Questão de Ordem durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Questiona à Mesa do Senado o motivo da TV Senado não transmitir a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs depois de terminada as reuniões da Comissões Técnicas, que devem ser priorizadas, conforme o Regimento Interno.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
REGIMENTO INTERNO.:
  • Questiona à Mesa do Senado o motivo da TV Senado não transmitir a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs depois de terminada as reuniões da Comissões Técnicas, que devem ser priorizadas, conforme o Regimento Interno.
Publicação
Publicação no DSF de 24/04/2008 - Página 10613
Assunto
Outros > REGIMENTO INTERNO.
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, MESA DIRETORA, MOTIVO, AUSENCIA, EMISSORA, TELEVISÃO, SENADO, TRANSMISSÃO, REUNIÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), POSTERIORIDADE, CONCLUSÃO, COMISSÃO TECNICA.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o meu objetivo é colaborar, é tentar aprimorar os trabalhos do Senado Federal. Trago uma informação à Mesa do Senado Federal, desejando exatamente os esclarecimentos que se fazem necessários.

            Sabemos que o Regimento estabelece que as transmissões da TV Senado devem priorizar as comissões técnicas da Casa. Quanto a isso, nenhuma dúvida, nenhuma contestação. Ocorre, no entanto, Presidente Papaléo Paes, que hoje, reunida a CPI das ONGs, no momento em que se desvendava um complexo esquema de corrupção a partir da Universidade de Brasília, com o depoimento do Sr. Alexandre Lima, a TV Senado transmitia uma entrevista com o Deputado Federal Alceni Guerra, meu grande amigo, Parlamentar pelo Paraná, sobre inclusão digital. Parece-me que isso não é correto. Não vejo aí nenhum estabelecimento de prioridade. É um desestímulo até àqueles Senadores que se empenham para fazer com que uma Comissão Parlamentar de Inquérito seja realmente um instrumento eficaz de investigação.

            Aliás, Sr. Presidente, o meu gabinete recebeu inúmeros telefonemas de telespectadores da TV Senado que questionavam exatamente por que não se está transmitindo a reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs e se coloca no ar uma entrevista, por mais brilhante que seja, por maior conteúdo que possa ter, do Deputado Federal Alceni Guerra, entre outras matérias naquele espaço.

            Eu concluo, Sr. Presidente, dizendo que nós compreendemos que o Regimento estabelece que as reuniões das comissões técnicas têm prioridade. Elas tiveram prioridade, mas, ao término das reuniões dessas Comissões, não faz sentido não transmitir reunião de Comissão Parlamentar de Inquérito.

            É essa a questão de ordem que submeto à Mesa do Senado Federal, desejando contribuir para o aprimoramento dos trabalhos de divulgação do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/04/2008 - Página 10613