Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 60 anos de existência da Associação Pestalozzi de Niterói/RJ.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração dos 60 anos de existência da Associação Pestalozzi de Niterói/RJ.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2008 - Página 17157
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ATENDIMENTO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, EXTENSÃO, SAUDAÇÃO, DIVERSIDADE, ENTIDADE, ATUAÇÃO, ESTADOS, BRASIL, CUMPRIMENTO, ADVOGADO, VITIMA, DOENÇA MENTAL, APROVAÇÃO, EXAME, ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB), EXERCICIO PROFISSIONAL, SUPLANTAÇÃO, OBSTACULO.

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Prezado Presidente, Senador Flávio Arns, muito do que eu havia preparado já estava contido no pronunciamento de V. Exª e dos demais colegas que se estão pronunciando sobre a história da Sociedade Pestalozzi de Niterói.

Como tenho um compromisso urgente na cidade do Rio de Janeiro e preciso me ausentar, gostaria de cumprimentar a Srª Gyselle Saddi Tannous, Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi; a Srª Lizair de Moraes Guarino, Presidente da Associação Pestalozzi de Niterói, e o Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto. Tive a oportunidade de visitá-lo, juntamente com o Presidente Lula, nessa última segunda-feira, e o cumprimento pelas ações ali desenvolvidas e, sobretudo, pelo que ali foi anunciado com respeito à construção de navios para a Petrobras. Meus parabéns pela cooperação de todos que ali pude perceber!

Gostaria, Sr. Presidente, que fosse considerado como lido meu pronunciamento preparado para homenagear a Associação Pestalozzi, inclusive a Associação Pestalozzi de São Paulo, que, seguindo os passos de todas as Associações Pestalozzi, tem também, há 50 anos, quase como os 60 anos da Sociedade Pestalozzi de Niterói, procurado atender a todos no campo médico-social, na assistência educacional aos portadores de deficiência e na formação de recursos humanos.

Quero aproveitar para cumprimentar a Srª Flávia Silva, um exemplo fantástico. Noticia hoje a imprensa: “Portadora de paralisia cerebral vira advogada em São Paulo”. Tendo passado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo, ela é exemplo para todos aqueles que, em instituições como a Associação Pestalozzi, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), conseguem superar barreiras de forma tão brilhante.

Meus cumprimentos a V. Exª e a todos os que acompanham os esforços dos que trabalham na Associação Pestalozzi! Meus cumprimentos! (Palmas.)

 

************************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY.

************************************************************************************************

O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr Presidente, Srªs e Srs. Senadores, venho a esta tribuna prestar a minha particular homenagem aos 60 anos da Sociedade Pestalozzi de Niterói, fundada em 1948, sob a inspiração da educadora Helena Antipoff, com três eixos principais de atuação:

assistência médico-social;

assistência educacional aos portadores de deficiência;

formação de recursos humanos.

Inicialmente a assistência médica foi feita por um modesto consultório. Por sua vez, a assistência educacional ocorria através da criação de classes de alunos, selecionados no consultório e hoje é feita através do Centro Experimental Helena Antipoff - CEHA.

A formação dos recursos humanos formalizou-se por meio de um curso de Orientação Psicopedagógica sobre “O problema da criança excepcional”, destinado à especialização de profissionais, que hoje é feita pelas “Faculdades da Pestalozzi - Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - ESEHA”.

Localizada em no Bairro Pendotiba em Niterói/RJ, na Estrada Caetano Monteiro, 857, funcionando de 2ª a 6ª das 8 às 17 horas, a entidade em questão desempenha importante papel social, atendendo a uma demanda multidisciplinar de pacientes de todas as idades, provenientes, em sua maioria, do Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços disponibilizados de reabilitação geral colocados à disposição da comunidade em geral e, em especial aos alunos da Escola (CEHA), sob forma individual ou de grupo, em três grandes modalidades - Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional - além do suporte da Psicologia e do Serviço Social.

Finalmente, eu gostaria de parabenizar o evento de comemoração dos 60 anos desta importante Fundação por meio do encontro de 350 atletas portadores de deficiência de 12 instituições do estado do Rio de Janeiro que participam no último sábado, dia 26, das Olimpíadas Especiais. O evento foi aberto às 9 horas na Praia de São Francisco e é promovido pela Ardem (Associação Regional de Desportos para Deficientes Mentais), com o apoio da Prefeitura de Niterói, com provas de futebol, cabo de guerra (masculino e feminino), voleibol especial e atletismo, que foi disputado nas categorias masculino e feminino nas provas de lançamento de pelota, salto à distância, corrida de 100 metros, revezamento 4x100 e caminhada assistida.

Dessa forma, através do esporte e educação os portadores de pestalozzi são cada vez mais integrados à sociedade graças ao relevante trabalho desta entidade que merece o nosso aplauso e admiração, contribuindo para que todos tenha uma vida normal.

Aproveito ainda esta sessão solene para também para parabenizar o trabalho da Associação Pestalozzi de São Paulo, que é uma Instituição Beneficente de Utilidade Pública, que há mais de cinco décadas atende a crianças e adolescentes, e dá apoio a adultos com deficiência intelectual sob a Presidência da Senhora Márcia Rocha.

Concluo a minha fala com a frase "A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim de ação. É atividade" de Johann Heinrich Pestalozzi, grande inspirador da sessão de hoje.

Era o que eu tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2008 - Página 17157