Discurso durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Voto de pesar pelo falecimento do Sr. João Cruz, Prefeito de Gurupi, TO.

Autor
João Ribeiro (PR - Partido Liberal/TO)
Nome completo: João Batista de Jesus Ribeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Voto de pesar pelo falecimento do Sr. João Cruz, Prefeito de Gurupi, TO.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/2008 - Página 12115
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, PREFEITO, MUNICIPIO, GURUPI (TO), ESTADO DO TOCANTINS (TO), EX-DEPUTADO, ENGENHEIRO, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. JOÃO RIBEIRO (Bloco/PR - TO. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Papaléo Paes, Srªs e Srs. Senadores, é com muita tristeza que assino um requerimento de voto de pesar neste dia de hoje, em homenagem a um amigo, a uma pessoa que representou muito para a população do Estado do Tocantins. O Prefeito João Cruz, o falecido Prefeito, o saudoso Prefeito João Lisboa da Cruz, Prefeito da terceira maior cidade do Tocantins, estava, lamentavelmente, internado há mais de quarenta dias em Goiânia em estado grave e acabou falecendo nessa madrugada, a uma e meia da manhã.

            Fui informado pela família e faço esse requerimento de pesar para prestar uma última homenagem a esse valoroso homem público que tanto bem fez à população de Gurupi, Tocantins, uma vez que ficou conhecido tradicionalmente pelas obras realizadas, pela pavimentação.

            João Lisboa era Engenheiro Civil, foi meu colega Deputado Estadual, na Assembléia Legislativa do Estado de Goiás quando lutávamos para criar o Tocantins. Era meu colega, um dos seis Deputados do Norte, Vice-Prefeito de Gurupi, Deputado Estadual por Goiás, Prefeito de Gurupi e, depois, candidato ao Governo de Tocantins e, depois, Vice-Governador do Estado. Por último, novamente Prefeito de Gurupi.

            Era, sem sombra de dúvida, Sr. Presidente, João Lisboa da Cruz, um líder dos mais importantes que tínhamos na historia do Tocantins. Homem preparado que poderia ser Governador, ser Senador, poderia ocupar qualquer cargo público no Tocantins ou nacionalmente no Brasil.

            Portanto, fiz esse requerimento de pesar. É claro que vou estar presente amanhã cedo na cidade de Gurupi - onde o corpo se encontra - para as últimas homenagens da população ao maior líder da história de Gurupi. Portanto, pretendo estar lá amanhã cedo, acompanhando, ajudando a fazer esta última homenagem, também lá na cidade, ao saudoso Prefeito João Lisboa da Cruz, um dos maiores líderes da nossa história.

            Então, peço aos companheiros que aprovemos este requerimento, porque é uma justa homenagem que prestamos a esse cidadão brasileiro e tocantinense, que, lamentavelmente, foi embora, despediu-se de nós.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/2008 - Página 12115