Pronunciamento de Jayme Campos em 06/05/2008
Fala da Presidência durante a 69ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apoio à urgente votação da Proposta de Emenda Constitucional 13, que devolve aos legislativos estaduais a autonomia para autorizar e examinar emancipação com a criação de municípios.
- Autor
- Jayme Campos (DEM - Democratas/MT)
- Nome completo: Jayme Veríssimo de Campos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
DIVISÃO TERRITORIAL.:
- Apoio à urgente votação da Proposta de Emenda Constitucional 13, que devolve aos legislativos estaduais a autonomia para autorizar e examinar emancipação com a criação de municípios.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/05/2008 - Página 12206
- Assunto
- Outros > DIVISÃO TERRITORIAL.
- Indexação
-
- SAUDAÇÃO, PRESENÇA, SENADO, AUTORIDADE MUNICIPAL, LIDERANÇA, MOVIMENTAÇÃO, REFORÇO, MUNICIPIOS, SOLIDARIEDADE, ORADOR, QUALIDADE, EX PREFEITO, EX GOVERNADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), APOIO, URGENCIA, VOTAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, RETORNO, AUTONOMIA, ESTADOS, DECISÃO, EMANCIPAÇÃO, MUNICIPIO, BENEFICIO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL.
- ELOGIO, RENDA PER CAPITA, MUNICIPIO, SAPEZAL (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), SUPERIORIDADE, POPULAÇÃO, CURTO PRAZO, CRIAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Jayme Campos. DEM - MT) - Antes de conceder a palavra, pela ordem, ao Senador Valter Pereira, cumprimento a todos aqui presentes nesta tarde, os municipalistas: prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, lideranças empresariais.
Sejam bem-vindos ao Senado Federal.
E, fazendo um adendo às palavras do Senador Eduardo Azeredo e do Senador Sérgio Zambiasi, penso que a PEC deve ser urgentemente votada, de uma vez por todas, tendo em vista que é mais do que legítima. Até porque, Senador Eduardo Azeredo, quando fui Governador de Mato Grosso, tive a honra e a primazia de criar 21 novas cidades.
Para que V. Exªs tenham conhecimento, há uma cidade que surgiu por volta de 1993, hoje tem 15 anos, com 75 mil habitantes, e é uma das melhores rendas per capita do Pais, a cidade de Sapezal, na região do nosso Estado.
Sou suspeito porque sou municipalista. Fui prefeito por três mandatos, fui governador do meu Estado e, desta feita, sou Senador.
Portanto, é uma visão caolha essa política. Temos de devolver com a maior urgência possível a competência para que as assembléias legislativas tenham a autoridade e a prerrogativa suficientes na criação de novos municípios.
É a minha opinião.
Solidário estou, e, certamente, esta será a solução para o País prosperar e crescer.