Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de informações sobre obras inacabadas no Estado do Piauí.

Autor
Heráclito Fortes (DEM - Democratas/PI)
Nome completo: Heráclito de Sousa Fortes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.:
  • Solicitação de informações sobre obras inacabadas no Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2008 - Página 18201
Assunto
Outros > ESTADO DO PIAUI (PI), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • CRITICA, PRESIDENTE, DIRETORIO ESTADUAL, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), ESTADO DO PIAUI (PI), FALTA, ETICA, POLITICA PARTIDARIA, CRIME DE RESPONSABILIDADE, ORADOR, PERIODO, PREFEITO DE CAPITAL, AUSENCIA, CONCLUSÃO, PRONTO SOCORRO.
  • COBRANÇA, ESCLARECIMENTOS, FALTA, CONCLUSÃO, OBRAS, PROMESSA, CAMPANHA ELEITORAL, GOVERNADOR, ESTADO DO PIAUI (PI), ANUNCIO, PEDIDO, MINISTERIO PUBLICO ESTADUAL, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), INVESTIGAÇÃO, RESPONSABILIDADE, IRREGULARIDADE.

            O SR. HERÁCLITO FORTES (DEM - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador) - Tenho certeza de que, pelo tema, contarei com a generosidade que sempre o acompanhou pela vida toda, meu caro Senador Cafeteira.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem fiz aqui um pronunciamento - o Senador Mão Santa estava presente - em que eu protestava contra o uso político feito no Estado do Piauí com relação ao Pronto-Socorro de Teresina. Eu dizia que ao povo não interessava saber quem o construiu; o povo precisava fazer uso daquela obra, uma vez que Teresina não tinha um pronto-socorro, tinha apenas uma emergência.

            Pois bem, o Pronto-Socorro de Teresina foi iniciado quando eu era Prefeito e só foi concluído agora, quase 20 anos depois.

            O Presidente do Partido dos Trabalhadores do Piauí é um jovem militante no Partido, uma vez que passou por todas as siglas do Estado e foi requisitado para - quero crer - prestar todo o serviço sujo a que os militantes tradicionais não se submetem. Ele resolveu me responder, Senador Mão Santa, com agressões.

            Aliás, a escola de chantagem do PT é conhecida no Brasil inteiro, os dossiês que são produzidos. E esse rapaz, que é um “barriga de aluguel”, não foge à regra e diz que eu cometi crime de responsabilidade pelo fato de não ter concluído a obra do pronto-socorro. Talvez não conheça o assunto ou não queira conhecê-lo. Não sei se há maldade ou desinformação. Pelo perfil, quero crer que haja maldade.

            Baseado nisso, resolvi entrar num assunto, Senador Paulo Paim, de que não gosto. Aliás, Senador Paulo Paim, V. Exª é testemunha, acusa-me de um episódio do Banco do Estado do Piauí, de eu ter tido aqui, nesta Casa, uma posição e depois mudado. V. Exª conhece bem o fato. Sabe como ele se deu. Aí é que fica difícil, Senador Paulo Paim, assumir compromisso com o PT - V. Exª está fora disso -, porque acontecem fatos dessa natureza.

            Bom, mas já que está se falando de obras inacabadas, eu quero pedir ao zeloso Presidente do Partido dos Trabalhadores do Piauí... Se não tomar providências, eu vou ao Ministério Público. E quero elencar 15 obras inacabadas, iniciadas em período eleitoral pelo atual Governador do Estado, seu chefe, que precisam de esclarecimento.

            A primeira delas diz respeito à estrada de Parnaguá. Aliás, o Prefeito de Parnaguá votaria no Senador Mão Santa, nosso candidato ao Governo, e mudou com o compromisso da construção dessa estrada. Aliás, não foi Parnaguá, não; foi Riacho Frio.

            Riacho Frio é uma estrada de 70 quilômetros, Senador Camata. Na época da campanha, foram feitos apenas cinco quilômetros. Tiraram as máquinas de lá. Aliás, no período eleitoral havia uma patrulha andarilha. Começava obra de Município em Município, criava expectativa ao eleitor, Senador Cafeteira, e, depois, mudava.

            Pois eu vou pedir ao zeloso Presidente do Partido dos Trabalhadores, já enviando cópia para os Ministérios Públicos Federal e Estadual, que apure obras inacabadas, inclusive as responsabilidades.

            E lá vão: Parnaguá, Riacho Frio, Barreiras... Barreiras, são 18 quilômetros e foram feitos 15. A ligação de Aroazes com a BR; a ligação de Santa Cruz dos Milagres; José de Freitas a Lagoa Alegre; União--Lagoa Alegre; Barras--Miguel Alves; Uruçuí--Marcos Parente; Uruçuí--Bertolínia; Luzilândia--Joca Marques; BR-343--Jardim do Mulato. Essa aqui já passou pela mão de três empreiteiras, pelo menos. As cidades de Flores, Palmeirais e Amarante, a BR-343, Boa Hora, obras começadas em ano eleitoral, prometidas em palanque, com a presença de prefeitos e de autoridades políticas, e inacabadas.

            Então, zeloso Sr. Presidente do Partido dos Trabalhadores do Piauí, vamos tratar deste assunto hoje. Amanhã, nós vamos tratar de saúde. Depois de amanhã, vamos tratar de educação e vamos trabalhar de acordo com o diapasão dado por V. Exª.

            Não vou responder ao “barriga de aluguel” que é o Presidente do Partido, até porque já foi correligionário meu quando o Mão Santa era Governador. Areava os copos do Mão Santa de manhã com uma perfeição terrível. Sabe fazer bolo frito e biju como ninguém. Para agradar quem está no poder é um homem realmente provido de...

            O PT hoje perdeu totalmente o compromisso com a ética. Não escolhe mais o seu dirigente. Dirigente tem que ser prestador de serviço. O Piauí tem uma história de militância. Tem militantes como Nazareno, como Antonio José Medeiros, como João de Deus. Eu imagino esse pessoal se curvando às ordens desse eloqüente Presidente boquirroto.

           De forma que eu estou iniciando hoje - já que o Sr. Presidente do Partido dos Trabalhadores do Piauí é preocupado com obras inacabadas - um questionamento sobre a matéria. Nós queremos saber se havia recursos alocados para concorrência de licitações; o processo, como se deu; quem são os vencedores; o preço, e o estado da obra. Eu estou enviando também ao Tribunal de Contas da União pedido para que informe o estado dessas obras.

            Eu tenho certeza de que o Presidente do Partido, zeloso pelo seu Governador, irá, como todo subserviente, acompanhar os fiscais e dar uma resposta. Quanto a mim, a porta está aberta. Ela está escancarada e às ordens. O Partido dos Trabalhadores já me investigou onde quis. Até sigilo bancário aqui, na época do caseiro, eles abriram e não encontraram nada. Portanto, eu estou disposto a travar essa luta, que, com certeza, será esclarecedora e boa para o povo do Piauí.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2008 - Página 18201