero expressar, porque me sinto na responsabilidade de fazê-lo. V. Exª, naturalmente, expressou um receio com respeito a isso que é fato.

            O Deputado Devanir Ribeiro, o Vice-Presidente José Alencar, entre outros, expressaram que gostariam que o Presidente Lula pudesse até ser reeleito para um terceiro mandato. Mas quero lhe dizer que ouvi do Presidente Lula, e tantas vezes ele tem dito isso publicamente e a nós, Senadores do PT, que, para aperfeiçoamento da democracia, não será adequado um terceiro mandato. Ele recusa essa hipótese. Ele próprio disse à Bancada do PDT que, se o Partido dos Trabalhadores quiser um terceiro mandato, ele até briga com o PT, rompe com o PT. Ele tem asseverado que não quer, não deseja o terceiro mandato.

            Quero lhe dizer que considero o Presidente Lula sincero quando diz isso. Estou de acordo com a análise de V. Exª assim como com a brilhante análise em A Democracia na América, de Alexis de Tocqueville, que pode até parecer de bom senso para um povo que ame muito, que admire muito o seu governante e gostaria de reelegê-lo. Entretanto, será que as desvantagens do sistema de reeleição na democracia não são superiores? Porque como, por vezes, quem tem o comando da máquina acaba utilizando da intriga, dos desvios, da corrupção para atingir o objetivo maior da sua própria reeleição. Então, ele acaba recomendando que não haja reeleição como uma forma de aperfeiçoar a democracia. E eu estou de acordo com aquela análise que tem a ver com a análise que V. Exª hoje fez. Neste ponto eu estou, sim, de acordo: eu não recomendo que haja um terceiro mandato e votei contra o direito de reeleição da primeira vez.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/04/2008 - Página 10777