Discurso durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração dos 60 anos de existência da Associação Pestalozzi de Niterói/RJ.

Autor
Eduardo Azeredo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Eduardo Brandão de Azeredo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.:
  • Comemoração dos 60 anos de existência da Associação Pestalozzi de Niterói/RJ.
Publicação
Publicação no DSF de 30/05/2008 - Página 17161
Assunto
Outros > HOMENAGEM. POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • QUALIDADE, PRESIDENTE, SUBCOMISSÃO, PESSOA DEFICIENTE, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), EXTENSÃO, ENTIDADE, ATUAÇÃO, DIVERSIDADE, ESTADOS, BRASIL, SOLIDARIEDADE, ATENDIMENTO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, ELOGIO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ESPECIALISTA, NIVEL SUPERIOR, REITERAÇÃO, APOIO, SENADO, EVOLUÇÃO, INCLUSÃO, REGISTRO, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, ACESSO.
  • PROXIMIDADE, OCORRENCIA, OLIMPIADAS, ELOGIO, RESULTADO, BRASILEIROS, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA.

O SR. EDUARDO AZEREDO (PSDB - MG. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Flávio Arns, Sr. Prefeito de Niterói, Godofredo Pinto, Srª Gysélle Tannous, Presidente da Federação Nacional das Associações Pestalozzi, Srª Lizair de Moraes Guarino, Presidente da Associação Pestalozzi de Niterói, senhoras e senhores que aqui hoje comparecem, falar depois do Flávio Arns é difícil, a gente começa quando quase tudo de realmente importante já foi dito.

Quero apenas trazer também a minha homenagem, em nome do meu Estado de Minas Gerais, em nome da Subcomissão das Pessoas com Deficiência, em nome do meu partido, o PSDB, à Associação Pestalozzi de Niterói. E, ao homenageá-la, quero homenagear todas as Associações Pestalozzi do Brasil, que nasceram em Minas Gerais. Dona Helena Antipoff lá fundou esse movimento tão importante, um movimento de solidariedade humana, um movimento de esperança, um movimento que faz com que a vida se torne melhor para tantas e tantas pessoas no Brasil.

Eu me lembro bem que, ainda criança, estudava no Instituto Santa Helena, que era de propriedade de Dona Ester Assunção e de Dona Ana Assunção, que eram as responsáveis pela Pestalozzi lá de Belo Horizonte. Foi a primeira vez em que tive contato com as pessoas com deficiência, pois ela levava os alunos para conhecerem essa realidade. Ficou bem guardada na minha memória essa ação importante que Dona Ester e Dona Ana Assunção praticavam.

Este é o momento também de lembrarmos que já estamos próximos às Olimpíadas de Pequim, onde teremos, paralelamente, as Paraolimpíadas. Nesse evento, as pessoas com deficiência têm se sobressaído, especialmente os brasileiros, que têm obtido uma posição de realce, uma classificação relativa muito melhor do que os brasileiros como um todo conseguem nas Olimpíadas. Vamos acompanhar e torcer por todos os brasileiros que lá estarão participando desse evento internacional.

Vejo também avanços significativos na questão do enfrentamento dos problemas das pessoas com deficiência, até mesmo com essa questão das Faculdades Pestalozzi, que já fazem um trabalho de treinamento dos professores e das pessoas que trabalham com os deficientes.

As entidades, as organizações não-governamentais que atuam nessa área têm e podem contar permanentemente com o apoio do Senado Federal. Todas as questões referentes aos deficientes que foram trazidas aqui sempre tiveram um apoio suprapartidário, um apoio importante, e, assim, muitas conquistas já foram obtidas na melhoria das condições de trabalho, das condições de saúde dos deficientes. O próprio Senado dá um bom exemplo nas condições de acessibilidade. Nós já temos um programa em andamento há muito tempo.

A Senadora Serys Slhessarenko nos dá aqui a notícia positiva de que poderá haver um avanço maior sob o ponto de vista da abrangência dos projetos, sob o ponto de vista dos recursos que podem ser destinados. É o momento de reconhecermos que muito já foi feito, mas que muito ainda precisamos evoluir. Não tenho dúvida de que está dando certo, estamos conseguindo melhorar, sim, e vamos continuar unidos, pois, como disse no início, esse é um movimento de solidariedade, um movimento de esperança.

Eu quero, portanto, deixar os meus cumprimentos a todos os professores, alunos, pais, mães e amigos das Associações Pestalozzi de todo o Brasil.

Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 30/05/2008 - Página 17161