Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de transcrição do editorial do jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, intitulado "CPMF, a revanche".

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRIBUTOS.:
  • Solicitação de transcrição do editorial do jornal Folha de S.Paulo, edição de hoje, intitulado "CPMF, a revanche".
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2008 - Página 16980
Assunto
Outros > TRIBUTOS.
Indexação
  • TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, EDITORIAL, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), COMENTARIO, ITINERARIO, DERRUBADA, CONTRIBUIÇÃO PROVISORIA SOBRE A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA (CPMF), CRITICA, TENTATIVA, BANCADA, APOIO, GOVERNO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REPRESALIA, RECRIAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL, DESTINAÇÃO, SAUDE, SUGESTÃO, IMPEDIMENTO, CRIAÇÃO.

            O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, gostaria apenas de solicitar a V. Exª autorização para a transcrição nos Anais da Casa, na íntegra, do editorial do jornal Folha de S.Paulo desta quarta-feira, sob o título “CPMF, a revanche”.

            O editorial ressalta, com isenção e com equilíbrio, o itinerário da derrubada da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e todos os lances seguintes no contexto da arrecadação federal. Apenas faço referência ao tópico em que se diz:

(...)

Trata-se, igualmente, da tentativa do lulismo de ir à forra pela derrota sofrida em dezembro. Esse revanchismo pueril atingiria, porém, outros alvos, o que os deputados deveriam levar em conta antes de corroborar a sandice. A proposta tripudia sobre o inconformismo da sociedade com o nível dos impostos, aumenta o engessamento da despesa pública, chancela a gastança na máquina estatal e retira do setor privado fôlego para investir. Por tudo isso, a CSS deveria ser fulminada no nascedouro.

            É isso, Sr. Presidente.

 

*********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ALVARO DIAS *********************************************************************************

O SR. ALVARO DIAS (PSDB - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, solicitamos a transcrição na íntegra do Editorial do jornal Folha de S. Paulo, edição desta quarta-feira, nos Anais da Casa.

Sob o título “CPMF, a revanche”, o referido editorial ressalta com bastante isenção e equilíbrio o itinerário da derrubada da CPMF e todos os lances seguintes no contexto da arrecadação federal.

Reproduzo um trecho do Editorial em tela:

            “Trata-se, igualmente, da tentativa do lulismo de ir à forra pela derrota sofrida em dezembro. Esse revanchismo pueril atingiria, porém, outros alvos, o que os deputados deveriam levar em conta antes de corroborar a sandice. A proposta tripudia sobre o inconformismo da sociedade com o nível dos impostos, aumenta o engessamento da despesa pública, chancela a gastança na máquina estatal e retira do setor privado fôlego para investir.

Por tudo isso, a CSS deveria ser fulminada no nascedouro.”

 

************************************************************************************************

SEGUE DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

************************************************************************************************

Matéria referida:

CPMF, a revanche”; jornal Folha de S.Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2008 - Página 16980