Discurso durante a 68ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Ricardo Izar.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem de pesar pelo falecimento do Deputado Ricardo Izar.
Publicação
Publicação no DSF de 06/05/2008 - Página 11353
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, RICARDO IZAR, DEPUTADO FEDERAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), ELOGIO, ETICA, VIDA PUBLICA, MANIFESTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco/PT - SP. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero solidarizar-me com o requerimento do Senador Epitácio Cafeteira, do PTB, de homenagem e pesar pelo falecimento do Deputado Ricardo Izar.

            Ele foi Vereador de 1964 a 1967, em São Paulo, pelo PL; de 1971 a 1975, Deputado Estadual; foi Deputado Estadual de 1975 a 1979 pela Arena; de 1979 a 1983, fomos colegas na Assembléia Legislativa de São Paulo; de 1983 a 1987, ele foi Deputado Estadual e eu fui Deputado Federal. Posteriormente, ele foi Deputado Federal Constituinte, de1987 a 1991. Em 1986, como eu havia sido candidato ao governo e não fui eleito governador ou para o Congresso, então, nesse período não fomos colegas, mas, a partir de 1990, fui candidato ao Senado e reeleito por três vezes. Ele foi eleito Deputado Federal e, desde então, reeleito por seis mandatos. Fomos colegas, a partir de 1991, no Congresso Nacional.

            Houve diversas ocasiões em que tivemos posições bastante diferentes, especialmente ao tempo em que ele estava na Arena e eu no MDB; depois, eu no Partido dos Trabalhadores e ele em outros partidos. Por exemplo, houve ocasiões em que ele, na Arena, como Deputado Estadual, apoiava o Governo Paulo Maluf e eu era de oposição, mas em anos mais recentes, aqui no Congresso Nacional, dialogamos. Mesmo quando tivemos opiniões divergentes, sempre tivemos um diálogo do mais alto nível. Recordo-me muito dos debates que tivemos em inúmeras emissoras de televisão, como na TV Gazeta, no programa de Maria Lídia, e na TV Bandeirantes. Em todos os debates, logo após as eleições, muitas vezes dialogamos.

            Quero registrar o respeito que sempre tive por ele, que era um respeito mútuo. Nos seus seis anos de mandato, ele soube honrar e dignificar o povo de São Paulo, que o elegeu para a Câmara dos Deputados e o Congresso Nacional.

            Quero externar à Srª Marisa, ao seu filho Ricardo, à sua filha, a toda a sua família e aos companheiros do PTB o meu sentimento de profundo pesar e a minha homenagem a Ricardo Izar, que soube dignificar, durante os seus mandatos, o povo do Estado de São Paulo.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/05/2008 - Página 11353