Discurso durante a 95ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre matéria publicada no jornal O Globo, do jornalista Efrém Ribeiro, sobre a existência de fossas aéreas no Estado do Piauí. Referências a declarações do Deputado Federal José Aristodemo Pinotti, a respeito da Contribuição Social para a Saúde (CSS).

Autor
Mão Santa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PI)
Nome completo: Francisco de Assis de Moraes Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SANITARIA.:
  • Comentários sobre matéria publicada no jornal O Globo, do jornalista Efrém Ribeiro, sobre a existência de fossas aéreas no Estado do Piauí. Referências a declarações do Deputado Federal José Aristodemo Pinotti, a respeito da Contribuição Social para a Saúde (CSS).
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/2008 - Página 18609
Assunto
Outros > POLITICA SANITARIA.
Indexação
  • COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DENUNCIA, PRECARIEDADE, CONDIÇÕES SANITARIAS, ESTADO DO PIAUI (PI), FALTA, SANEAMENTO BASICO, GRAVIDADE, EPIDEMIA, DOENÇA TRANSMISSIVEL, PROTESTO, ORADOR, NEGLIGENCIA, GOVERNADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).
  • ELOGIO, MEDICO, DEPUTADO FEDERAL, LEITURA, TRECHO, DECLARAÇÃO, OPOSIÇÃO, CRIAÇÃO, IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÃO SOCIAL, SAUDE, FALTA, ETICA, DEMOCRACIA, LOBBY, APROVAÇÃO, LEGISLAÇÃO.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Senador Antonio Carlos Valadares, que preside esta sessão de cinco de junho, Parlamentares presentes, brasileiras e brasileiros presentes e que nos assistem pelo sistema de comunicação do Senado, Senador Heráclito Fortes, lembram-se do grande jornalista Efrém Ribeiro? Pois é, o Piauí está em O Globo. Esse Piauí, do PT... No Brasil, não há terremoto, nem maremoto, nem vulcão, mas surgiu o PT. O Piauí, Antonio Carlos Valadares - olha lá, para vocês verem o que é o PT. O Mário Couto fala...

O Sr. Heráclito Fortes (DEM - PI) - Mas tem o “PTmoto”, que é pior do que tudo isso aí junto, Senador Mão Santa.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Cadê o Mário Couto? O Mário Couto, lá do Pará? É só clamando.

           Leio: “Piauí: ‘Fossas aéreas’ ainda são usadas no Estado”.

           “Número de doenças é alto”.

Uma reportagem muito bem feita do jornalista Efrém Ribeiro disse que deu outra epidemia.

Ô Heráclito, eu me orgulho de ter introduzido na capital de Teresina o Sanear, que construiu 40 km de esgoto. Mas depois disso, eis aqui a manchete: “Fossas aéreas ainda são usadas no estado”. É tudo aberto. A saúde pública está a merecer aquele discurso de Afrânio Peixoto, primeiro professor de higiene no Brasil, que dizia: a saúde pública no Brasil é feita pelo sol, a chuva e os urubus.

E assim está ocorrendo depois de tantos anos da pregação de Afrânio Peixoto no Piauí dirigido pelo PT.

Leio O Globo: “Piauí: ‘Fossas aéreas’ ainda são usadas no Estado”. “Número de doenças é alto”. Do grande jornalista Efrém Ribeiro. É longa a reportagem.

Mas o nosso assunto é o seguinte: Olha, Luiz Inácio passou por aquela Casa verde, Antonio Carlos Valadares, e disse que encontrou lá 300 “picaretas”. Tem até um samba: “Luiz Inácio disse e tal...”

Agora eu quero dizer que temos que pinçar homens de bem.

Tem um Deputado Federal lá que é uma das figuras mais respeitáveis na medicina do nosso Brasil.

Sou médico há 42 anos. Tem um Deputado Federal lá que é um dos médicos mais sábios, mais respeitáveis, mais honrados da ciência médica brasileira. Fez da ciência médica a mais humana das ciências e continua um benfeitor da humanidade. É comum os médicos ingressarem na política.

Antonio Carlos Valadares, lá na OMS - Organização Mundial de Saúde, que tem uma sede em Genebra, onde nós vamos amanhã representar este País, está definido que saúde não é apenas a ausência de enfermidade ou doença; é o mais completo bem-estar social, mental e físico. Social! É combater a miséria e o pauperismo. Por isso é comum muitos médicos adentrarem a política, porque ele está buscando o bem-estar social: combater o pauperismo, a miséria.

(Interrupção do som.)

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Ô Antonio Carlos, tu começas com um...

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco/PSB - SE) - É porque V. Exª disse que ia falar cinco minutos.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Pois é, mas é a partir de agora.

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco/PSB - SE) - Eu confio na palavra de V. Exª.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Não...

O SR. PRESIDENTE (Antonio Carlos Valadares. Bloco/PSB - SE) - Eu jamais duvidei.

O SR. MÃO SANTA (PMDB - PI) - Olha lá... de verdade, em verdade eu vos digo... Assim falava Cristo. E eu digo: de verdade, em verdade eu vos peço dois minutos e eu termino. Dois. Bote aí dois, porque já vai interromper. Pronto, agora está certo.

Então, é o seguinte: José Aristodemo Pinotti. É o Dr. Pinotti. Outro dia eu saí com o Presidente Sarney aqui. Ele foi laureado - e ele é de São Paulo - no Rio de Janeiro com a maior Comenda das Associações Médicas. Fui representante lá.

Olha o que diz Pinotti - ele é Deputado Federal:

“Dominado pela lógica do capitalismo e sem sensibilidade social, o Governo quer recriar a CPMF com outro nome (Contribuição Social para a Saúde - CSS),...” [acho que CSS significa o seguinte: companheiros salteadores de salário. Eles vão saltear o salário do povo brasileiro novamente] “...quando a carga tributária no País já ultrapassou todos os limites do suportável (...) “(...) há 13 anos [a dívida do Brasil] era de R$62 bilhões e hoje passa de R$1 trilhão e que só serve para engordar os lucros obscenos dos banqueiros”.

Essa é a verdade. “De verdade, em verdade, eu vos digo!” Então, ele se envergonha do que está havendo na Câmara Federal. Antonio Carlos Valadares, tem que ter uma intervenção lá. O Luiz Inácio diz que são 300 picaretas. Mas estão aumentando. E o que ele diz aqui? Atentai bem! Dê um minuto!

“(...) e estranha, do ponto de vista ético, pois nunca vi criar e votar um novo imposto e empurrar goela abaixo dos brasileiros em três dias.”

Isso é um a vergonha. O Boris Casoy voltou. Está aí: “Isso é uma vergonha!”

Atentai bem! Olha que é difícil fazer uma lei. É complicado. Deus só deu dez a Moisés. Deus, com a sua sabedoria, entregou as tábuas da lei, não é, Antonio Carlos Valadares? Olha, os picaretas agem dali, denunciado aqui por Pinotti:

“...e estranha, do ponto de vista ético, pois nunca vi criar e votar um novo imposto e empurrar goela abaixo dos brasileiros em três dias.”

Nós vamos enterrar essa imoralidade dos trambiqueiros, dos pilantras, nascida ali. Nós vamos dizer, como dizia Cícero - “O Senado e o povo de Roma” -, e eu direi o Senado e o povo do Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/2008 - Página 18609