Discurso durante a 93ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela assunção como Senador da República, pelo Estado do Amazonas, integrando a bancada do PDT. Homenagem à memória do Senador Jefferson Péres.

Autor
Jefferson Praia (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AM)
Nome completo: Jefferson Praia Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.:
  • Satisfação pela assunção como Senador da República, pelo Estado do Amazonas, integrando a bancada do PDT. Homenagem à memória do Senador Jefferson Péres.
Aparteantes
Adelmir Santana, Alvaro Dias, Antonio Carlos Júnior, Arthur Virgílio, Cristovam Buarque, Eduardo Azeredo, Eduardo Suplicy, Flexa Ribeiro, Geraldo Mesquita Júnior, Heráclito Fortes, José Agripino, José Nery, João Pedro, Lúcia Vânia, Marco Maciel, Marconi Perillo, Marina Silva, Mário Couto, Mão Santa, Osmar Dias, Patrícia Saboya, Romero Jucá, Romeu Tuma, Sergio Guerra, Tasso Jereissati.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/2008 - Página 17887
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. HOMENAGEM.
Indexação
  • APRESENTAÇÃO, ORADOR, POSSE, SENADO, MANIFESTAÇÃO, INTERESSE, DESBUROCRATIZAÇÃO, VALORIZAÇÃO, MICROEMPRESA, PEQUENA EMPRESA, FONTE, PROGRESSO, EMPREGO, RENDA, PROMOÇÃO, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, REGIÃO AMAZONICA, EMPENHO, MELHORIA, CONCEITO, CONGRESSO NACIONAL, CIDADÃO, BRASIL.
  • HOMENAGEM POSTUMA, JEFFERSON PERES, SENADOR, ESTADO DO AMAZONAS (AM), OPORTUNIDADE, RECONHECIMENTO, SUPERIORIDADE, PERDA, VIDA PUBLICA, BRASIL, ELOGIO, INTEGRIDADE, ETICA, EFICACIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, MELHORIA, REPUTAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, COMENTARIO, CONFERENCIA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DEFESA, PROGRAMA, MODERNIZAÇÃO, POLITICA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, EMANCIPAÇÃO, NATUREZA SOCIAL, PAIS, ABRANGENCIA, REFORMA POLITICA, REFORMA TRIBUTARIA, REFORMA ADMINISTRATIVA, ESTADO, ADOÇÃO, MODELO, ORÇAMENTO, GARANTIA, LEGISLATIVO, RESPONSABILIDADE, PLANEJAMENTO, DESPESA, DESTINAÇÃO, RECURSOS, SETOR PUBLICO.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumpro o dever constitucional de me apresentar ao Senado da República, a fim de assumir a cadeira até há pouco ocupada pelo meu mestre, líder e amigo Senador Jefferson Péres, quando os cidadãos da sua querida Manaus, do Estado do Amazonas e do Brasil inteiro ainda sofrem com a perplexidade e com a dor de sua perda, tão irreparável quanto inesperada e que abriu uma lacuna na vida pública nacional que ninguém será capaz de colmatar.

            Sei muito bem o quanto o Senador Jefferson Péres, em tudo e por tudo um homem de exceção, era, é e será insubstituível, razão por que não poderia eu nutrir a mínima ilusão de substituí-lo. Assim, rogo a proteção e a iluminação divinas, para, simplesmente, com humildade e dignidade, sucedê-lo.

            Ao encarar essa inédita responsabilidade, volto-me, com o coração transbordante de solidariedade e gratidão à sua enlutada e estimadíssima família, na pessoa de sua viúva, a companheira inseparável da trajetória iluminada do saudoso estadista amazonense, sua conselheira de todas as horas e confidente de sempre, Drª Marlídice de Souza Péres, em companhia dos três filhos do casal - Rômulo, Roger e Ronald.

            Honrado pela amizade de nossas famílias, há muito me foi concedido o privilégio de testemunhar o papel central desses quatro protagonistas na vida pública e privada do Senador Jefferson Péres. Eram o seu porto seguro, onde ele recobrava alento para continuar suas batalhas pela ética na política, pelo progresso material e espiritual do Amazonas e pelo desenvolvimento humano de Manaus e de seu povo; o bálsamo para as suas desilusões; o referencial de carinho, o azimute afetivo, o norte existencial; enfim, fonte inspiradora em que se reabastecia de esperança, em sua longa e exaustiva caminhada em prol do despertar da consciência republicana da cidadania, indispensável argamassa para a construção do bem comum.

            O SR. ARTHUR VIRGÍLIO (PSDB - AM) - V. Exª me permite um aparte, Senador Jefferson Praia?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Com muito prazer, Senador Arthur Virgílio.

            O Sr. Arthur Virgílio (PSDB - AM) - É para saudar V. Exª nesta Casa, com a missão absolutamente dura que tem a cumprir, que é substituir um Senador que virou legenda neste País, o Senador Jefferson Peres. Mas a Casa, já a partir desse pronunciamento, começa a perceber aquilo que nós, no Amazonas, conhecemos à farta: que V. Exª é um moço preparado, um excelente analista de economia brasileira e regional, muito especificamente; é uma pessoa correta, com uma militância íntegra, com muitos serviços prestados nas atividades inteiras que desempenhou, ultimamente como Secretário Municipal em Manaus. Então, é com muita alegria - e, tenho certeza, falo em nome de toda a Bancada do PSDB - que devo mesmo apresentar a V. Exª as minhas saudações de colega agora, de companheiro sempre e de amazônida e amazonense, seu conterrâneo, duas vezes, portanto. Que V. Exª seja muito feliz e que cumpra, com garbo, com decência, o que se espera: essa missão dura, árdua de substituir o nosso querido e já tão saudoso Senador Jefferson Péres. Seja bem-vindo! Seja muito feliz no seu mandato!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Arthur Virgílio, pelas suas palavras de apoio e de estímulo, para que possamos representar bem o nosso Estado.

            À querida Drª Marlídice e aos meus caros amigos Ronald, Roger e Rômulo, como sempre, presto meus respeitos e o testemunho do meu apreço, partilhando, agora, com eles o cálice amargo da saudade.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aos presentes, que me honram com sua atenção e que testemunharam de perto os muitos e significativos lances da atuação parlamentar, bem como a fertilidade da produção legislativa do Senador Jefferson Péres não pretendo, nem estaria ao meu alcance, historiar em minúcias todas as lutas que travou do alto desta mesma tribuna ou nessas verdadeiras oficinas do Poder Legislativo que são as comissões permanentes e temporárias, ou ainda, no front da formação da opinião pública, em contato freqüente com os profissionais de imprensa e dos veículos de comunicação do seu Estado, do seu País e, não raro, do mundo. Permitam-me, portanto, apenas um ligeiríssimo bosquejo dos traços de sua personalidade e de seu trabalho infatigável e fecundo que mais impressionaram o espírito deste seu amigo e seguidor.

            Como são unânimes em reconhecer seus colegas e amigos nesta Casa, a palavra do Senador Jefferson Péres era ouvida porque tinha peso; e tinha peso porque seu discurso preferido era a ação. Rechaçava, com o comedimento, o cavalheirismo e o desassombro característicos, as insinuações de moralismo que, de raro em raro, imputava-lhe a má vontade de poderosos interesses contrariados, limitando-se a lembrar que o moralista é o fariseu que se escora na lógica dúplice do “faça o que digo, e não faça o que faço”.

            Ensinava que o verdadeiro homem de bem, ao contrário, era aquele que ousa cobrar de si mesmo uma conduta absolutamente coerente com os princípios, virtudes e valores que professa para todos. Aliás, essa imagem de homem de bem, modelo de conduta ética, burilado ao longo de milênios pelos magistérios das grandes religiões mundiais e modernamente secularizado pela filosofia moral de pensadores, como Immanuel Kant, essa imagem, repito, povoava suas conversas cotidianas conosco, amigos e correligionários, nos eventos políticos e nos atos públicos de que estava sempre participando, cercado pelo povo.

            Esse foi o mesmo povo que, em peso, acorreu ao Cemitério de São João Batista, no centro de Manaus, para verter lágrimas sinceras em seu último adeus ao Senador. Uma compacta multidão que misturava operários da indústria, empregados do comércio, estudantes, professores, intelectuais, profissionais liberais, servidores públicos, micro e pequenos empresários, aposentados e pensionistas, todo aquele contingente que ele referia orgulhoso como sendo o seu “exército invisível” de microformadores de opinião, regimento em que, desde longa data, sentei praça para jamais dar baixa, comemorando com os demais soldados, meus companheiros, principalmente os do PDT, cada nova vitória do nosso comandante no campo de batalha.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Senador Jefferson Praia, V. Exª me permite um aparte?

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador João Pedro. Ouço V. Exª, com muito prazer.

            O Sr. João Pedro (Bloco/PT - AM) - Como meu companheiro, Senador do Amazonas, Senador do Brasil, Senador do PDT, eu, que tinha uma relação respeitosa e de militância com o Senador Jefferson Péres, já estava aqui até pronunciando o nome do saudoso Senador, Senador que até o dia de hoje causa a todos nós amazonenses, a seus companheiros do PDT uma profunda dor pela perda inesperada, até porque o Senador estava aqui na quarta-feira, antes do feriado, trabalhando e falando em defesa da Amazônia, condenando uma possível internacionalização da nossa região. Senador, autorizado pela Líder Ideli Salvatti, do Partido dos Trabalhadores, neste momento em que V. Exª assume e ocupa esta tribuna, uma trincheira, um lugar sagrado do Senado, um lugar de se reafirmar, de se fazer o contraditório das idéias, pedi o aparte para, em nome do Partido dos Trabalhadores, desejar que este mandato de V. Exª, que é legítimo, seja exitoso, que seja um mandato em que V. Exª possa externar o projeto do PDT, em que possa compartilhar desse projeto político que estamos vivendo no Brasil e possa fazer a defesa que V. Exª já faz há algum tempo. Nós que fomos companheiros na Agronomia na nossa Universidade Federal, quero dar um testemunho a esta Casa: V. Exª assume um mandato de Senador e tem história no Amazonas, na Universidade do Amazonas, como professor, como vereador em Manaus, como secretário municipal da capital do nosso Estado, como militante e como dirigente do PDT. V. Exª é um homem público que, com certeza, vai orgulhar ainda mais a história de V. Exª. Não tenho dúvida de que V. Exª vai ter um mandato e vai contribuir com os debates nesta Casa. V. Exª tem um passado, tem um presente, e esse é o desejo da Bancada do Partido dos Trabalhadores: que V. Exª exerça na plenitude esse mandato, defendendo a democracia, políticas públicas sérias. V. Exª fará isso com certeza. Digo que, neste momento de alegria - tem um misto de dor, mas tem um misto de alegria -, V. Exª assume ao lado de dirigentes do PDT do nosso Estado, de gestores como o nosso querido José Carlos Reston, que está presente, uma pessoa importante do nosso Estado; o Stones Machado, que é presidente do diretório; dos familiares de V. Exª, o seu pai, a sua esposa, a Srª Marta Brito, que se fazem presente. Isso é um motivo de orgulho para todos nós. É um desafio? É um desafio. A política é um desafio. A política é luta, é contraditório, é dureza, é sacrifício, mas, com certeza, V. Exª dará conta do recado e vai orgulhar, assim como Jefferson Péres, a todos nós amazonenses e militantes políticos. Que V. Exª tenha nesse mandato uma caminhada importante para o nosso Estado, para o Partido de V. Exª, mas fundamentalmente para o povo brasileiro. Muito obrigado. Parabéns!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador João Pedro, pelas suas palavras.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Um aparte, Senador.

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Um aparte, Senador.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Senador Jefferson Praia.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador.

            O Sr. José Agripino (DEM - RN) - Senador Jefferson Praia, meu aparte será muito rápido. V. Exª tem a consciência de que substitui aqui um dos ícones do Senado, desta Legislatura, que foi o Senador Jefferson Péres. Uma figura estimada e uma figura respeitada. Ele era estimado e respeitado. Ele era uma referência da Casa, e V. Exª, o primeiro-Suplente dele. Eu não o conhecia, perguntei ao Senador Arthur Virgílio, meu fraterno amigo, que me dissesse do seu perfil. Ele me disse que V. Exª é um economista de boa qualidade, um político sério, um homem preparado e que faria boa figura no Senado. Essa é a minha expectativa, baseada na opinião de uma pessoa em que eu confio, que é o Senador Arthur Virgílio. De modo que eu quero lhe dar as boas-vindas em nome do meu Partido, em nome do Democratas. Quero dizer que V. Exª é muito bem-vindo e que eu acho que V. Exª, pelo que estou sabendo, desempenhará bem ou completará bem o mandato do Senador Jefferson Péres, que se foi recentemente, mas que é substituído por V. Exª em quem eu confio e a quem desejo o melhor êxito.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador José Agripino.

            O Sr. Osmar Dias (PDT - PR) - Permite-me V. Exª um aparte?

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Permite-me V. Exª um aparte?

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Permita-me um aparte, Senador.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Senador Mário Couto, permita-me ouvir o aparte do Senador Osmar Dias e, em seguida, ouvirei V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Osmar Dias (PDT - PR) - Obrigado, Senador Mário Couto. Senador Jefferson Praia, estou fazendo o aparte de pé para conseguir ver V. Exª - a frente aqui está sempre muito ocupada. Portanto, peço também licença ao Presidente para fazer este aparte de pé, e é até uma forma de homenagear o Senador Jefferson Péres que nos deixou - deixou a Bancada, deixou o Senado, deixou o Brasil entristecidos. Eu acredito que V. Exª, hoje, está assumindo o seu mandato de Senador com uma profunda tristeza, porque o Senador Jefferson Péres, com quem eu conversava todas as manhãs para acertar como seria o caminho do nosso Partido naquele dia, as votações... E podem verificar que não tem um voto meu diferente ao do Senador Jefferson Péres durante 13 anos, praticamente, e nós sempre conversávamos. E o Senador Jefferson Péres me fez conhecer V. Exª pelas referências positivas que sempre fez a respeito de V. Exª. Portanto, nós o estamos recebendo no Senado também tristes, porque o Senador Jefferson Péres deixou, aqui, sim, uma tristeza imensa, mas queremos que V. Exª seja aqui bem recebido, como foi bem recebido pelo nosso Partido, por todos os partidos, e que se sinta muito à vontade para desempenhar o seu mandato, que terá todo o apoio do PDT. Pediu-me o Ministro Carlos Luppi que transmitisse a V. Exª o orgulho do Partido em tê-lo nas nossas fileiras. Logo mais, faremos uma reunião, já da Bancada, para verificarmos em quais comissões técnicas V. Exª vai atuar para ajudar o Partido, o PDT, a trabalhar pelo Brasil. Nós temos certeza de que, com a seriedade que V. Exª traz ao Senado Federal, nós poderemos dar continuidade aqui, pelo menos modestamente, ao que sempre pregou o Senador Jefferson Péres. Seja bem-vindo e conte com os Senadores do seu Partido, o PDT.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Osmar Dias.

            O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Senador Jefferson Praia, antes de V. Exª responder ao aparte do Senador Osmar Dias, eu quero registrar, ao lado do Ministro Carlos Luppi, a presença do Deputado Vieira da Cunha, Líder do PDT na Câmara dos Deputados.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Senador Mário Couto, ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Mário Couto (PSDB - PA) - Senador Jefferson Praia, não poderia eu deixar de lhe apartear, como vizinho do seu Estado, o Estado do Pará, e dizer da minha imensa satisfação em poder ter um companheiro Senador do Estado do Amazonas. Antes de lhe desejar boas-vindas a este Senado, eu gostaria também de fazer referência ao eminente Senador Jefferson Péres, com quem tive oportunidade de conviver por cerca de um ano e meio e sentir a sua importância para a Nação brasileira, sentir a sua importância para o Estado do Amazonas e dizer a V. Exª que o Senador Jefferson Péres faz falta ao Brasil, faz falta a todos aqueles que têm ética, caráter, moral. Tenho certeza absoluta de que a expectativa em relação ao seu nome é de substituí-lo com alteza; de que V. Exª terá um profícuo mandato aqui neste Senado. Numa das reuniões da nossa Bancada, a do PSDB, o Senador Arthur Virgílio, Líder do nosso Partido, fez referências elogiosas a V. Exª, não deixando dúvida de que V. Exª vem somar para o bem da nossa Nação e para o bem do seu Estado, o Amazonas. Meus parabéns pelo novo mandato, com as saudades de Jefferson Péres, desejando a V. Exª um mandato profícuo. Muito obrigado e meus parabéns!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Um aparte, Senador Jefferson.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador.

            O Sr. Marconi Perillo (PSDB - GO) - Senador Jefferson Praia, a minha saudação, os meus cumprimentos, os meus votos da melhor produção possível aqui em substituição ao grande e saudoso Senador Jefferson Péres. Hoje, tivemos oportunidade de participar de uma reunião, coordenada pelo Líder do nosso Partido, o PSDB, Senador Arthur Virgílio, seu colega do Estado do Amazonas. E ele, àquela oportunidade, teceu as melhores referências, os melhores comentários a respeito da trajetória de V. Exª, de tal sorte que estamos convencidos de que V. Exª substituirá à altura o nosso talentoso, culto, ético, Senador Jefferson Péres, que o Brasil, o Senado da República, o Congresso Nacional perderam nos últimos dias. Seja bem-vindo V. Exª a esta Casa de Rui Barbosa, com a convicção de que teremos muitos embates a travarmos juntos na defesa do nosso País e, especialmente, da nossa Casa. Muito obrigado. Minhas felicitações!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aprendemos, graças ao referido acúmulo multimilenar de sabedoria, que o homem de bem é o que pratica a lei da justiça, do amor e da caridade na sua maior pureza. Quando interroga a própria consciência sobre os atos que praticou, pergunta se não transgrediu essa lei, se não fez o mal, se fez todo o bem que podia, se ninguém tem motivos para dele se queixar, enfim, se fez aos outros o que desejava que lhe fizessem.

            Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem contar com qualquer retribuição e sacrifica seus interesses à justiça.

(O Sr. Presidente faz soar a campainha.)

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Se Deus lhe outorgou o poder ou a riqueza, considera-os um depósito, de que lhe cumpre usar para o bem, deles não se envaidecendo, por saber que Deus, que lhas deu, também lhas pode tirar.

            O homem de bem, enfim, minhas senhoras e meus senhores, respeita em seus semelhantes todos os direitos que as leis divinas, naturais e humanas lhes concedem, como exige que os mesmos direitos lhe sejam respeitados.

            No meu modesto entender, eis aí, numa cápsula, a filosofia de vida que norteou o Senador Jefferson Péres até sua passagem para a eternidade.

            Transplantada para a vida política brasileira, essa visão de mundo fundamentou a posição republicana que ele ardorosamente subscrevia. Para o Senador Jefferson Péres, “ser republicano é encarar a vida pública como responsabilidade e privilégio de servir à sociedade”. Essa frase, que soa como um desafio cívico para todos quantos nos sentimos agora órfãos de sua presença, mas que aceitamos o dever de meditar ativamente no seu exemplo, faz parte de um de seus últimos textos, que as surpresas do destino transformaram em uma espécie de testamento para esta e as próximas gerações.

            Nesse mesmo documento, sistematização de palestra que proferiu no Rio de Janeiro a 27 de setembro do ano passado, no Fórum Nacional, a convite do Coordenador-Geral desse, o ex-Ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, esboçou o Senador uma espécie de programa mínimo para a modernização política, o amadurecimento econômico e a emancipação social do Brasil estribado no tripé:

            1. Reforma política (com adoção do voto distrital misto, “mediante o qual o eleitor sufragaria simultaneamente o candidato a deputado pelo seu distrito e a sigla partidária da sua preferência”, como fórmula para o simultâneo robustecimento da representatividade e da governabilidade);

            2. Reforma tributaria (com “gradativa desoneração” do fardo tributário que hoje transfere para o Governo, nos três níveis da Federação, 40% de tudo o que os brasileiros produzem, “até que a relação carga/PIB” atingisse “um patamar mais próximo da média dos países emergentes ou recém-admitidos ao clube dos plenamente desenvolvidos”, a exemplo dos chamados tigres asiáticos ou do nosso vizinho Chile);

            3. Reforma administrativa do Estado (com a adoção de um corpo de servidores profissionalizado, admitido unicamente por concurso e compensado ou promovido tendo por base exclusivamente o mérito, para uma redução gradual, porém constante, dos cargos públicos em confiança, hoje preenchidos conforme a lógica clientelista do loteamento político na Administração Pública Direta ou Indireta e também nas empresas estatais, em troca de apoio político dos parlamentares governistas ao Executivo.

            Também no marco dessa terceira reforma, o Senador Jefferson Péres inseriu “o Orçamento impositivo, sob o qual o Parlamento tornar-se-ia inteiramente responsável pelo planejamento das despesas e alocação dos recursos públicos”). 

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em pé de igualdade com essas bandeiras prioritárias, de âmbito nacional, o Senador cultivava fielmente seu compromisso perene com o desenvolvimento econômico e bem-estar social, em bases sustentáveis, da sua região, do seu Estado e da sua capital amazonense. Não se limitava a cobrar da União e da sociedade brasileira o cumprimento de responsabilidades para com a preservação do patrimônio natural e cultural da Amazônia, nesta quadra histórica em que as atenções dos governantes e dos povos de todo o planeta, preocupados com a sobrevivência e o futuro da humanidade, se fixam no que o Brasil faz, não faz, ou deixa que façam com a floresta, os povos que a habitam e a imensa biodiversidade que a singulariza.

            De fato, ele procurava realizar o que estivesse ao seu alcance a fim de mudar para melhor a realidade, abrindo generosamente mão das emendas orçamentárias individuais a que tinha direito...

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador, permite-me um aparte? Senador Adelmir Santana.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador. Ouço-o com muito prazer.

            O Sr. Adelmir Santana (DEM - DF) - Senador Jefferson Praia, todos nós, naturalmente, lamentamos a perda do Senador Jefferson Péres, mas nos sentimos orgulhosos em recebê-lo e temos certeza de que o Estado do Amazonas haverá de suprir a falta do Senador que perdemos com a atuação de V. Exª. Quero dar-lhe boas-vindas em nome da representação do Distrito Federal, nós que aqui acolhemos nossos companheiros, e desejar a V. Exª sucesso absoluto no desempenho do seu mandato, que é legítimo e que certamente engrandecerá a todos nós. Parabéns a V. Exª!

      O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

      Quanto à sua adorada Manaus...

            A Srª Patrícia Saboya (PDT - CE) - Senadora Patrícia.

            A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senadora Lúcia Vânia.

            A Srª Patrícia Saboya (PDT - CE) - O Senador Tasso também gostaria de fazer um aparte, assim como o Senador Sérgio Guerra e a Senadora Lúcia Vânia. Senador Jefferson Praia, o Senador Osmar Dias falou em nome de toda a bancada, mas eu não poderia também, neste momento, ficar sem lhe trazer uma palavra de boas-vindas e sem dizer que todos nós sabemos da responsabilidade que V. Exª terá a partir deste momento, ao substituir um homem da altura e da grandeza de Jefferson Péres, por seu talento, por seu amor a este País, pela forma sempre tão apaixonada com que defendia o seu pedaço de terra, hoje tão cobiçado pelo mundo inteiro. Porém, tenho certeza de que, pela história de V. Exª, por seu passado, por seu presente, por sua disposição de ajudar seu Estado, encontrará nesta Casa muitos braços que irão lhe apoiar, muitas palavras que irão colaborar com o seu mandato. Eu também, como filiada do PDT, como única mulher, fiz questão de lhe trazer estas boas-vindas e de lhe desejar tudo o que possa ter de melhor nesta Casa, tudo o que V. Exª possa levar de melhor para a representatividade de seu Estado. V. Exª terá, aqui, não só por parte da bancada do PDT, mas certamente de toda a Casa, o apoio necessário para exercer o seu mandato, pela admiração que todos nós temos e tínhamos pelo Senador Jefferson Péres, figura tão extraordinária, que representava não mais o nosso partido, mas o Brasil inteiro. Temos certeza de que V. Exª vem para cá trazendo aquilo que aprendeu, de que trará algo de novo, mas também de que se manterá sobre as bases da ética e da moral, tão defendidas pelo Senador Jefferson Péres. Seja muito bem-vindo, que Deus o abençoe e que V. Exª possa ter nesta Casa todo o amparo necessário para fazer com que o seu mandato brilhe muito pelo País afora. Parabéns!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senadora.

            Ouço, com muito prazer, a Senadora Lúcia Vânia.

            A Srª Lúcia Vânia (PSDB - GO) - Senador Jefferson Praia, quero também me associar aos demais Senadores que o cumprimentaram por sua vinda. Quero dizer também que sinto a responsabilidade que V. Exª terá ao substituir um dos grandes homens desta Casa. Sei que o Senador Jefferson, como sempre, teve um cuidado enorme ao escolher o seu suplente. Pelo que nós vimos hoje e pelo que foi descrito pelo Senador Arthur Virgílio na reunião da bancada, nós podemos ter a certeza de que V. Exª virá com toda força representar o seu Estado e dar continuidade ao trabalho de um dos homens mais éticos, mais responsáveis e mais brilhantes deste País. Portanto, desejo que V. Exª, ao lado do Senador João Pedro e do Senador Arthur Virgílio, tenha muito sucesso ao conduzir os trabalhos nesta Casa não só em relação ao Amazonas, mas também ao Brasil. Portanto, receba os nossos cumprimentos, o nosso carinho e, acima de tudo, a nossa torcida, a torcida da bancada do PSDB, conduzida nesta Casa por seu Líder Arthur Virgílio. Ainda que seja do PDT, sei que V. Exª será nosso parceiro. Sempre trabalhamos junto com o Senador Jefferson e tenho certeza de que trabalharemos junto com V. Exª também. Portanto, os meus cumprimentos, pedindo a Deus que o ilumine para que possa fazer o máximo em favor de seu Estado e em favor do Brasil. Muito obrigada.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senadora.

            Senador Tasso Jereissati, ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Tasso Jereissati (PSDB - CE) - Senador Jefferson Praia, eu queria, ao desejar-lhe boas-vindas, dizer que entendo a responsabilidade que V. Exª assume neste momento. Não é fácil substituir, nesta Casa, o saudoso Senador Jefferson Péres, homem que marcou, por sua atuação, por sua postura, por sua personalidade, de maneira indelével sua passagem pelo Senado. V. Exª, hoje, tem essa responsabilidade de substituí-lo, representando o grande Estado do Amazonas. Sabemos nós, porém, que V. Exª, por todas as referências que temos tido, de todos os companheiros de V. Exª do Estado do Amazonas, desde os Senadores a Deputados, amigos nossos, tem as condições e as qualidades necessárias para substituí-lo no mesmo nível, com a mesma dignidade. Conte, portanto, com todos nós, tanto com os companheiros de seu partido como com os de outros partidos, como é o meu caso, que sou do PSDB. Conte com a nossa amizade, com o nosso companheirismo, e fica a nossa expectativa de que V. Exª realmente tenha as condições para fazer um trabalho à altura do seu amigo e companheiro Jefferson Péres. Seja muito bem-vindo a esta Casa!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT-AM) - Muito obrigado, Senador Tasso Jereissati.

            O Sr. Sérgio Guerra (PSDB - PE) - V. Exª me permite um aparte?

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Permite-me V. Exª um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador Sérgio Guerra. Ouço-o com muito prazer.

            O Sr. Sérgio Guerra (PSDB - PE) - Senador Jefferson, todos nós recebemos a sua chegada aqui com muita satisfação. Primeiro, porque foram unânimes as referências positivas a sua pessoa, de seus companheiros de bancada do Amazonas e de todos aqueles que o conhecem. Segundo, porque vem para uma bancada que tem história aqui no Senado: a bancada do Amazonas tem qualidade, é uma bancada diferenciada. No primeiro contato, na primeira impressão, a gente já percebe que a qualidade e a competência de V. Exª vão surgir aqui e se afirmar, percebe que sua seriedade refletirá o trabalho do Senador Jefferson Péres. O Senador Jefferson Péres era alguém que estava acima de nós, tinha uma imensa respeitabilidade. Era capaz de ser afirmativo, de ser independente e de ser leal. Honrou esta Casa enquanto foi Senador e honrou o Brasil enquanto foi homem público. Nós estamos convencidos - nós, do PSDB, e de todos os partidos, na oposição seguramente - de que o Amazonas terá outro Senador competente, honesto e correto para representar o Brasil, representar o seu Estado em um momento de crise do País, quando lideranças se curvam, dobram a espinha por razões subalternas, e pouca gente afirma seus verdadeiros pensamentos. O PDT é um partido popular, é um partido que tem história no Brasil, tem o legado de Leonel Brizola e dos trabalhadores e, seguramente, estará representado aqui com sua presença entre todos nós. Seja muito bem-vindo e boa sorte no seu mandato!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Senador Jefferson Praia, um aparte.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não. Ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Alvaro Dias (PSDB - PR) - Senador Jefferson Praia, também em nome do Senador Mão Santa, ao meu lado, desejo sucesso a V. Exª no exercício do mandato que assume hoje. O fato de ter sido V. Exª escolhido por Jefferson Péres, por si só, o credencia. Estamos seguros de que V. Exª será um grande Senador e de que perseguirá os objetivos propugnados por Jefferson Péres nesta Casa. Seja bem-vindo, Senador!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador Cristovam. Ouço V. Exª com prazer.

            O Sr. Cristovam Buarque (PDT - DF) - Senador Jefferson Praia, o senhor tem, neste momento, talvez o cargo mais difícil de toda esta Casa, porque o senhor chega sendo olhado, desde o primeiro dia, pelo Brasil inteiro, como substituto de um símbolo. Isso vai fazer muito difícil o seu desempenho, mas tenho um caminho a sugerir: ninguém substitui Jefferson Péres; então, seja Jefferson Praia, porque o senhor já tem tamanho suficiente para ser um grande Senador. Pelo que vi, pelo que conversei com as pessoas de Manaus, pelo que ouvi dos companheiros do PDT, o senhor tem condições de ser um grande Senador: o Senador Jefferson Praia, não o substituto de Jefferson Péres, o que, a meu ver, nenhum aqui de nós teria condições de ser. Bem-vindo! Fico orgulhoso de tê-lo como companheiro de partido. Jefferson, o primeiro, Péres, é o nosso símbolo; o senhor é o nosso Senador.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Cristovam, por suas palavras.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - V. Exª me permite um aparte, Senador?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador.

            O Sr. Flexa Ribeiro (PSDB - PA) - Senador Jefferson Praia, também faço questão de saudá-lo neste momento em que V. Exª assume o mandato do nobre Senador Jefferson Péres, um símbolo e um exemplo a ser seguido por todos nós do Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que V. Exª, assumindo a vaga do nosso saudoso Jefferson Péres, irá dar continuidade ao trabalho que ele desempenhou ao longo de quase dois mandatos no Senado Federal, defendendo o Brasil e a nossa Amazônia. Sem sombra de dúvida, há necessidade de se ter aqui uma bancada aguerrida, independente de questões partidárias ou ideológicas, para que possamos levar para nossa sofrida região o desenvolvimento e a qualidade de vida que todos nós, amazônidas, desejamos. Seja feliz, que Deus o abençoe no mandato que se inicia no dia de hoje!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - Senador, V. Exª me concede um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Romeu Tuma (PTB - SP) - Eu apenas queria saudá-lo. Hoje, pela manhã, quando houve a abertura de um simpósio no Interlegis sobre os vinte anos da nossa Constituição, foi feita uma homenagem ao Senador Jefferson Peres: apareceu sua imagem, em videoconferência, no início dos trabalhos do seminário. Dizia ele que não era nada diferenciado ter ética no seu trabalho, porque já estava embutido em seu DNA. Portanto, a ética, a correção, a amizade, o candor no trato com os companheiros já eram próprios de Jefferson Péres. V. Exª recebe praticamente uma palavra amiga de todos os Senadores aqui presentes, e eu não poderia deixar de também fazê-lo, não só pela admiração pelo Senador Jefferson Péres e pela amizade que nutríamos por ele, mas também pelas referências dos Senadores a respeito de V. Exª. Tenho certeza de que virá formar, com a maioria desses Senadores, uma força que recuperará o Parlamento e enfrentará todas as dificuldades, com a altivez própria de um amazônida. Que Deus o abençoe! V. Exª terá entre nós bons amigos, prontos a colaborar naquilo que V. Exª projetar para a melhoria dos cidadãos brasileiros.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Romeu Tuma.

            O Sr. Romero Jucá (PMDB - RR) - V. Exª me permite um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. Romero Jucá (PMDB - RR) - Senador Jefferson Praia, eu quero também, em nome da Liderança do Governo, saudar V. Exª pela posse, dizer da alegria de recebê-lo, companheiro da Região Amazônica, companheiro de lutas e de enfrentamentos que teremos em defesa da nossa região, do nosso País. Quero me colocar à disposição para sermos parceiros de trabalho, para que possamos construir juntos tudo aquilo que almejava o Senador Jefferson Péres, com o seu trabalho - e sei que almeja V. Exª também. V. Exª tem uma responsabilidade muito grande, mas tem toda a condição, todo o preparo e terá todo o apoio para exercer aqui um grande mandato e defender o Amazonas da forma como o povo do Estado espera que V. Exª atue. Meus parabéns, seja bem-vindo a esta Casa!

            O Sr. José Nery (PSOL - PA) - V. Exª me concede um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador. Ouço V. Exª com muito prazer.

            O Sr. José Nery (PSOL - PA) - Senador Jefferson Praia, quero, nesta oportunidade, saudar V. Exª pela assunção do mandato de Senador, representando o Estado e o bravo povo do Amazonas. Aproveito para saudar também a representativa delegação do Amazonas, que se encontra na galeria de honra, com a representação de várias entidades e instituições, com seus familiares, amigos e membros do PDT. Quero dizer a V. Exª da nossa satisfação em recebê-lo. Em nome do PSOL, associo-me a todas as homenagens que V. Exª recebe neste momento em que pronuncia o seu discurso de posse. V. Exª tem a enorme tarefa de continuar a luta de um símbolo da política brasileira. Jefferson Péres, com o seu idealismo, com o seu compromisso, com a sua tenacidade, símbolo da luta pela ética na política, representou uma forma de fazer política que, com certeza, começa a ficar rara no cenário brasileiro. O seu compromisso com a verdade, com a busca da justiça, com a defesa de um modelo de desenvolvimento para a Amazônia e a luta por um Brasil mais justo marcaram a sua passagem pelo Senado Federal. E V. Exª tem a tarefa de continuar essa luta. Estamos aqui para contribuir e, com certeza, receber de V. Exª toda a contribuição e ajuda no debate e na construção aqui de um projeto de desenvolvimento do País, dirigido para os mais pobres, para os excluídos. A sensibilidade política de Jefferson Péres terá em V. Exª a continuidade do debate de temas tão importantes, como meio ambiente, a questão indígena, desenvolvimento sustentado. Portanto, associo-me nessa homenagem desejando a V. Exª pleno êxito no exercício do mandato e que aqui possamos juntos ajudar a construir o Brasil dos nossos sonhos. Parabéns pela posse! Bom trabalho em prol do Estado do Amazonas e do Brasil. Muito obrigado.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador, por suas palavras.

            Sr. Presidente, já estou terminando.

            Quanto a sua adorada Manaus, eu não poderia deixar de falar, cidade em que nasceu e com que teve um autêntico caso de amor pela vida inteira, o mesmo amor celebrado em artigos para sua coluna dominical em A Crítica, vazados de saudade sobre o centro histórico e outros recantos, fatos ou personagens que conhecia melhor que ninguém. A Manaus, enfim, dedicou o melhor de sua capacidade de persuasão, mobilização e negociação política legitima, de modo a assegurar os investimentos de recursos federais que afinal libertaram a capital amazonense dos crônicos apagões, graças à ampliação de linhas de transmissão destinadas a garantir um suprimento suficiente e confiável de energia elétrica, em benefício dos lares e das empresas do Distrito Industrial da Suframa.

            Diante da incompreensão e mesmo do ressentimento de políticos e empresários de outras regiões para com a Zona Franca, o Senador Jefferson Péres demonstrava, com fatos, números e também com aquele brilho expositivo que tornou célebres as suas aulas de economia na Universidade Federal do Amazonas, que nos empregos, nas oportunidades e na riqueza gerados graças àquele parque industrial, fundado há mais de 40 anos, residia a explicação para o fato de a cobertura florestal do nosso Estado haver permanecido...

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - V. Exª permite um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - ...praticamente intacta em contraste - só um minuto, Senador - com outras áreas da Amazônia.

            Senador, ouço-o com muito prazer.

            O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Senador Jefferson Praia, V. Exª não imagina a expectativa que criou nos seus colegas, na imprensa e, acima de tudo, na opinião pública essa sua posse que hoje se realizou. Eu ontem fui a São Paulo e fui abordado - uma coisa impressionante! - na fila do aeroporto aqui em Brasília e depois em São Paulo. Todos lamentando a perda do nosso colega Jefferson e demonstrando expectativa sobre como seria V. Exª. E eu, com muita tranqüilidade, tenho dito a quem pergunta minha opinião - eu não o conhecia, mas partia do seguinte princípio - que um suplente escolhido por Jefferson Péres, pelo seu estilo, pelo seu temperamento, tinha de ser uma pessoa acima de qualquer suspeita, uma pessoa esmerada no trato com a coisa pública e, acima de tudo, uma pessoa comprometida com seus ideais. Daí por que eu acho que essa expectativa, a partir de agora, vai-se acabar, e nós vamos passar a conviver com V. Exª. Eu, pelo menos, tenho absoluta tranqüilidade de que V. Exª, como Senador, desempenhará um papel que orgulhará o Amazonas, assim como Jefferson Péres o orgulhou nas duas legislaturas em que representou o Estado. Desejo a V. Exª muito sucesso. Essa expectativa V. Exª vai ver no dia-a-dia ou na responsabilidade sobre seus ombros. Mais do que ninguém V. Exª sabe disso, mas tenho certeza, tenho tranqüilidade em saber que V. Exª irá honrar esta cadeira com a qual o Amazonas orgulhou o Brasil. Portanto, meus parabéns e sucesso nessa missão.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - Senador Jefferson Praia, Geraldo Mesquita, seu vizinho lá do Acre!

            SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador.

            O Sr. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB - AC) - É uma honra e um prazer cumprimentá-lo e desejar a V. Exª sucesso na sua missão; missão que, segundo consta, V. Exª está à altura, inclusive - talvez até exceda. V. Exª chega e toma posse exatamente no dia em que o Líder, no Senado, do seu Partido, o Senador Osmar Dias, que era amicíssimo do Senador Jefferson Péres, anuncia que votará contra o projeto que cria um novo tributo no nosso País: o já cunhado CSS. Veja V. Exª a coincidência: V. Exª toma posse exatamente num momento como este, em que o Senador Osmar Dias, mais uma vez, demonstra a altivez e a independência dos Parlamentares do PDT nesta Casa, a exemplo do que fazia aqui, com muita propriedade, o Senador Jefferson Péres, nosso saudoso e querido companheiro e amigo. Portanto, a par de saudar V. Exª, eu, que sou seu vizinho de Estado, faço votos para que V. Exª, de fato, entre nesse clima que norteia a atuação dos Parlamentares do PDT nesta Casa; ou seja: altivez, independência, apoio crítico, se for necessário, mas, sobretudo, altivez. Pelo que estamos percebendo, pelo que ficamos sabendo, inclusive por parte do próprio Senador Jefferson Péres, V. Exª tem todas as condições e características para honrar este mandato que o povo amazonense concedeu ao Senador Jefferson Péres e a V. Exª. Parabéns e seja bem-vindo.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            Senador Suplicy e, em seguida, Senador Mão Santa.

            O Sr. Eduardo Suplicy (Bloco/PT - SP) - Seja bem-vindo. Minha voz não me permite falar muito, e minha homenagem tem que ser breve. Minha homenagem a V. Exª e ao Senador Jefferson Péres.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            Senador Mão Santa.

            O Sr. Mão Santa (PMDB - PI) - Senador Jefferson Praia, está escrito que Deus escreve certo por linhas tortas. O maior líder da história, que mudou o mundo, no período do Renascimento, Leonardo da Vinci, disse que mau discípulo é o que não suplanta o mestre. V. Exª é o bom discípulo. Muitos são chamados, e poucos escolhidos. V. Exª foi escolhido por Jefferson Péres, assim como Sócrates escolheu Platão, e Platão escolheu Aristóteles. É uma cadeia. E tudo vem de Deus, que escreve certo por linhas tortas. Entendo que, no momento de descrença na decência, na ética, na vergonha na cara, a morte de Jefferson Péres chamou a atenção para o fato de que esses valores existiram e podem existir no Senado e na democracia. Então, V. Exª é esse discípulo. Muitos são chamados, e poucos são escolhidos. V. Exª foi escolhido por ele, como Sócrates escolheu Platão, como Platão escolheu Aristóteles. E V. Exª tem de levantar a tocha dessa cadeia da ética, que chegou ao ícone do Senado, com Jefferson Péres. A responsabilidade é grande, mas tenho consciência de que, diante de todos os acertos, ele teve esse acerto de escolhê-lo para sucedê-lo.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            Sr. Presidente, no longínquo ano de 1159 da nossa era, escreveu João de Salisbury que “Bernardo de Chartres costumava dizer que somos como anões nos ombros de gigantes, de modo que podemos enxergar [...] a mais longa distância, não em virtude da nossa própria acuidade visual [...] mas porque somos carregados por eles”.

            A imagem seria retomada em plena Inglaterra do século XVII por ninguém menos que o grande cientista sir Isaac Newton, que, com nobre humildade admitiu: “Se enxerguei um pouco além foi porque me apoiei em ombros de gigantes”. Esse pensamento, mais que simplesmente me confortar, energiza-me em face das novas e desafiadoras tarefas que assumo ao suceder este gigante chamado Jefferson Péres, homem público, repito, insubstituível e que deixou para sempre sua marca na história do Amazonas e do Brasil.

            A Srª Marina Silva (Bloco/PT - AC) - Senador Jefferson Praia!

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senadora Marina, ouço-lhe com muito prazer.

            A Srª Marina Silva (Bloco/PT - AC) - Muito brevemente. Sei que os colegas todos que o apartearam demonstram aqui o respeito que todos tínhamos pelo grande Senador Jefferson Péres e o grande respeito e consideração que temos por V. Exª, que, agora, assume esta cadeira. Muito brevemente quero lhe dizer que minha convivência com o Senador Jefferson Péres foi uma das melhores possíveis. Ele, aqui no Congresso Nacional, foi um dos principais articuladores da aprovação de uma das leis que considero mais importantes para a valorização da floresta em pé e, conseqüentemente, da sua biodiversidade, que foi a Lei de Gestão de Florestas Públicas. O Senador Jefferson Péres era um Senador que não fazia o discurso fácil. Quando ele era convencido no mérito, mudava de posição para acolher aquelas demandas que ele achava que eram legítimas e de interesse da sociedade brasileira. De sorte que eu o saúdo, com esse sentimento de gratidão que tenho por tudo o que ele fez pelo Brasil, pela Amazônia e, particularmente, pela ajuda que nos deu durante o tempo em que estivemos no Ministério do Meio Ambiente. Tenho absoluta certeza de que V. Exª foi muito feliz com a idéia - parece-me que V. Exª a mencionou - de que, se enxergamos um pouco mais longe é porque nos apoiamos em ombros de gigantes. Com certeza o Senador Jefferson Péres foi um desses gigantes, em cujos ombros nós nos apoiamos durante muito tempo dentro desta Casa. Que Deus lhe dê a graça de cumprir o mandato nesta Casa tão bem quanto ele cumpriu.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senadora.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE) - Senador Jefferson Praia, eu gostaria, se V. Exª consentir, de fazer uma manifestação...

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador. Ouço, com muito prazer, o Senador Marco Maciel.

            O Sr. Marco Maciel (DEM - PE. Com revisão do orador.) - ...no instante em que V. Exª assume a cadeira deixada pelo ilustre e honrado Senador Jefferson Péres. Minha primeira palavra é - penso ser o sentimento de todo o Senado - de pesar pelo desaparecimento de tão acatado e reputado Senador da República. Sei, por haver conhecido bem o Senador Jefferson Péres, que ele era extremamente exigente na escolha de seus suplentes. V.Exª, certamente, está ornado das virtudes chamadas republicanas, indispensáveis ao bom desempenho das funções de Senador da República, ou seja, de vir probus, como diziam os romanos, do cidadão probo. Portanto, vai desincumbir-se no Senado seguindo as pegadas, a conduta do nobre Senador Jefferson Péres. Por isso, ao tempo em que saúdo V. Exª, quero almejar-lhe votos de pleno êxito no exercício da função. Pelo seu passado, pelo seu currículo, V.Exª está mais do que habilitado a bem cumprir o mandato na Casa da Federação, o Senado Federal. Fazemos votos para que V. Exª, representando o Estado do Amazonas, venha a dar continuidade à obra que realizava o Senador Jefferson Péres. Conte V. Exª com o nosso apoio e a certeza de que com a participação de V. Exª, o seu Estado continuará a escrever história tão rica no Senado da República.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador Marco Maciel.

            Tateando, meus passos ainda incertos, inicio esta jornada pela senda que ele rasgou com seu talento, sua coragem, seu patriotismo, sua dedicação ao Brasil de hoje e, principalmente, de amanhã.

            Na minha bagagem de professor universitário e homem público, até hoje testado em responsabilidades de dimensão municipal, tendo sido Vereador e Secretário de Desenvolvimento Econômico em Manaus, trago idéias que pretendo transformar em projetos voltados à desburocratização, à valorização da micro e pequena empresa como fonte de progresso, emprego e renda, e, naturalmente, à promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica, em prol dos brasileiros e brasileiras que nela vivem, estudam e trabalham, sonhando com um futuro melhor, mais digno, mais promissor para si, seus filhos e netos.

            Para tanto, além da meditação sobre as inexcedíveis lições legadas por meu valoroso antecessor, pretendo aprender com a história de vida e, como escreveu Camões, o saber de experiência, feito de cada um dos senhores. Nesse aprendizado, conto, como sempre, com a generosidade, a compreensão e o precioso apoio de minha esposa Martha, dos meus filhos Jefferson e Lorena, meus pais Atabírio e Dolores, meus irmãos Frankie, Rowflin e Stefferson, e meus companheiros do PDT.

            Que Deus me abençoe e que o Senador Jefferson Péres, de seu posto privilegiado de observação na casa do Altíssimo, perante Ele interceda para que a modesta semeadura que hoje começo venha a ser de benefício para o povo do Amazonas e para o nosso País.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Senador, V. Exª me permite um aparte?

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador.

            O Sr. Antonio Carlos Júnior (DEM - BA) - Eu gostaria de saudar a sua presença neste momento difícil que é a substituição do Senador Jefferson Péres, uma grande figura desta Casa, uma pessoa ímpar, um Senador corajoso, que tinha posições para tudo, criterioso, ético. Tenho certeza de que V. Exª tem condições plenas para exercer esse mandato. Pode contar conosco, aqui na Casa, para que possamos continuar discutindo muitos dos assuntos que o Senador Jefferson sempre pontuava. V. Exª conta com todo o apoio nosso no mandato que agora começa a exercer.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado, Senador.

            O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Senador.

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Pois não, Senador. Será um prazer ouvi-lo.

            O Sr. Eduardo Azeredo (PSDB - MG) - Quero saudá-lo, inicialmente, pela sua posse aqui, desejar-lhe muito sucesso e somar-me aos nossos colegas que já se manifestaram. O Senador Jefferson Péres sempre foi, aqui, uma orientação para todos nós. Como disse o Senador Antonio Carlos Júnior, ele era uma pessoa com muita coragem e um Senador sério. Ele nunca teve medo de enfrentar a repercussão adversa de qualquer posição. Quando contrariavam o seu pensamento, ele manifestava a sua opinião, ainda que a média da repercussão fosse contra o que ele estava votando. Ele nunca aceitava a demagogia. Esse foi um posicionamento muito claro dele: o combate à demagogia. A demagogia é, realmente, uma corrupção da esperança. De forma que quero, ao prestar homenagem ao nosso colega Jefferson Péres, desejar sucesso a V. Exª .

            O SR. JEFFERSON PRAIA (PDT - AM) - Muito obrigado a todos, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, e contem com o entusiasmo sincero de minha participação em todo e qualquer esforço destinado a elevar o conceito do Senado Federal e do Congresso Nacional entre os nossos concidadãos.

            Sr. Presidente, meus amigos do Amazonas, Senador Evandro Carreira, companheiros do Partido, meu ilustre companheiro Mário Frota, Vice-Prefeito de Manaus, representantes e amigos diversos que vieram me dar apoio neste momento difícil, agradeço a todos por ter sido tão bem tratado neste momento, que defino como um momento de tristeza e de muita responsabilidade.

            Muito obrigado a todos. (Palmas)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/2008 - Página 17887