Discurso durante a 94ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Abertura da décima sexta Feira Nacional do Doce - Fenadoce, na cidade de Pelotas - RS. Registro das reivindicações dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL. ENSINO SUPERIOR.:
  • Abertura da décima sexta Feira Nacional do Doce - Fenadoce, na cidade de Pelotas - RS. Registro das reivindicações dos estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS.
Publicação
Publicação no DSF de 05/06/2008 - Página 18564
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL. ENSINO SUPERIOR.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, PELOTAS (RS), ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), FESTA, FEIRA, TRADIÇÃO, ALIMENTAÇÃO, REGIÃO, IMPORTANCIA, ATUAÇÃO, TURISMO.
  • SOLIDARIEDADE, REIVINDICAÇÃO, ALUNO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS), REGULARIDADE, EXAME VESTIBULAR, CONTRATAÇÃO, PROFESSOR UNIVERSITARIO, URGENCIA, APLICAÇÃO, RECURSOS ORÇAMENTARIOS, COBRANÇA, ORADOR, CUMPRIMENTO, PRAZO, REMESSA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), PROJETO.

           O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs Senadores, é com muita alegria que registro, que no dia de hoje (04), será aberta oficialmente no Centro de Eventos da cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, a 16ª edição da Fenadoce - a já tradicional Feira Nacional do Doce.

           A Festa tem como Rainha a senhorita Gabriele Betin da Rocha e, como princesas as senhoritas Charlene Macedo Quadrado e Rafaela Fernandes Machado. Serão 19 dias de muitas atividades e festas.

           A previsão dos organizadores é de que sejam comercializados 3 milhões de doces preparados com base em receitas tradicionais trazidas pelos colonizadores portugueses. São esperados mais de 300 mil visitantes.

           A Fenadoce nasceu em 1986, criada pelo Poder Público associado a outras entidades. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas assumiu o evento em 1995.

           No início, acontecia a cada dois anos, sempre em um local diferente na cidade. A partir de 2000, tornou-se anual e ganhou endereço certo: o Centro Internacional de Cultura e Eventos, próximo ao principal trevo de entrada do município.

           Não só os brasileiros visitam a feira, mas turistas do próprio MERCOSUL.

           Sr. Presidente, espero que todos que tiverem oportunidade de prestigiar a Fenadoce, compareçam. É uma oportunidade impar para conhecer um pouco do Rio Grande do Sul e da sua colonização.

           Vários eventos paralelos acontecem, onde são discutidos em palestras e seminários temas como turismo, meio ambiente, mídia, eleições, segurança no trabalho, entre outros.

           Lembro que a 16ª Fenadoce termina no dia 22 de junho.

           Como segundo assunto, Sr. Presidente, quero dizer que os estudantes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) apresentaram para a reitoria uma série de reivindicações para melhorar a estrutura dessa universidade que já é de fato um patrimônio de todos os gaúchos.

           Eles querem a realização de vestibular com regularidade nas 23 unidades e a contratação de professores em caráter definitivo. Os alunos também exigem a aplicação imediata de verbas superiores a R$ 7 milhões da União obtidos por emenda parlamentar de minha autoria, na bancada federal gaúcha.

           Esse recurso foi publicado na LEI Orçamentária 2008. A aprovação desses recursos foi resultado de emendas aprovadas à Lei de Diretrizes Orçamentárias e ao Plano Plurianual, também de minha autoria.

           O fato é que nós já cumprimos o nosso compromisso com a Uergs e com a educação superior do Rio Grande do Sul. Agora, cabe a seguinte pergunta, porque a Uergs não está fazendo o dever de casa? A instituição já deveria ter encaminhado ao Ministério da Educação o projeto para aplicação dos 7 milhões de reais.

           Sr. Presidente, nós estamos em um ano eleitoral e, no dia 5 de julho, encerra o prazo para empenho desses recursos. Caso o projeto não chegue antes desta data para análise da área técnica do MEC, só depois de encerrado o período eleitoral para que a Uergs garanta esses recursos.

           Portanto, Srªs e Srs.Senadores, eu sei da boa vontade da reitoria da universidade, mas faço daqui desta tribuna um apelo para que o projeto seja encaminhado, o quanto antes, ao MEC.

           Era o que tinha a dizer.

           Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/06/2008 - Página 18564