Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra que a agência Standad e Poor's, elevou o ranking do Brasil para um grau de investimento, melhor classificação para receber investimentos estrangeiros.

Autor
Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
Nome completo: José Renato Casagrande
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registra que a agência Standad e Poor's, elevou o ranking do Brasil para um grau de investimento, melhor classificação para receber investimentos estrangeiros.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2008 - Página 11213
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • IMPORTANCIA, MELHORIA, CLASSIFICAÇÃO, BRASIL, AVALIAÇÃO, AGENCIA, AMBITO INTERNACIONAL, GARANTIA, CRESCIMENTO, INVESTIMENTO, CAPITAL ESTRANGEIRO, PAIS.

            O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Agradeço V. Exª pela consideração. Eu estou inscrito e, se der tempo, antes de viajar, gostaria de me pronunciar, mas não queria perder a oportunidade.

            O Senador Valdir Raupp fez uma menção à classificação de uma agência que colocou o Brasil com um grau de investimento, o investment grade e, pela primeira vez, o Brasil consegue esse enquadramento na Standard & Poor’s. Isso, Senador João Pedro, é uma vitória para a condução da política econômica do Governo, para o projeto que vem sendo desenvolvido no País e atrairá investimentos de grandes fundos internacionais que só têm autorização dos seus conselhos para investir em países que tenham grau de investimento.

            Então, o Brasil, que já estava recebendo muitos investimentos externos, terá agora condição de receber muito mais investimentos do que estava recebendo. O Brasil ansiava por isso há muito tempo, teve essa conquista e essa conquista é uma manifestação de confiança do mercado internacional, dos investidores internacionais na condução da política econômica de nosso País. Portanto, penso que é importante registrarmos a relevância disso. É lógico que o Brasil terá de ser mais rápido para fazer o investimento necessário em infra-estrutura, o Brasil terá de ser mais rápido para poder de fato manter o controle da sua política fiscal, para que tenhamos afastado, a muitos quilômetros de distância de nós, o fantasma da inflação, e que também possamos ter uma política cambial que permita o dólar se manter em um patamar que não atrapalhe nossos exportadores. Então, há muitos pontos positivos, há algumas preocupações em decorrência desse feito, mas o fato é positivo e já fez as bolsas dispararem. Portanto, eu queria fazer o registro desse momento para a história do nosso País. Obrigado, Senador João Pedro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2008 - Página 11213