Discurso durante a 88ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com a expansão da Operação Arco de Fogo no Estado do Pará.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DO MEIO AMBIENTE. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Preocupação com a expansão da Operação Arco de Fogo no Estado do Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 29/05/2008 - Página 17005
Assunto
Outros > POLITICA DO MEIO AMBIENTE. ESTADO DO PARA (PA), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • APREENSÃO, EXPANSÃO, OPERAÇÃO, COMBATE, DESMATAMENTO, ESTADO DO PARA (PA), OCORRENCIA, VIOLENCIA, DESTRUIÇÃO, ECONOMIA, REGIÃO, AUMENTO, DESEMPREGO, ESPECIFICAÇÃO, MUNICIPIOS, TAILANDIA, PARAGOMINAS (PA), ALTAMIRA (PA), OMISSÃO, GOVERNADOR.
  • QUESTIONAMENTO, POLITICA, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO PARA (PA), PRESERVAÇÃO, FLORESTA AMAZONICA, AUSENCIA, DESEMPREGO, MISERIA, VIOLENCIA.
  • RATIFICAÇÃO, POSIÇÃO, ORADOR, APOIO, PRESERVAÇÃO, FLORESTA, PUNIÇÃO, RESPONSAVEL, IRREGULARIDADE, DESMATAMENTO, GARANTIA, LEGALIDADE, TRABALHO.

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, lamentavelmente, o Estado do Pará vive momentos extremamente difíceis e preocupantes em vários setores. Hoje, trago a este Poder a forma aterrorizante com que a operação Arco de Fogo se expande no meu Estado. Precisamos estabelecer alguns posicionamentos com relação a operações dessa ordem, posto sermos contrários ao desmatamento irregular. Somos a favor da fiscalização, principalmente daqueles que desmatam irregularmente e que deviam estar na cadeia; porém, não podemos aceitar operações de caráter especificamente político, Sr. Presidente; não podemos aceitar operações com violência; não podemos aceitar operações que destruam a economia do Estado do Pará, deixando desempregadas milhares de pessoas. É o que está acontecendo nas cidades de Tailândia, Paragominas e, agora, Altamira.

            Diante da gravidade dos fatos e do momento de instabilidade administrativa vivida no Pará, há de se fazer alguns questionamentos que, certamente, poderão esclarecer a todos, como: qual a política do Governo para a preservação da floresta sem gerar desemprego, miséria e violência?

            Lamentamos, Sr. Presidente, que a Governadora do Estado do Pará assista a tudo isso pacificamente, sem tomar qualquer providência, sendo do mesmo partido do Presidente da República.

            Sr. Presidente, ratifico o meu posicionamento: sou a favor da preservação da floresta, sou a favor de que sejam punidos aqueles que militam irregularmente na Floresta Amazônica, mas não posso deixar de dizer aqui, livremente, com toda a coragem de quem não está errado, que, neste momento, o Governo põe todo mundo no mesmos saco, os sérios e os irresponsáveis, e pune todos com a mesma dose de violência. Isso não podemos aceitar, Sr. Presidente.

            Por considerar o tema de grande relevância para o Estado do Pará, solicito a V. Exª que seja considerado como lido o meu discurso e inserido nos Anais da Casa.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR MÁRIO COUTO.

********************************************************************************

            O SR. MÁRIO COUTO (PSDB - PA) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores,


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/05/2008 - Página 17005