Pronunciamento de Paulo Paim em 05/06/2008
Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem a Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, pelo transcurso de seu quinquagésimo quarto aniversário de fundação.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Homenagem a Confederação Nacional das Profissões Liberais - CNPL, pelo transcurso de seu quinquagésimo quarto aniversário de fundação.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/06/2008 - Página 18605
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DAS PROFISSÕES LIBERAIS (CNPL), ELOGIO, ATUAÇÃO, GARANTIA, DIREITOS, PROFISSIONAL LIBERAL, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO NACIONAL, IMPORTANCIA, CONGREGAÇÃO, SUPERIORIDADE, NUMERO, SINDICATO.
O SR. PAULO PAIM (Bloco/PT - RS. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu gostaria de registrar que o Senado Federal homenageará, em sessão plenária que será realizada hoje à tarde, a Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Ela está comemorando o transcurso do seu 54º (qüinquagésimo quarto) aniversário e a homenagem, que é mais do que justa, foi solicitada mediante requerimento apresentado pelo Senador Gerson Camata.
A CNPL foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1953 e reconhecida oficialmente pelo Governo como instituição sindical representante dos profissionais liberais no ano seguinte, por meio do Decreto nº 35.575/54.
Os profissionais liberais constituem um universo de 5 milhões de trabalhadores, e se caracterizam por manter total autonomia na execução das suas atividades profissionais, podendo ter nível médio ou universitário, desde que legalmente reconhecido pelos princípios normativos de suas profissões e, portanto, habilitados a prestar serviços de natureza técnico-científico, independente do vínculo empregatício, seja com empresa pública ou privada.
Ela tem em seus fundamentos a defesa do profissional liberal, reivindicando a valorização das categorias profissionais a ela vinculadas e a eficiente prestação de serviços à sociedade brasileira.
A entidade tem em sua construção histórica a defesa de diversos assuntos de repercussão nacional representando seus filiados em ações perante os Tribunais Pátrios e o Supremo Tribunal Federal na busca de uma igualdade jurídica e social entre as profissões e a sociedade em geral.
Vale louvar aqui a extensão de sua estrutura sindical contando com 38 Federações filiadas e mais de 600 sindicatos representantes das 48 profissões a ela vinculadas.
As fronteiras representativas da CNPL transcendem o mapa geográfico brasileiro, estando ligada à organizações não governamentais internacionais como: a CSA (Confederacion Sindical de las Américas) entidade representativa dos profissionais nas Américas e a CSI (Confederación Sindical Internacional) e UMPL (União Mundial das Profissões Liberais) entidades representativas dos profissionais no continente Europeu.
Dúvidas não me restam de que a Confederação Nacional das Profissões Liberais é uma entidade de relevante importância no cenário nacional e internacional, e jamais poderia deixar de registrar aqui a minha felicidade em poder participar desta homenagem.
Era o que eu tinha a dizer.
Muito obrigado.