Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comenta o sofrimento de parcelas da população de Santa Catarina com o ciclone extratropical que abalou o Sul do Brasil.

Autor
Ideli Salvatti (PT - Partido dos Trabalhadores/SC)
Nome completo: Ideli Salvatti
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE PUBLICA.:
  • Comenta o sofrimento de parcelas da população de Santa Catarina com o ciclone extratropical que abalou o Sul do Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2008 - Página 12102
Assunto
Outros > CALAMIDADE PUBLICA.
Indexação
  • GRAVIDADE, ACIDENTES, NATUREZA, ALTERAÇÃO, CLIMA, CHUVA, EXTENSÃO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), DIFICULDADE, POPULAÇÃO, VITIMA, CALAMIDADE PUBLICA, EXPECTATIVA, AUXILIO, GOVERNO FEDERAL, GOVERNO ESTADUAL.
  • GRAVIDADE, EXPLOSÃO, DESABAMENTO, MINAS, MUNICIPIO, LAURO MULLER (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), MORTE, TRABALHADOR, ANUNCIO, VISTORIA, DEPARTAMENTO NACIONAL DE PRODUÇÃO MINERAL (DNPM), MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PREVENÇÃO, ACIDENTES, EXPLORAÇÃO, CARVÃO.

            A SRª IDELI SALVATTI (Bloco/PT - SC. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, o Senador Paulo Paim relatou o sofrimento profundo de parcela significativa da população do Rio Grande do Sul. O que aconteceu no Rio Grande do Sul aconteceu também em Santa Catarina: temos parcelas significativas da população sofrendo com o alagamento e muita dificuldade. Esperamos que se recuperem rapidamente, com a ajuda necessária tanto do Governo Federal quanto do Governo Estadual.

            Em Santa Catarina, tivemos outro episódio lamentável neste final de semana, que foi a explosão de uma mina no Município de Lauro Müller, com dois operários mortos. Vinte e cinco que ficaram soterrados, felizmente, foram todos resgatados com vida, mas não poderíamos deixar de mandar o nosso pesar para a família dos dois operários que morreram nesse lamentável episódio. Estão chegando, para fazer a vistoria, técnicos do Departamento Nacional de Produção Mineral e do Ministério de Minas e Energia, para que mais nenhum acidente dessa magnitude, com tanto sofrimento e perda de vidas, se repita naquele importante setor econômico de Santa Catarina, que é o setor carbonífero. Mas infelizmente o acidente foi bastante grave e preocupou a todos nós.

            Era isso que queria registrar, Sr. Presidente. Agradeço a gentileza de me conceder a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2008 - Página 12102