Pronunciamento de Flávio Arns em 29/05/2008
Fala da Presidência durante a 89ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comemoração dos 60 anos de existência da Associação Pestalozzi de Niterói/RJ.
- Autor
- Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
- Nome completo: Flávio José Arns
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Comemoração dos 60 anos de existência da Associação Pestalozzi de Niterói/RJ.
- Publicação
- Publicação no DSF de 30/05/2008 - Página 17166
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO ASSISTENCIAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), EXTENSÃO, ENTIDADE, BRASIL, ATUAÇÃO, BENEFICIO, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, AGRADECIMENTO, AUTORIDADE, PRESENÇA, SESSÃO.
O SR. PRESIDENTE (Senador Flávio Arns. Bloco/PT - PR) - Agradeço ao Senador Mão Santa, bem como a todas as Senadoras e Senadores que se manifestaram nesta sessão solene.
Quero dizer a todos os convidados deste plenário e a todos os que nos acompanham pela TV Senado que muitos Senadores externaram votos de congratulações não só à Pestalozzi de Niterói, que está completando 60 anos de existência, mas a todo o movimento, como já foi enfatizado.
Que esta homenagem que o Senado presta neste dia à Pestalozzi de Niterói se estenda, como homenagem - e isso foi muito enfatizado em todas as falas -, a todas as pessoas e entidades, em todas as áreas de deficiência pelo Brasil, que lutam, como pais, como amigos, como pessoas com deficiência a favor de mais cidadania, de mais legislação, de transporte das idéias para o Orçamento, para políticas públicas, para obras, para que sejamos, como o Senador Mão Santa enfatizou, pessoas de fé e de obras, porque fé sem obras seria algo morto em si mesmo, sem utilidade.
É uma alegria o que o Senado quer externar, o fato de podermos ter tido esta sessão solene, que é uma sessão solene, então, de cidadania e de dignidade.
Quero agradecer, de maneira particular, a presença do Prefeito de Niterói, grande aliado, grande amigo da área, como já foi dito, Godofredo Pinto. Quero também destacar a presença da Presidente da Federação Nacional das Sociedades Pestalozzi do Brasil, Gysélle Tannous, que é do Estado de Mato Grosso do Sul, Pestalozzi de Campo Grande, e quero também agradecer a presença da homenageada do dia de hoje, a Pestalozzi de Niterói, 60 anos de existência, por intermédio da pessoa da Presidente, que está aqui, Srª Lizair de Moraes Guarino, que, além da Pestalozzi, como foi dito, todos nós, do Brasil, temos que ver nela um dos baluartes de grandes lutas que aconteceram no Brasil a favor desta área. Como foi dito, só para citar dois exemplos - dezenas poderiam ser dados -, a luta pela criação da Corde (Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência) e a luta pela criação da Secretaria Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação, de cujo órgão ela foi a primeira secretária nacional. E todos nós, do Brasil, somos muito gratos a isso.
Agradeço a presença de todos, neste Período do Expediente, que teve por objetivo fazer esta homenagem, e conclamo a todos do Brasil para que os trabalhos continuem com muita garra, com muita luta, com muito entusiasmo, porque essa é uma caminhada permanente, com objetivos a serem permanentemente alcançados, e que todos estejamos unidos nessa empreitada: Prefeitura, Governo do Estado, Governo Federal, Judiciário, Legislativo e, principalmente, a comunidade, que nunca falta, que está sempre presente.
Parabéns a todos! Faço, agora, uma interrupção desta sessão, para que ela seja retomada daqui a alguns minutos, e esses minutos de interrupção vão permitir que as pessoas também se cumprimentem.
Obrigado a todas e a todos e convidando-os para a inauguração - também lembrando, na galeria do Senado Federal - da exposição dos alunos na área de artes plásticas. Lembro ainda que, às 18h, haverá o lançamento do livro com esse mesmo objetivo de homenagem.