Discurso durante a 91ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem à memória do Ministro Sérgio Motta, no transcurso dos dez anos de seu falecimento.

Autor
Arthur Virgílio (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem à memória do Ministro Sérgio Motta, no transcurso dos dez anos de seu falecimento.
Publicação
Publicação no DSF de 03/06/2008 - Página 17666
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE MORTE, SERGIO MOTTA, EX MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DAS COMUNICAÇÕES (MC), SECRETARIO GERAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ELOGIO, ATUAÇÃO, INICIO, PRIVATIZAÇÃO, TELEFONIA, BRASIL, COMENTARIO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, ANUNCIO, REALIZAÇÃO, COMEMORAÇÃO.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Cedo ao Senador Mozarildo. Eu apenas peço a V. Exª que registre o pronunciamento em que homenageio - e, aliás, peço um voto de lembrança a esse insigne brasileiro - o Ministro Sérgio Motta pelos dez anos de seu falecimento. Hoje, no Jockey Club de São Paulo, haverá uma bonita festa, promovida pelo Instituto Sérgio Motta, com prêmios, com discursos, com a participação de amigos, lembrando o papel desse homem que modernizou as comunicações no país, quebrou o monopólio, privatizou com coragem, fez bem, estabeleceu um marco regulatório conveniente, e aí está o êxito que se reflete na economia, no crescimento da economia. Um abraço muito afetuoso à sua viúva, Wilma Motta, querida amiga.

 

********************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR ARTHUR VIRGÍLIO.

*********************************************************************************

O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, como só aos grandes se costuma tributar, o Ministro Sérgio Motta, de saudosa memória, será, uma vez mais, lembrado esta noite em São Paulo.

Ao ensejo de homenagem que a ele presta o Jockey Club de S.Paulo, o Instituto Sérgio Motta promove exibição de vídeo para lembrar a passagem desse notável brasileiro pela vida pública brasileira. E o Jockey inscreve o nome de Motta em seu calendário de eventos deste ano. Uma e outra são manifestações de apreço a quem, em vida, tanto deu ao País.

Político atuante, ex-Secretário-Geral do PSDB, Sérgio Motta foi Ministro das Comunicações do Governo Fernando Henrique Cardoso. À época, a ele coube levar a cabo uma das mais notáveis obras de modernização do Estado, ao conduzir o processo de privatização do Sistema Telebrás. E, a partir daí, operou-se no País a tão sonhada democratização da telefonia, hoje uma realidade indiscutível.

De Sérgio, pela ousadia e arrojo de suas iniciativas à frente do Ministério, o mínimo de que dele se lembra é o carinho do estilo trator, com que levou avante a hercúlea tarefa.

E ele foi muito além, cumprindo com desvelo sua atuação no Ministério.

É, pois, com prazer que registro a homenagem desta noite ao Ministro Sérgio Mota.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/06/2008 - Página 17666