Pronunciamento de Renato Casagrande em 30/04/2008
Discurso durante a 66ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Analisa o exagerado lucro dos bancos particulares. Registra o empenho do Banco Central em conter o excesso de tarifas bancárias. Comentário sobre entrevista do Sr. Presidente da República ao Diários Associados.
- Autor
- Renato Casagrande (PSB - Partido Socialista Brasileiro/ES)
- Nome completo: José Renato Casagrande
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
BANCOS.
POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA.
PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.:
- Analisa o exagerado lucro dos bancos particulares. Registra o empenho do Banco Central em conter o excesso de tarifas bancárias. Comentário sobre entrevista do Sr. Presidente da República ao Diários Associados.
- Publicação
- Publicação no DSF de 01/05/2008 - Página 11218
- Assunto
- Outros > BANCOS. POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, FOLHA DE S.PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), REGISTRO, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO, LUCRO, BANCO PARTICULAR, COMPARAÇÃO, ANTERIORIDADE, ANO, APRESENTAÇÃO, DADOS.
- SAUDAÇÃO, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, BRASIL, ELOGIO, ATUAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CRESCIMENTO, PODER AQUISITIVO, POPULAÇÃO, COMPROVAÇÃO, DADOS, BANCO CENTRAL DO BRASIL (BACEN), REGISTRO, EMPENHO, DETERMINAÇÃO, BANCOS, DIVULGAÇÃO, TARIFAS BANCARIAS, CONTENÇÃO, ABUSO.
- REGISTRO, ENTREVISTA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PUBLICAÇÃO, REDE DE TELECOMUNICAÇÕES, DEFESA, COMBUSTIVEL ALTERNATIVO, ESCLARECIMENTOS, PROBLEMA, DEMARCAÇÃO, RESERVA INDIGENA, SUCESSÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, BRASIL, CARTÃO DE CREDITO, GOVERNO FEDERAL, REFORMA POLITICA, COMENTARIO, DESAPROVAÇÃO, POSSIBILIDADE, REELEIÇÃO.
O SR. RENATO CASAGRANDE (Bloco/PSB - ES. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, antes de o Senador Antonio Carlos Valadares se pronunciar em nome da nossa Liderança, estou inscrito, mas, terei que viajar e não terei condições de me pronunciar.
Eu queria deixar registrado um pronunciamento que trata das tarifas bancárias, pois hoje entra em vigência a regulamentação do Banco Central com relação a este tema; que trata do lucro que o Bradesco teve, nos primeiros três meses do ano, de R$2,1 bilhões, demonstrando claramente que o spread bancário é altíssimo no nosso País.
Faço uma análise da necessidade da regulamentação; faço uma análise desse lucro exagerado e exorbitante e até, de certa forma, fora de qualquer realidade no mundo.
Trato um pouco aqui da entrevista que o Presidente Lula deu, aos Diários Associados do final de semana, em que ele fala da importância da reforma política, e sou um defensor deste debate aqui no Congresso Nacional - V. Exª sabe disso.