Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Associa-se à homenagem pelo sesquincentenário da maçonaria piauiense, comenta a visita do Presidente Lula ao Piauí e sauda a escolha do Senador Mário Couto, novo Líder da Minoria.

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.:
  • Associa-se à homenagem pelo sesquincentenário da maçonaria piauiense, comenta a visita do Presidente Lula ao Piauí e sauda a escolha do Senador Mário Couto, novo Líder da Minoria.
Publicação
Publicação no DSF de 09/05/2008 - Página 13458
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PRESIDENTE DA REPUBLICA, ATUAÇÃO. POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MAÇONARIA, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, HISTORIA, ATUAÇÃO, INDEPENDENCIA, BRASIL.
  • COMENTARIO, VISITA, ESTADO DO PIAUI (PI), PRESIDENTE DA REPUBLICA, INSUFICIENCIA, OBRAS, INAUGURAÇÃO.
  • LEITURA, CURRICULO, MARIO COUTO, SENADOR, ESTADO DO PARA (PA), SAUDAÇÃO, ESCOLHA, LIDER, BANCADA, MINORIA.

            O SR. PRESIDENTE (Mão Santa. PMDB - PI) - Associamo-nos às palavras do Senador do Piauí, enaltecendo a maçonaria, essa instituição secular e importante. Foi Gonçalves Ledo que fez a cabeça dos que fizeram a Independência do Brasil, do próprio Pedro I, de José Bonifácio, o líder maçônico. Foram todos atuantes na libertação dos escravos e atuantes na República.

            E me emociona, Senador João Vicente, porque, na cidade de Parnaíba, há uma loja maçônica, cujo nome é Francisco de Moraes Correia, meu tio. Ele é o patrono.

            Quanto à ida do Presidente da República, realmente, foi bom. Mas o nosso Governo, do qual V. Exª foi Secretário de Indústria e Comércio eficiente, entregou ao Piauí 40 mil casas populares. Então, acho muito pouco que o Presidente da República, do Partido dos Trabalhadores, e o Governador do Estado inaugurem 200 casas e mais um hospital, o que mostra a debilidade dos governos do Brasil. Ele foi iniciado em 1991, quando Heráclito Fortes era Prefeito municipal, quando o Presidente era Fernando Collor de Mello. Agora, concluiu-se e ainda não está funcionando. Vai funcionar daqui a três, quatro meses. Vai funcionar.

            Então, V. Exª merece todo o apoio do povo do Piauí. V. Exª enriqueceu o nosso Governo e serve de símbolo para o próprio Partido dos Trabalhadores, que está lá. Juntos, entregamos 40 mil casas populares ao povo do Piauí.

            Convidamos para usar da palavra, pela Liderança do PSDB, o Senador Flexa Ribeiro.

            O povo do Pará está emocionado com a indicação do Líder da Minoria. Pesa sobre ele a responsabilidade de manter a democracia no Brasil. Eu acabei de receber em e-mail já um currículo de V. Exª. Permita-me ler, porque é um respeito ao Estado do Pará.

Mário Couto, Líder da Minoria, esse bravo Senador paraense, nasceu em 14 de janeiro de 1946. Foi o caçula de cinco filhos de seu Mário e de Dona Georgete, pequenos comerciantes que trabalharam duro para realizar o grande sonho de ver os filhos formados e com futuro garantido. Foi por isso que, ainda menino, Mário Couto deixou a tranqüila Salvaterra e se mudou para Belém. À saudade dos pais juntou a dedicação aos estudos. Completou o primário na escola Rui Barbosa e cursou o ginásio e o clássico no colégio Paes de Carvalho.

Mário Couto formou-se em administração, entrou para a Rodobras e, logo depois, assumiu cargo de direção no DNER, hoje DNIT, ganhando experiência administrativa e amplo conhecimento do Pará. Sempre ligado à cultura popular, presidiu a escola de samba - ah, eu não sabia; agora, há a Ideli, e nós temos a Minoria. A Ideli também já tem sambado aqui - Arco-Íris, campeã na época de ouro do carnaval de Belém.

            Ouviu, Senador Jarbas Vasconcellos? Convide para passar um Carnaval em Olinda o nosso Líder da Minoria.

            Então, eu recebi um e-mail do povo. Não tenho esperança, não. Tenho certeza de que V. Exª se destacará no Brasil como Líder da Minoria, que vai salvaguardar a democracia no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/05/2008 - Página 13458