Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso dos 10 anos de fundação da Faculdade Santa Terezinha, instituição mantida pela APAE, em São Luís, no Maranhão. Apresentação de requerimento de voto de louvor à instituição. (como Líder)

Autor
Flávio Arns (PT - Partido dos Trabalhadores/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do transcurso dos 10 anos de fundação da Faculdade Santa Terezinha, instituição mantida pela APAE, em São Luís, no Maranhão. Apresentação de requerimento de voto de louvor à instituição. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2008 - Página 18196
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FACULDADE, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DO MARANHÃO (MA), ENTIDADE MANTENEDORA, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), REGISTRO, HISTORIA, INICIO, CURSO SUPERIOR, TERAPIA OCUPACIONAL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, ATENDIMENTO, DEMANDA, ASSISTENCIA, PESSOA PORTADORA DE DEFICIENCIA, POSTERIORIDADE, ABERTURA, FONOAUDIOLOGIA, FISIOTERAPIA, DIREITO, ENFERMAGEM, NUTRIÇÃO, CURSO DE POS-GRADUAÇÃO, ELOGIO, CONTRIBUIÇÃO.

            O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, com grande entusiasmo e consideração, venho registrar no plenário desta Casa o transcurso dos dez anos de fundação da Faculdade Santa Terezinha, em São Luís, Estado do Maranhão. Entusiasmo e consideração por se tratar de uma Instituição de Ensino Superior criada e mantida por uma Apae - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

            Há exatos dez anos, em 03 de junho de 1998, a Apae de São Luís obtinha junto ao Ministério da Educação o credenciamento da Faculdade Santa Terezinha, por meio da Portaria Ministerial nº 472, juntamente com a autorização do funcionamento de seu primeiro curso, o de Terapia Ocupacional.

            Tinha início uma caminhada de muito trabalho e dedicação em torno de um grande objetivo: atuar na formação de profissionais da área de saúde que suprissem a demanda relativa à composição de equipes multidisciplinares,

principalmente para garantir a assistência voltada para habilitação, reabilitação, inclusão social, bem como a defesa de direitos das pessoas com deficiência.

            A partir de sua autorização de funcionamento, surgiram novos cursos, como os de Fonoaudiologia e Fisioterapia, implantados em 1999, o de Direito, autorizado em 2002, Enfermagem, em 2004, e Nutrição, criado em 2006.

            Hoje, a instituição maranhense Faculdade Santa Terezinha, mantida pela Apae de São Luís, conquistou o reconhecimento da sociedade e se tornou referência na formação de profissionais qualificados, conscientes de seu papel perante a comunidade e comprometidos com a ética e com a dignidade da pessoa em toda sua dimensão.

            Além dos cursos de graduação, a Faculdade Santa Terezinha oferece cursos de pós-graduação lato sensu em áreas como Saúde da Família, Fisioterapia Cardiorrespiratória, Audiologia, entre outros, ofertando também cursos de extensão e promovendo a integração com a comunidade.

            Diante dessa extraordinária trajetória de lutas e conquistas importantes, a Faculdade Santa Terezinha se evidencia como um exemplo de iniciativa que partiu da sociedade, de um movimento de pessoas que se dedicam a transformar a realidade e a criar novos caminhos, possibilitar alternativas e avançar sempre por meio de muito esforço e comprometimento.

            Fico extremamente feliz em comemorar com a APAE de São Luís esses dez anos de sucesso da Faculdade Santa Teresinha, enaltecendo essa iniciativa para todo o Brasil e homenageando todos aqueles que se dedicaram à concretização desse projeto.

            No dia 6 de agosto de 2001, tive a honra de receber o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade Santa Terezinha e, como mencionei naquela ocasião, acredito que todo esforço empreendido a favor de uma causa justa sempre vale a pena.

            Valeu a pena todo o trabalho e toda a dedicação de todos da APAE de São Luís para que este sonho se tornasse realidade. Hoje, quando comemoramos os dez anos da instituição, temos certeza de que sempre valerá à pena a união em torno de ações que tragam grandes contribuições para o desenvolvimento da sociedade, como é o caso da Faculdade Santa Teresinha.

            Parabéns a todos os dirigentes, funcionários, professores e alunos dessa instituição tão fundamental para a nossa sociedade.

            Eu gostaria, Sr. Presidente, que este pronunciamento ficasse registrado nos Anais do Senado, como uma homenagem deste Senado Federal à APAE de São Luís, mantenedora da Faculdade Santa Teresinha e que está completando dez anos de funcionamento, sendo referência no Estado do Maranhão.

            Além disso, quero apresentar a V. Exª, Sr. Presidente, um requerimento para que o Senado Federal também examine essa situação e emita, como Senado Federal, um voto de congratulações à Apae de São Luís, que - e passo a ler - “tendo iniciado seus trabalhos com o curso de Terapia Ocupacional, deflagrou uma caminhada plena de trabalho e de dedicação nesses 10 anos de funcionamento”.

            Apresento, então, à Mesa o requerimento de congratulações.

            Obrigado, Sr. Presidente.

 

*************************************************************************************

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR FLÁVIO

ARNS.

*************************************************************************************

O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco/PT - PR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, com grande entusiasmo e consideração, venho registrar no Plenário desta Casa o transcurso dos dez anos de fundação da Faculdade Santa Terezinha, em São Luiz, Estado do Maranhão. Entusiasmo e consideração por se tratar de uma Instituição de Ensino Superior criada e mantida por uma APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

Há exatos dez anos, em 03 de junho de 1998, a APAE de São Luiz obtinha junto ao Ministério da Educação o credenciamento da Faculdade Santa Terezinha, por meio da Portaria Ministerial nº 472, juntamente com a autorização do funcionamento de seu primeiro curso, o de Terapia Ocupacional.

Tinha início uma caminhada de muito trabalho e dedicação em torno de um grande objetivo: atuar na formação de profissionais da área de saúde que suprissem a demanda relativa à composição de equipes multidisciplinares, principalmente para garantir a assistência voltada para a habilitação, reabilitação, inclusão social, bem como a defesa de direitos das pessoas com deficiência.

A partir de sua autorização de funcionamento, surgiram novos cursos, como os de Fonoaudiologia e Fisioterapia, implantados em 1999, o de Direito, autorizado em 2002, Enfermagem, em 2004, e Nutrição, criado em 2006.

Hoje, a instituição maranhense conquistou o reconhecimento da sociedade e se tornou referência na formação de profissionais qualificados, conscientes de seu papel perante a comunidade e comprometidos com a ética e com a dignidade da pessoa em toda sua dimensão.

Além dos cursos de graduação, a Faculdade Santa Terezinha oferece cursos de pós-graduação lato sensu, em áreas como Saúde da Família, Fisioterapia Cárdio-Respiratória, Audiologia, entre outros, além de ofertar cursos de extensão, promovendo a integração com a comunidade.

Diante desta extraordinária trajetória de lutas e conquistas importantes, a Faculdade Santa Terezinha se evidencia como um exemplo de iniciativa que partiu da sociedade, de um movimento de pessoas que se dedicam a transformar a realidade e a criar novos caminhos, possibilitar alternativas e avançar, sempre por meio de muito esforço e comprometimento.

Fico extremamente feliz em comemorar com a APAE de São Luiz estes dez anos de sucesso da Faculdade Santa Terezinha, enaltecendo esta iniciativa para todo o Brasil e homenageando todos aqueles se dedicaram para a concretização deste projeto.

No dia 06 de agosto de 2001, tive a honra de receber o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade Santa Terezinha e, como mencionei naquela ocasião, acredito que todo esforço empreendido a favor de uma causa justa sempre vale a pena.

Valeu a pena todo o trabalho e toda a dedicação de vocês da APAE de São Luiz para que este sonho se tornasse realidade. Hoje, quando comemoramos os dez anos da instituição, temos a certeza de que sempre valerá a pena a união em torno de ações que tragam grandes contribuições para o desenvolvimento da sociedade, como é o caso da Faculdade Santa Terezinha.

Parabéns a todos os dirigentes, funcionários, professores e alunos desta instituição tão fundamental para nossa sociedade.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2008 - Página 18196