Discurso durante a 96ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Transcurso, ontem, dos 50 anos de fundação da cidade de Taguatinga/DF.

Autor
Adelmir Santana (DEM - Democratas/DF)
Nome completo: Adelmir Santana
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcurso, ontem, dos 50 anos de fundação da cidade de Taguatinga/DF.
Aparteantes
Mozarildo Cavalcanti.
Publicação
Publicação no DSF de 07/06/2008 - Página 18864
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), COMENTARIO, HISTORIA, FUNDAÇÃO, SUPERIORIDADE, CRESCIMENTO ECONOMICO, PARTICIPAÇÃO, ECONOMIA, AMBITO REGIONAL, ESPECIFICAÇÃO, ATIVIDADE COMERCIAL, ELOGIO, QUALIDADE DE VIDA, POPULAÇÃO.
  • IMPORTANCIA, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), EFICACIA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, GOVERNO, INICIATIVA PRIVADA, AREA, LAZER, EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO, AMBITO NACIONAL, AMBITO INTERNACIONAL, FISICO, ATLETA PROFISSIONAL, MUSICO.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, CAMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL (CLDF), COMEMORAÇÃO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, INICIATIVA, DEPUTADO DISTRITAL, PARTICIPAÇÃO, POPULAÇÃO, SAUDAÇÃO, ADMINISTRADOR.
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO (SESC), PARCERIA, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), REALIZAÇÃO, AÇÃO COMUNITARIA, HOMENAGEM, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF), ELOGIO, ATUAÇÃO, ENTIDADE, PRESIDENCIA, ORADOR, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, ATIVIDADE ASSISTENCIAL, DISPONIBILIDADE, EDUCAÇÃO, LAZER, SAUDE, APOIO, ESPORTE, CULTURA.
  • LEITURA, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, OBRA LITERARIA, AUTORIA, JORNALISTA, DIVULGAÇÃO, IMPRENSA, HOMENAGEM, CIDADE SATELITE, DISTRITO FEDERAL (DF).
  • SAUDAÇÃO, ATLETA PROFISSIONAL, DISTRITO FEDERAL (DF), EXPECTATIVA, BENEFICIO, RESULTADO, PARTICIPAÇÃO, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, PREPARAÇÃO, OLIMPIADAS.

O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu quero, nesta manhã, recapitular um acontecimento havido ontem. Ontem, o Distrito Federal comemorou os cinqüentas anos de fundação da cidade satélite de Taguatinga. E falar de Taguatinga, Sr. Presidente, Srs. Senadores, é motivo de muito orgulho para mim. Foi lá onde morei os primeiros dias ao chegar a Brasília. E já se vão mais de quarenta anos, mais precisamente 44 anos.

Taguatinga é uma cidade satélite - para os brasileiros que não a conhecem -, criada em 1958, portanto, antes da inauguração de Brasília, dois anos antes da inauguração da nossa capital. Ela foi criada para abrigar os pioneiros que não encontravam mais lugar para ficar no Núcleo Bandeirante ou Cidade Livre - hoje, Núcleo Bandeirante, mas antiga Cidade Livre. Eram áreas descampadas que cederam lugar a vias e a quadras, constituindo-se numa das cidades satélites mais importantes de Brasília, a grande locomotiva econômica do Distrito Federal.

Lá, hoje, além de quadras e ruas, nós temos logradores importantes, como a Praça do Relógio, o símbolo daquela cidade, a Avenida Hélio Prates, a Avenida Comercial, a Avenida Sandu. É uma cidade, como eu disse, fundada em 1958, mais precisamente, no dia 5 de junho.

Em 1970, o Governador Hélio Prates, antigamente Prefeito Hélio Prates da Silveira, resolveu determiná-la, pelo Decreto nº 571, uma cidade oficialmente existente. Daí hoje ter uma das suas principais avenidas o nome do ex-Prefeito Hélio Prates da Silveira.

Desde seu surgimento, a cidade mostrou potencial de crescimento econômico e social. Em apenas seis meses de sua fundação, já existia uma infra-estrutura completa para seus moradores, com escolas, hospitais, estabelecimentos comerciais. Como eu disse, é efetivamente a grande locomotiva do Distrito Federal.

As primeiras famílias foram instaladas perto de um dos seus símbolos, a Praça do Relógio, que se tornou referência na cidade. Hoje, toda a cidade faz referência a esse símbolo recém-reinaugurado pela atual Administração do meu amigo, o Deputado Distrital Benedito Domingos.

A cidade que deveria abrigar, em princípio, 25 mil pessoas tem, hoje, Sr. Presidente, mais de 300 mil moradores. Aliás, se o Distrito Federal não fosse indivisível e permitisse a criação de Municípios, Taguatinga estaria entre os cem maiores Municípios do Brasil tanto do ponto de vista da economia como do ponto de vista de seus habitantes. É uma cidade pujante, uma cidade que tem todos esses equipamentos a que fiz referência no início, dotada de uma excepcional qualidade de vida.

Taguatinga é uma cidade independente, como se fosse, efetivamente, um Município independente. É lá que se concentra grande parte da economia do Distrito Federal. É uma cidade que não pára, que gera emprego, que gera renda e que cresce de forma louvável. Apesar de ser uma metrópole, não perdeu os ares de uma cidade do interior. As pessoas que moram em Taguatinga se conhecem, são amigas e têm orgulho de sua cidade. Isso é claramente visto quando participamos de uma festa como a de ontem em comemoração ao aniversário da cidade.

Há um sentimento de autovalorização, de perseverança e de auto-estima. A cidade tem-se posicionado com destaques importantes. Na área da música, por exemplo, Senador Mozarildo, a cidade tem as duplas Zé Mulato e Cassiano; Chico Rei e Paraná; Artur e Rafael; Johnny e Raony, Rick e Renner, para citar entre outros. É uma cidade também que se destaca em todos os setores da nossa economia, como fiz referência no início.

Taguatinga, portanto, é hoje uma cidade cinqüentona e dona de uma economia forte. O comércio é diversificado e gera mais de 20 mil empregos no Distrito Federal. A atividade comercial é o ponto forte da economia de Taguatinga. As lojas empregam parte dos moradores e atraem clientes de todo o Distrito Federal e também do Entorno. A cidade abriga grandes centros comerciais, como a Avenida Comercial e o shopping horizontalizado, uma avenida inteira só de comércio. Há um centro comercial chamado Alameda Shopping e o Taguatinga Shopping, para citar apenas os dois mais importantes.

Por isso, eu quero dizer que Taguatinga, efetivamente, é a locomotiva econômica do Distrito Federal.

Concedo um aparte ao Senador Mozarildo Cavalcanti.

O Sr. Mozarildo Cavalcanti (PTB - RR) - Senador Adelmir, nós Parlamentares, sejamos Deputados Federais ou Senadores, temos, por dever de ofício, de estar em Brasília. Alguns ficam com a família nos seus Estados, vêm para cá na terça-feira e voltam na quinta-feira à noite. Aqueles que moram em locais mais distantes passam mais tempo aqui do que lá, como no meu caso - sou de Roraima - e do Senador Geraldo, que é do Acre. Precisamos fazer uma viagem “transatlântica” para chegar aos nossos Estados, porque, na verdade, são 4h30 dentro de um avião. Eu vim para cá, eleito Deputado Federal pela primeira vez, em 1983. Tive dois mandatos como deputado, inclusive um mandato de deputado constituinte, quando tivemos oportunidade de debater a questão da mudança de status do Distrito Federal, que passou a ter governador eleito, senadores, representação na Câmara dos Deputados, a Câmara Distrital. Portanto, tive o prazer de participar também e de ajudar nesse debate e, à época, na década de 80, me lembro que as pessoas que começaram a me mostrar o Distrito Federal me diziam: A melhor churrascaria que temos aqui é em Taguatinga. E eu fui algumas vezes lá. Então, quero me associar a V. Exª nos parabéns a Taguatinga, a todos os seus moradores e moradoras. Realmente eu costumo falar que há três cidades no Brasil as quais eu gosto muito, e as três começam com “b”. Boa Vista, que é a capital do meu Estado, onde nasci; Belém, que é a capital do Pará, onde estudei e me formei em Medicina, e Brasília. Quando falo Brasília, falo Distrito Federal, é claro. Então, são os lugares de que realmente gosto e onde acho excelentes de viver. E Taguatinga é um exemplo de cidade que, como V. Exª disse, embora tenha progredido muito, mantém aquele jeitão de todo lugar do Brasil, principalmente do Nordeste. Portanto, envio, através de V. Exª, os meus parabéns a todo o povo de Taguatinga.

O SR. ADELMIR SANTANA (DEM - DF) - Agradeço a participação de V. Exª. Isso demonstra bem o que significa Taguatinga para o Brasil e para todos nós que aqui vivemos e conhecemos aquela cidade.

Por isso ela tem muito motivo de orgulho por estar completando 50 anos. Comemorar esse cinquentão foi motivo de grande satisfação para todos nós.

Ontem eu participei da comemoração do aniversário de Taguatinga, ao lado do Governador José Roberto Arruda, do Administrador da cidade, Deputado Benedito Domingos, e cantamos parabéns, junto com uma infinidade de pessoas daquela cidade, na Praça do Relógio, um dos marcos da cidade. E vi o tanto que aquelas pessoas têm paixão, amor, auto-estima pela sua cidade.

Antes dessa comemoração, nós estivemos lá, numa sessão solene da Câmara Legislativa, que se transferiu para Taguatinga para homenagear os 50 anos daquela cidade, por proposta de iniciativa do Deputado Berinaldo Pontes, que é vinculado ao Deputado Benedito Domingos, do mesmo Partido. Essa sessão foi presidida pelo Deputado Dr. Charles, que é médico naquela região e tem grande influência e liderança naquela localidade, principalmente junto à classe médica e aos que trabalham nas atividades da área de saúde.

Parabenizo, portanto, a iniciativa dos Deputados Berinaldo Pontes e Dr. Charles.

Nós, também, mesmo querendo participar dessa festa de aniversário, deslocamos para lá, desde o último sábado até ontem, o Serviço Social do Comércio (Sesc), instituição que eu presido aqui no Distrito Federal, que esteve lá na Praça do Relógio, com todos os seus equipamentos, oferecendo serviços de saúde - todos gratuitos: odontologia, esporte, lazer -, tentando nos incorporar àquela comemoração.

Essa foi uma grande ação social, que foi idealizada e realizada em parceria com a TV Globo, que fazia as transmissões diretamente da praça do povo, a Praça do Relógio.

Nesses seis dias, só para dar a dimensão desse evento, mais de 60 mil pessoas passaram e foram atendidos pelos equipamentos do Sesc, que colocamos à disposição da população. O Sesc, além das ações populares e sociais, temos em Taguatinga duas grande unidades - Taguatinga Sul e Taguatinga Norte, sem contar a uma unidade específica de educação com mais de 3 mil alunos, o Edusesc. Isso apenas para dar uma demonstração de nosso trabalho em uma cidade, em uma região administrativa do Distrito Federal.

Em Taguatinga Norte, o Sesc tem uma escola, como disse, uma unidade específica, o Edusesc, que é referência na área da educação, educação infantil até o último ano do ensino médio. Lá não fazemos cursos técnicos, porque essa é uma função do Senac, apenas os cursos regulares. Foi construída para atender aos filhos dos comerciários de Taguatinga e de regiões próximas, porque, claro, ali está concentrado um grande número de comerciários do Distrito Federal. Isso proporciona o acesso a equipamentos modernos e profissionais altamente qualificados à população e aos dependentes dos nossos comerciários.

Além da educação, o Sesc oferece atividades nas áreas de saúde, alimentação, cultura, esporte e lazer. Essas duas unidades juntas, o Sesc Taguatinga Sul e o Sesc Taguatinga Norte, atendem diariamente a mais de 10 mil pessoas em suas diversas áreas de atuação. É um exemplo bem-sucedido de responsabilidade social, de que tanto falamos e que tanto pregamos hoje e que já fazemos há mais de 60 anos no País.

O Sesc Taguatinga Norte também foi o local de treinamento para os atletas que, hoje, são reconhecidos nacional e internacionalmente, como as ex-jogadoras de vôlei que já participaram da Seleção Brasileira: Leila e Ricarda Lima; além do campeão de atletismo Joaquim Cruz, que foi, inclusive, detentor de medalha olímpica para o nosso País. São lá de Taguatinga!

Taguatinga e Brasília foram berço de diversas personalidades que, hoje, fazem sucesso internacional. No próximo domingo, Sr. Presidente, Srs. Senadores, um brasileiro criado aqui em Brasília estará na Nasa para lançamento de um satélite que carrega um telescópio de última geração, desenvolvido por ele e por uma equipe de pesquisadores da Europa, Estados Unidos e Japão. Brasileiro, brasiliense! O nome dele é Eduardo do Couto e Silva, um jovem de 41 anos. Hoje, 41 anos, felizmente, podemos ainda dizer que é jovem, pois nossa perspectiva de vida tem crescido de forma muito boa. Formado aqui na UnB em Física, hoje é um físico respeitado no mundo inteiro.

Então, isso apenas para mostrar que a nossa Capital, apesar de jovem, já tem, na área do esporte, na área da educação, essas pessoas que são referências mundiais, no que Taguatinga se inclui.

Na área da educação, Taguatinga é extremamente bem dotada de centros. Existem quatro centros de educação infantil, trinta e cinco escolas classes, sendo dessas quatro escolas classes rurais, quatro centros de ensino médio, treze centros de ensino fundamental, cinco centros educacionais, um centro de ensino especial, um Caic e uma escola técnica - apenas um. Refiro-me à Escola Técnica do Governo, porque, lá, temos também cursos técnicos, ministrados pelo Senac, onde temos também uma unidade.

A cidade é dotada de uma Universidade Católica na área do ensino superior, que tem hoje mais de trinta mil alunos, e está dentro de Taguatinga, e merece, portanto, atenção especial de todos nós, mas é ensino particular, ligado à Igreja Católica.

Eu dizia que lá tem alguns pontos de referência, como é o caso da Praça do Relógio, a Praça do Bicalho, a Praça do DI, o Setor A Norte, mas são mais de sessenta praças que existem naquela cidade. Na área do lazer, Taguatinga também é bem dotada, tem o Estádio Serejão, a Associação Portuguesa, o Teatro Iara Amaral...Sabem de quem é o Teatro Iara Amaral? Do Sesi. O Sesi tem um teatro lá, que oferece esse tipo de lazer àquela população. Há também o Teatro Paulo Autran. Sabem de quem é o Teatro Paulo Autran? Do Sesc, do nosso Sesc. Um teatro com aproximadamente quatrocentos lugares, em Taguatinga.

Portanto, quero dizer que Taguatinga, efetivamente, merece de todos nós de Brasília, deste Senador que vos fala, uma atenção muito especial, porque é uma cidade que tem, como disse no início, uma auto-estima extremamente elevada e que tem no seu povo uma vivência urbana diferente do nosso centro urbano do Distrito Federal. Vive como se fosse, efetivamente, um Município interiorano.

Como disse, o Distrito Federal é indivisível, mas se Taguatinga fosse um Município estaria incluso entre os principais Municípios brasileiro e talvez estivesse entre os cem maiores Municípios, tanto do ponto de vista como do ponto de vista habitacional.

Sr. Presidente, lá na Câmara Legislativa, presenciei a uma homenagem que me chamou atenção, e que quero copiar. A Deputada Eurides Brito, em determinado momento de seu pronunciamento, invocou uma colunista, uma jornalista local, muito conhecida, muito reverenciada naquela cidade, chamada Armildes Corrêa, que fez publicar nos jornais de ontem um poema a Taguatinga, o qual quero ler aqui e pedir que conste dos Anais da Casa, tal qual ela fez lá, ao solicitar que o poema constasse dos Anais da Câmara Legislativa.

Diz o poema:

Taguatinga

Você é assim,

Taguatinga:

Próspera

Consolidada

Hospitaleira

Chic... Poderosa

Maravilhosa e necessária

Você é assim,

Taguayork

Cidade única

Metrópole frenética

Mãe generosa

Geradora de emprego e renda

Calor humano é o seu forte

Seu povo, bairrista, orgulha-se do seu progresso

Sou apaixonada por você

E de joelhos curvo-me a seus pés

Parabéns, Taguatinga Capital!

Associo-me a esta poeta, dizendo que a nossa “Capital” é motivo de orgulho para todos nós que moramos aqui.

Parabéns, Taguatinga!

Parabéns, Brasília!

Quero aproveitar ainda as coisas de Brasília, Sr. Presidente, para dizer de Ketleyn Quadros, uma judoca daqui de Brasília, mais precisamente da Ceilândia, vai participar, neste domingo próximo, de um desafio internacional Brasil e Portugal na área do judô. Ketleyn Quadros faz parte da nossa equipe de judô da Seleção Brasileira, constituída de quatorze atletas - sete masculinos e sete femininos - que vão participar das Olimpíadas de Pequim. Quero, portanto, Ketleyn, desejar a você, à Ceilândia, a nossa Brasília, sucesso absoluto, não apenas no desafio internacional do próximo domingo, mas na sua participação nas Olimpíadas de Pequim.

Sr. Presidente, essas são coisas de uma cidade como Brasília, de apenas 48 anos, e de Taguatinga, com precisamente 50 anos.

Ao povo de Taguatinga, à população de Taguatinga, ao Administrador de Taguatinga, quero dizer que me associo e desejo efetivamente que constem dos Anais do Senado as nossas homenagens aos seus cinqüenta anos.

Parabéns ao Deputado Pontes, ao Deputado “Charlim”, ao Deputado que proporcionou aquela reunião, aquele encontro da Câmara Legislativa na cidade, enfim, a todos os Deputados que se fizeram presentes, ao Governador, que cantou os parabéns junto com a população, com um bolo de mais de cinqüenta metros, oportunidade em que se fazia presente grande parte da população de Taguatinga.

Portanto, ao Deputado Berinaldo Pontes, autor da iniciativa; ao Administrador, Deputado Benedito Domingos, ao Deputado Dr. Charles, as nossas homenagens e os nossos cumprimentos, aliados aos cumprimentos a toda a população de Taguatinga.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

***************************************************************************

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ADELMIR SANTANA, EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art.210, inciso I, §2º, do Regimento Interno.)

*******************************************************************************

Matéria referida:

“Taguatinga, poema de Armildes Corrêa.”

Taguatinga

Você é assim,

Taguatinga:

Próspera

Consolidada

Hospitaleira

Chic... Poderosa

Maravilhosa e necessária

Você é assim,

Taguayork

Cidade única

Metrópole frenética

Mãe generosa

Geradora de emprego e renda

Calor humano é o seu forte

Seu povo, bairrista, orgulha-se do seu progresso

Sou apaixonada por você

E de joelhos curvo-me a seus pés

Parabéns, Taguatinga Capital!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/06/2008 - Página 18864