Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra que a agência Standard e Poor's, elevou o ranking do Brasil para um grau de investimento, melhor classificação para receber investimentos estrangeiros.

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.:
  • Registra que a agência Standard e Poor's, elevou o ranking do Brasil para um grau de investimento, melhor classificação para receber investimentos estrangeiros.
Publicação
Publicação no DSF de 01/05/2008 - Página 11208
Assunto
Outros > POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
Indexação
  • REGISTRO, MELHORIA, CLASSIFICAÇÃO, BRASIL, AVALIAÇÃO, AGENCIA, AMBITO INTERNACIONAL, GARANTIA, CRESCIMENTO, INVESTIMENTO, CAPITAL ESTRANGEIRO, PAIS.

            O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, enquanto o próximo orador se dirige à tribuna - menos de um minuto -, depois do belo e histórico pronunciamento do Senador Pedro Simon, eu desejo dar também uma notícia histórica às Srªs e aos Srs. Senadores e à população brasileira.

            O Brasil acaba de receber o grau de investimento tão sonhado, tão esperado pela população brasileira. A agência Standard & Poor’s eleva o rating do Brasil para grau de investimento.

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s [...] anunciou nesta quarta-feira que elevou o rating soberano (nota de risco de crédito) do Brasil para grau de investimento, melhor classificação para receber investimentos estrangeiros.

O rating do Brasil em moeda estrangeira passou de BB+ para BBB-, segundo a assessoria da S&P.

O grau de investimento é a classificação dada pelas agências de rating a países com poucas chances de deixar de honrar suas dívidas.

Com a nota, o Brasil poderá receber recursos de grandes fundos internacionais que só têm autorização para investir em mercados que já conquistaram essa chancela de bom pagador.

            Sr. Presidente, neste momento, as bolsas do Brasil estão disparando: já chegaram a dez pontos de crescimento, caíram um pouquinho agora, chegando a próximo de sete pontos.

            Eu acho que é uma notícia importante que a população brasileira deveria receber neste momento. Esta notícia saiu na Folha Online há poucos minutos. Só resta saber se o Brasil está preparado agora para receber essa avalanche de investimentos que vai receber daqui para frente.

            Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/05/2008 - Página 11208